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Cereal Matinal: Saudável ou Prejudicial?

O cereal matinal é uma opção de comida fácil e conveniente, você não precisa dedicar muito do seu tempo para o preparo da refeição. Comercializado como uma alternativa saudável de café da manhã, com supostamente ingredientes saudáveis e nutritivos.

Mas esses cereais são tão saudáveis ​​quanto eles dizem ser? Quais são os efeitos do cereal matinal na sua saúde?

Não deixe de ler e compartilhar!

Cereal Matinal

Cereais matinais são feitos a partir de grãos processados. E na maioria das vezes são consumidos com leite, iogurte, frutas ou nozes.

Cereais matinais são muitas vezes enriquecidos com vitaminas e minerais. Isso significa que os nutrientes são adicionados para torná-lo mais nutritivos (1).

Eles normalmente são produzidos em 5 etapas

Processamento – Os grãos geralmente são processados ​​em farinha fina e cozidos.

Mistura – A farinha é então misturada com ingredientes como açúcar, chocolate e água (2).

Da Extrusão – Muitos cereais matinais são produzidos por extrusão. Este é um processo de alta temperatura que usa uma máquina para moldar o cereal.

Da Secagem – Em seguida, o cereal é seco.

Do Formato – Finalmente, ele é moldado em formas, como bolas, estrelas, loops ou retângulos.

Cereais também podem ser tufados, em flocos ou triturados. Ele também pode ser coberto com chocolate ou cobertura antes de ser seco.

O açúcar do cereal mantinal

A maioria dos cereais é carregada com açúcar e carboidratos refinados. E sabemos que o açúcar é um dos piores ingredientes que podem ser adicionados em nossa dieta (3).

O que está sendo percebido é que a maioria das pessoas têm consumido açúcar, proveniente de alimentos processados.

Eles fazem parte de alimentos processados ​​mais consumidos, e ricos em açúcares adicionados.

De fato, a maioria deles tem açúcar listado como o segundo ou terceiro ingrediente.

Começar o dia com um cereal matinal com alto teor de açúcar aumentará seus níveis de açúcar no sangue e insulina (6).

Poucas horas depois, o açúcar no sangue pode colapsar, e seu corpo anseia por outra refeição rica em carboidratos ou lanche, criando assim um ciclo vicioso de comer em excesso (7).

O consumo excessivo de açúcar também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e câncer (8).

Cereal é saudável?

Os cereais são comercializados como saudáveis.

Estes cereais têm todos os tipos de alegações de saúde impressos na frente da caixa. Isso inclui informações como baixo teor de gordura e grãos integrais.

Mas quando você olha para a lista de ingredientes, os primeiros são geralmente refinados grãos e açúcar.

Estes são alimentos altamente processados ​​que são carregados com açúcares adicionados. Pequenas quantidades de grãos integrais não negam os efeitos nocivos dos outros ingredientes.

O cereal matinal é a quarta maior fonte de adição de açúcar nos alimentos, atrás apenas de refrigerantes, sobremesas e doces.

No entanto, um grande problema é que as pessoas realmente acreditam nessas afirmações.

Estudos mostraram que essas alegações de saúde, são uma maneira eficaz de induzir as pessoas a acreditar que os produtos são mais saudáveis ​​(11).

Tenha em mente que os alimentos verdadeiramente saudáveis ​​nem precisam de alegações de saúde.

Eles são ricos em açúcar, excesso de carboidratos, fazem parte dos alimentos processados e podem conter glúten.

Por isso, eu sugiro que ao invés de consumir esse tipo de alimento, substitua por opções saudáveis de verdade e que alimentam sem prejudicar a saúde.

Alimentação Saudável

Antes de consumir um alimento, observe essas dicas: 

A proteína altera os níveis de vários hormônios, como o hormônio da fome, a grelina, é um hormônio da saciedade, chamado peptídeo YY (15).

Uma colher de sopa de nozes, ovos, sementes e iogurte de kefir são boas escolhas para proteína extra (19).

Ovos inteiros são uma excelente escolha de café da manhã. Eles são ricos em proteínas e gorduras saudáveis, bem como carregados com nutrientes (20).

Eles mantêm você cheio por um longo tempo, e também pode ser uma boa escolha para pessoas que querem perder peso.

Um estudo com adolescentes descobriu que um café da manhã rico em proteínas de ovos e carne bovina magra aumenta a saciedade. Também reduziu os desejos e lanches tarde da noite (21).

Outros estudos descobriram que a substituição de um café da manhã, à base de grãos por ovos pode ajudá-lo a se sentir mais cheio nas próximas 36 horas e perder até 65% a mais de peso (22).

Percebemos que os cereais são altamente processados, e não é a melhor alternativa para quem busca uma alimentação mais saudável.

Eles contêm cargas de açúcar adicionado e carboidratos refinados. Eles também são frequentemente comercializados com rótulos altamente enganosos.

Escolha alimentos naturais e saudáveis para você a sua família.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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