close
Artigos

Receita de Bolo de Banana Funcional

A receita de hoje é um saboroso bolo de banana funcional. É uma receita simples, rápida e cheia de bons ingredientes.

Esta é uma receita funcional, muito saudável, porém contém carboidratos. Além disso, não é ideal para diabéticos.

Para as pessoas em processo de emagrecimento dentro da estratégia Low Carb e Cetogênica também não é indicado, porém não impede de provar caso queira fazer.

Ingredientes do  Bolo de banana funcional

1 receita da calda de tâmaras

Canela a gosto 

Bananas cortadas em rodelas o suficiente para forrar a assadeira (usei uma da 20cm)

Ingredientes Massa

3 ovos

1 e ½ xícara de banana madura amassada

3 colheres de sopa de Óleo de coco derretido

1/3 de xícara de pasta de amendoim ou amêndoas 

1 colher de chá de extrato de baunilha 

1/3 de xícara de farinha de coco branca fina 

½ colher de chá de canela em pó

¾ de colher de chá de bicarbonato de sódio

¾ de colher de chá de fermento em pó

1 pitadinha de sal rosa 

Modo de Preparo

Misture a calda de tâmaras com canela a gosto, logo após, em uma assadeira untada coloque a calda e preencha todo o fundo, por cima distribua as rodelas de banana até forrar completamente o fundo da assadeira e reserve.

Bata os ovos com um fouet, acrescente as bananas amassadas, bem como, o óleo de coco, a pasta de amêndoas, e o extrato de baunilha e misture bem.

Em seguida, em outra vasilha misture bem todos os ingredientes secos e junte com a mistura de ovos e bananas até ficar homogêneo.

Por fim, coloque na assadeira a massa por cima das rodelas de banana e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos aproximadamente. Quando esfriar, desenforme e decore com canela. Só servir e se deliciar!

Essa receita de bolo de banana funcional é da Carol, minha esposa. Se você gosta de experimentar boas receitas, siga ela no instagram.

Benefícios das bananas

Ingrediente indispensável no bolo de banana, as bananas são ricas em pectina. Ou seja, um tipo de fibra que dá à polpa sua forma estrutural esponjosa.

Alem disso, as bananas verdes contêm amido resistente, que age como fibra solúvel e escapa à digestão.

Tanto a pectina, quanto o amido resistente podem moderar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Sendo assim, eles podem reduzir o apetite retardando o esvaziamento do estômago(1, 2, 3).

Além disso, as bananas também têm uma classificação baixa a média no índice glicêmico (IG). O índice glicêmico é uma medida – de 0 a 100 – da rapidez com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue.

O valor de IG das bananas verdes é de cerca de 30, enquanto as bananas maduras estão em torno de 60. Ou seja, o valor médio de todas as bananas é de 51 (4).

Isto significa que as bananas não devem causar grandes picos nos níveis de açúcar no sangue em indivíduos saudáveis, por exemplo.

No entanto, isso pode não se aplicar a pessoas com diabetes tipo 2. Afinal, diabéticos, provavelmente devem evitar comer muitas bananas bem amadurecidas. Além do mais, é preciso monitorar cuidadosamente o açúcar no sangue se o fizerem.

Além do mais as bananas podem te ajudar a perder peso

Nenhum estudo testou diretamente os efeitos das bananas na perda de peso. No entanto, bananas têm vários atributos que devem torná-los um alimento amigável para perda de peso .

Para começar, as bananas têm relativamente poucas calorias. Uma banana média tem pouco mais de 100 calorias – mas também é muito nutritiva e farta.

Comer mais fibras de vegetais e frutas como bananas tem sido repetidamente ligado a menor peso e perda de peso (5, 6, 7).

Além disso, bananas verdes são embaladas com amido resistente, então elas tendem a ser muito recheadas e podem reduzir seu apetite (8, 9).

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente o controle da pressão arterial.

Apesar de sua importância, poucas pessoas recebem potássio suficiente em sua dieta (10).

As bananas são uma ótima fonte alimentar de potássio. Uma banana de tamanho médio (118 gramas) contém 9% do RDI.

Uma dieta rica em potássio pode ajudar a baixar a pressão arterial. E as pessoas que consomem potássio têm um risco até 27% menor de doenças cardíacas (11, 12, 13, 14).

Além disso, as bananas contêm uma quantidade razoável de magnésio, que também é importante para a saúde do coração (15, 16).

Benefícios da canela

Outro ingrediente muito presente na receita do bolo de banana é a canela. A Canela é carregada com antioxidantes

Antioxidantes protegem seu corpo dos danos oxidativos causados ​​pelos radicais livres.

benefícios da canela para o bolo de banana
benefícios da canela para o bolo de banana. Imagem: (Divulgação)

A canela é carregada com poderosos antioxidantes, como os polifenóis (17, 18, 19).

Em um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 temperos, a canela acabou sendo o vencedor, superando “superalimentos” como alho e orégano (20).

Na verdade, é tão poderoso que a canela pode ser usada como conservante natural de alimentos (21).

Canela tem propriedades anti-inflamatórias

A inflamação é incrivelmente importante, afinal, ajuda o organismo a combater infecções e a reparar danos nos tecidos.

No entanto, a inflamação pode se tornar um problema quando é crônica e dirigida contra os próprios tecidos do corpo.

Estudos mostram que esta especiaria e seus antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias potentes (22, 23).

Além do mais, a canela pode reduzir o risco de doença cardíaca.

Isso porque, a canela tem sido associada a um risco reduzido de doença cardíaca. Alias, essa é a causa mais comum de morte prematura no mundo.

Em pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo, foi demonstrado que 1 grama ou cerca de meia colher de chá de canela por dia tem efeitos benéficos sobre os marcadores sanguíneos.

Além do mais, reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL “ruim” e triglicérides, enquanto o colesterol HDL “bom” permanece estável (23).

Mais recentemente, um grande estudo de revisão concluiu que uma dose de canela de apenas 120 mg por dia pode ter esses efeitos. Neste estudo, a canela também aumentou os “bons” níveis de colesterol HDL (24).

Em estudos com animais, a canela demonstrou reduzir a pressão arterial (25).

Sendo assim, quando combinados, todos esses fatores podem reduzir drasticamente o risco de doença cardíaca.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãobananaBananasbiomassa de bananabolo de bananacâncercanelacanela em pódiabetes tipo 2dr. juliano pimentelemagreceremagrecimentoreceita bolo de bananareceita funcionalsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta