Selecione a página

Cansaço nas pernas: O que pode ser?

Cansaço nas pernas: O que pode ser?

O cansaço nas pernas pode ser causado por varizes ou pode ser um indicativo de problema cardíaco ou renal.

Gosto sempre de frisar que as dores são sintomas de algo maior. E o mesmo vale para o cansaço e dores nas pernas.

Geralmente esse cansaço está relacionado à circulação do sangue nas pernas. Por isso, é muito importante investigar o motivo dele. Não basta apenas descansar as pernas, é preciso encontrar a motivação da canseira.

Listei os principais motivadores do cansaço nas pernas. Leia e comente com qual você se identifica.

1 – Varizes causam cansaço nas pernas

Varizes podem causar dor, assim como cansaço nas pernas.

Isso porque, as varizes são causadas pelo aumento da pressão arterial nas veias.

O sangue rico em oxigênio é transportado pelo corpo através das artérias. Enquanto, as veias fazem o trabalho inverso, devolvem o sangue pobre em oxigênio ao coração.

Na volta do sangue para o coração o corpo trabalha contra a gravidade, por isso, existe uma válvula que ajuda as veias a fazerem seu trabalho. 

Mas, quando essas válvulas ficam enfraquecidas ou danificadas, o sangue fica acumulado nas veias. Ou seja, as veias esticam com o aumento da pressão, causando varizes.

Por isso, se você tiver varizes, suas pernas podem ficar pesadas, cansadas, inquietas ou doloridas. 

Além disso, permanecer muito tempo de pé ou sentado pode piorar os sintomas. Você também pode sentir dores noturnas nas pernas.

As varizes são mais comuns em mulheres, principalmente por causa do uso de anticoncepcional, afinal esse medicamento engrossa o sangue. 

Diabéticos também tendem a ter mais varizes pelo mesmo motivo: espessura do sangue. 

Você pode notar pequenos aglomerados de veias em um padrão sinuoso em sua perna, ou nós de veias macios e ligeiramente sensíveis. Às vezes, a pele das pernas pode mudar de cor, ficar irritada ou até mesmo formar feridas.

Se você tem varizes graves, aumenta ligeiramente as chances de desenvolver trombose venosa profunda (TVP). A TVP pode causar inchaço súbito e grave nas pernas. 

Medidas de autocuidado como exercícios, elevação e meias de compressão, podem ajudar a aliviar esses sintomas. Consulte seu médico se seus sintomas não melhorarem.

2 – Retenção de líquido

Quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo é produzido um líquido chamado linfa.

O sistema linfático é uma rede de tubos presente em todo o corpo. Ele drena esse fluido dos tecidos e o esvazia de volta na corrente sanguínea.

A retenção de líquidos, ou edema, acontece, justamente, quando o líquido linfa não é removido dos tecidos.

Duas grandes categorias de retenção de líquidos incluem edema generalizado, quando ocorre inchaço em todo o corpo, e edema localizado, quando partes específicas do corpo são afetadas. 

O cansaço nas pernas se dá pela concentração desse líquido nas pernas. E um dos causadores desse acúmulo são o clima quente, a alta ingestão de sal e os hormônios associados ao ciclo menstrual. 

3 – Problemas cardíacos causam cansaço nas pernas

Gravidez, problemas cardíacos e renal podem causar cansaço nas pernas.

O seu coração é a bomba do seu organismo. Afinal, ele é o responsável por enviar o sangue para todo seu corpo. A ação de bombeamento do coração ajuda a manter a pressão normal dentro dos vasos sanguíneos.

Porém, quando o coração não consegue bombear com eficácia, o corpo compensa de outras maneiras. 

Algumas delas são a retenção de líquido e aumento do volume de sangue, afinal, a pressão arterial muda. Isso resulta em congestão das veias, assim como, aumento do fígado e acúmulo de líquido nas cavidades do corpo como a cavidade abdominal (ascite) e nos tecidos subcutâneos, causando inchaço (edema) das pernas.

O cansaço nas pernas pode ser um indicativo de que seu coração não está funcionando como deveria. 

4 – Problema renal

A função dos rins é filtrar o sangue e ajuda a manter os níveis de fluidos no corpo.

Resíduos, fluidos e outras substâncias passam para os túbulos minúsculos nos rins, que agem como um filtro. Enquanto, a corrente sanguínea reabsorve tudo o que o corpo pode reutilizar e remove os resíduos da urina.

Se os rins não funcionarem corretamente, eles não podem remover resíduos, incluindo fluidos e sódio (1). O fluido, portanto, ficará no corpo.

Como resultado os membros inferiores, mãos e rosto podem ficar inchados. Quanto maior a permanência do inchaço, maior a sensação de cansaço nas pernas. 

5 – Problemas de tireoide causam cansaço nas pernas

O último motivo de cansaço nas pernas abordado neste material é em relação à tireoide.

A glândula tireoide libera hormônios que desempenham um papel no controle dos níveis de fluidos. 

Porém, quando há deficiência de tiroxina (T4), observada no hipotireoidismo, o metabolismo oxidativo fica anormal. O que acaba causando lesão muscular e função muscular prejudicada (2).

Sendo assim, pessoas com uma condição que afeta a glândula tireoide podem, portanto, apresentar retenção de líquidos e a sensação de cansaço nas pernas.

O tratamento com o medicamento de reposição do hormônio tireoidiano geralmente pode melhorar os sintomas musculares, como cãibras e rigidez, por exemplo. A fraqueza muscular, porém, geralmente leva vários meses para desaparecer.

Outros motivos de cansaço nas pernas

O cansaço nas pernas pode ainda ser motivado pelo sedentarismo, anemia, bem como, deficiência de vitamina B e posição das pernas.

Ou seja, pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou muito tempo em pé tendem a ter maior retenção de líquidos, varizes e consequentemente, maior sensação de cansaço nas pernas. 

Se você sente muito cansaço na parte inferior do corpo, procure um médico para te ajudar a encontrar o motivador. 

Agora, se você quer um alívio mais rápido, assista a este vídeo sobre o que pode ser feito para aliviar o cansaço e as dores nas pernas!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!