Selecione a página

Benefícios do quiabo. Ele é bom para diabetes?

Benefícios do quiabo. Ele é bom para diabetes?

Quiabo com frango, com pequi, com costelinha ou abóbora, sempre tem uma receita preferida para consumir o quiabo. E além de ser uma refeição deliciosa existem muitos benefícios do quiabo para seu corpo.

Uma fala que me chama muita atenção sempre que falo sobre benefício de algum alimento é: “eu adoro, como todo dia!”. 

Não ter o bom senso na alimentação é uma das grandes questões que precisam ser superadas. Existem benefícios do quiabo desde que consumido corretamente. Leia com atenção para compreender qual a melhor maneira de usar o quiabo.

Antes de seguir com o conteúdo, quero te fazer um convite para participar do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias de saúde e fica por dentro das lives que eu faço diariamente. 

Vamos lá!

Por que o quiabo tem tantos benefícios?

Benefícios do quiabo para diabetes existem, mas é preciso cautela.

Benefícios do quiabo para diabetes existem, mas é preciso cautela.

A maior parte dos benefícios do quiabo se dá pela quantidade de fibras dietéticas. Para se ter ideia, oito vagens de tamanho médio contém 3 gramas de fibra.

Essa quantidade e qualidade de fibra beneficia no emagrecimento e controle do diabetes. Vale lembrar que o quiabo não cura diabetes, a seguir volto a falar sobre o tema.

Esses dois benefícios do quiabo também são resultado do fato de o quiabo ter baixo colesterol.

Outros benefícios do quiabo estão relacionados a quantidade de folato que é importante principalmente para gestantes e tentantes, pois ajuda na formação do feto.

Benefícios do quiabo para diabetes

Uma das associais mais conhecidas do quiabo é que ele melhora e cura a diabetes. E realmente, o quiabo tem uma ação benéfica porque possui baixo carboidrato e muitas fibras (1).

O diabetes e a resistência insulina ocorrem devido ao excesso de glicose no sangue. E o macronutriente responsável por elevar a glicose é o carboidrato. Sendo assim, todo alimento que contém baixa concentração de carboidrato beneficia o paciente diabético.

Além disso, o carboidrato tem muita fibra. As fibras são importantes para sua digestão, são volume às fezes, mas principalmente te ajudam a se sentir saciado por mais tempo.

Por ser realmente mais fibroso, esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos, por isso geram essa saciedade. 

Então, inserir quiabo na sua alimentação ajuda no controle da glicose. Desde que você evite outras fontes de carboidratos. Além disso, é preciso fazer atividades físicas e usar a medicação indicada por seu médico.

E a água de quiabo?

Atualmente muitos diabéticos e resistentes à insulina são adeptos da água de quiabo. E sim, ela tem benefícios na redução da glicose no sangue. Isso porque ao colocar o quiabo na água, ele solta ali suas fibras.

Ao tomar essa água, geralmente antes das principais refeições, por ser rica em fibras ela ocupa um lugar interessante evitando que você coma mais. Além disso, interfere na glicemia a fibra lentifica a absorção do carboidrato.

Mas, entenda uma coisa, isso é algo complementar. Nada vai adiantar tomar água de quiabo se continuar comendo bolo, biscoito, pão e refrigerante, por exemplo. Além disso, nada adianta se você fritar o quiabo, ou comer um prato de quiabo com arroz, feijão, angu e batatas.

Os benefícios do quiabo para diabetes são um complemento. Ou seja, uma alternativa para se alimentar bem e receber os nutrientes para seu corpo sem elevar a glicemia.

Se você tem diabetes, hipertensão, obesidade ou qualquer problema de saúde eu te aconselho a fazer parte do Saúde do Santo Dia. Eu desenvolvi esse programa para ajudar pessoas que desejam ter uma vida saudável verdadeiramente.

Para fazer isso é preciso ter um direcionamento, um mentor. Conheça o programa, tenho certeza que será uma grande transformação para você.

Outros benefícios

Quiabo não é bom apenas para diabetes.

Ele contém antioxidantes 

As vitaminas são responsáveis pelos benefícios do quiabo.

As vitaminas são responsáveis pelos benefícios do quiabo.

Os antioxidantes são compostos nos alimentos que evitam os danos de moléculas nocivas chamadas radicais livres. Os principais antioxidantes do quiabo são os polifenóis, incluindo flavonóides e isoquercetina, bem como as vitaminas A e C (2).

Ingerir esses polifenóis através da alimentação melhora a saúde do coração e reduz o risco de coágulos no sangue e estresse oxidativo. 

Além de beneficiar o coração, os profanos aumentam a capacidade do cérebro de se proteger contra inflamação. Ou seja, são mecanismos de defesa que protegem o seu cérebro dos sintomas do envelhecimento e melhoram a cognição, o aprendizado e a memória (3).

Quiabo é rico em Folato – A vitamina B9

O folato é um nutriente importante para mulheres grávidas. Ajuda a diminuir o risco de defeito do tubo neural, que afeta o cérebro e a coluna de um feto em desenvolvimento (4)

Recomenda-se que todas as mulheres em idade fértil consumam 400 mcg de folato todos os dias.

Osteoporose

Além desses benefícios do quiabo já citados, ele ainda é rico em vitamina K desempenha um papel fundamental na formação óssea e na coagulação do sangue.

Por isso, consumir alimentos que são boas fontes de vitamina K como o quiabo, por exemplo, pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir fraturas (5).

Além do quiabo, acelga, rúcula e espinafre são excelentes fontes de vitamina K e cálcio.

Saúde gastrointestinal

A fibra dietética presente no quiabo ajuda a prevenir a constipação e a manter um sistema digestivo saudável.

Além disso, quanto mais fibra uma pessoa come, menos chance ela tem de desenvolver câncer colorretal.

Sem falar que as fibras na dieta também ajudam a reduzir o apetite e contribuem para a perda de peso.

Pois, a ação anti-inflamatória e antimicrobiana pode ajudar a proteger contra problemas gastrointestinais (6).

Em resumo

O quiabo tem muito pouco carboidrato e tem muita fibra. Essa fibra ajuda a aumentar a saciedade, a retardar o índice glicêmico. Além disso, diminui a velocidade de absorção do carboidrato não só do quiabo, mas dos outros alimentos com os quais você consome o quiabo.

Além disso, o quiabo é rico em vitamina C, por isso ele também pode ser bem interessante para aumentar a eficácia do seu sistema imunológico. Se você tem ficado resfriado com mais frequência, está com a imunidade mais baixinha, consumir o quiabo pode te ajudar.

Por fim, outros benefícios do quiabo estão relacionados à saúde ocular. Graças a ação dos carotenóides betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Eles são úteis para pessoas com glaucoma, problema de degeneração macular e catarata, por exemplo.

Antes de ir, assista a este vídeo com 14 dicas do que fazer para diminuir a diabetes.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!