close
Dr Juliano Pimentel

A biomassa de banana verde não possui sabor característico de banana, e pode ser adicionada em muitos alimentos. Não contém glúten e é uma boa opção para quem quer se alimentar de forma mais saudável; ou sofre com a doença celíaca e precisa fazer substituições alimentares.

Prática e versátil, ela pode beneficiar a sua saúde de diversas formas.

Saiba agora os benefícios de incluir a biomassa na sua alimentação, como ela pode ajudar no emagrecimento e como prepara-la.

Não deixe de ler e compartilhar.

Biomassa De Banana Verde Emagrece?

5f7f7e0d7c72f9779a8beb6fb3978b22
Biomassa de Banana Verde promove aumenta a saciedade. Imagem: (Divulgação)

O amido resistente presente na biomassa funciona como uma fibra solúvel; promove a saciedade e ajuda a controlar o apetite.

Com o apetite controlado você come menos, e isso ajuda a perder peso.

Acrescentar a biomassa de banana verde pode sim ajudar a emagrecer. Desde que ela faça parte de uma alimentação saudável, sem alimentos industrializados e açucarados; aliando à uma vida ativa e com bons hábitos.

Se você se alimenta de forma mais saudável, a biomassa pode trazer ainda mais benefícios para o seu organismo. Ela reduz a absorção de gorduras e de açúcar provenientes da alimentação, o que também colabora com o controle do peso.

Outro ponto: no preparo de receitas, ela substitui o creme de leite, a maionese, o óleo e o leite condensado; ela ajuda a encorpar os ingredientes.

As receitas ficam mais saudáveis e menos calóricas, sem interferir no sabor (1).

Mas comer a biomassa não garantirá a perda de peso, somente auxiliará o processo.

Logo, não adianta comer a biomassa todos os dias se você não cuidar da alimentação de uma maneira geral, e se não praticar atividades físicas.

Benefícios

Ela é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para a saúde intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, e evitar o acúmulo de gordura abdominal (gordura visceral).

A fibra solúvel presente nesse alimento não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do seu intestino e contribui para o desenvolvimento da flora intestinal.

Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui (2).

A biomassa de banana verde também possui vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele.

Você encontra também as vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3; que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos; além de potássio, manganês e fósforo.

1-Previne O Diabetes Tipo 2

Ela ainda é excelente para prevenir o diabetes tipo 2.

As fibras solúveis ajudam a evitar os picos de glicose no sangue; fazendo com que ela seja liberada aos poucos, e como consequência leva à picos de insulina.

Isso faz com que alguns órgãos passem a se tornar tolerantes a ela; com isso, é necessário aumentar a quantidade de insulina para cumprir a mesma função; gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.

2-Melhora A Flora Intestinal

O amido presente na biomassa cuida da saúde da flora intestinal e ajuda na digestão dos alimentos; e controlam o crescimento de micro-organismos causadores de doenças na região (3).

Também contribui para a formação do bolo fecal, e a evacuação das fezes e melhorando o trânsito intestinal.

3-Imunidade

Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.

Além disso, quando a microbiota intestinal está funcionando corretamente, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

4-Controla Os Níveis De Colesterol

O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos é adquirido por meio dos alimentos consumidos.

Como Fazer Biomassa De Banana Verde

biomassa2-1080x813
Biomassa de Banana Verde: Como Preparar. Imagem: (Divulgação)

A biomassa de banana verde pode ser feita em casa. Você só vai precisar de bananas nanicas verdes para isso (use a quantidade de bananas que desejar).

MODO DE PREPARO:

Lave bem as bananas e coloque-as ainda com casca em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas.

Leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por cerca de 10 minutos. Espere a panela perder a pressão e mantenha a panela fechada por mais 20 minutos.

Retire as cascas e bata a polpa ainda quente da banana no liquidificador, guardando a massa em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador.

Como Consumir

A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência às receitas.

Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante, sem interferir no sabor do prato e deixando as receitas mais saudáveis. Ela também pode ser adicionada em sucos (4).

Contraindicações

Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde. Somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.

Mas, como acontece com qualquer alimento, é melhorar não exagerar no seu consumo.

O consumo exagerado da biomassa de banana verde pode causar gases, flatulências, soltar seu intestino e diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio.

O mais recomendado é não mais que duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia (5).

Ao ser preparada em casa, ela pode ser armazenada na geladeira por até sete dias. Quem deseja guardar por mais tempo, pode deixá-la no congelador durante no máximo dois meses, não mais que isso.

Por ser tão rica em nutrientes e benefícios para a saúde, a biomassa tem sido muito utilizada por quem quer emagrecer ou ter uma dieta mais saudável.

Só não se esqueça que ela sozinha não vai resolver seus problemas.

Não existem fórmulas milagrosas para perder peso e viver melhor. Comece fazendo escolhas melhores na hora de comer (escolha comida de verdade) e acrescente a biomassa no seu dia a dia para potencializar os benefícios.

E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açucaradosacúmulo de gordura abdominalalimentaçãoatividade físicabanana verde cozidabananas nanicasbiomassa de banana verdecâncer de intestinocontraindicaçõescontrolar o apetitecreme de leitedestaquediabetes tipo 2doença celíacadr. juliano pimentelemagrecerfibragordura visceralleite condensadomaionesemanganêsmelhorar a imunidadenão contém glútenperder pesoreduz a absorção de gordurassaúdesaúde da flora intestinalvitamina a

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

4 Comentários

Enviar Resposta