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Cetogênica ou Vegana – Qual a melhor dieta para perder peso?

Dieta cetogênica ou vegana, qual a melhor?

Antes de escolher a dieta, é preciso ter em mente que, além do emagrecimento, o principal objetivo de uma dieta é a segurança.

Não é aceitável fazer dietas restritivas pensando apenas em eliminar os quilos extras. Sua saúde deve ser o ponto principal da definição de um dieta.

Neste artigo, vamos entender mais sobre duas dietas para então definir qual a melhor para cada momento, a dieta cetogênica ou vegana?

Dieta cetogênica ou vegana, qual a melhor?

A cada ano, profissionais de saúde e pesquisadores procuram estratégias confiáveis ​​e cientificamente apoiadas para perda de peso bem-sucedida.

Ao mesmo tempo, dietas extremas e planos de emagrecimento aumentam a popularidade.

Cetogênica ou vegana, qual a melhor?
Cetogênica ou vegana, qual a melhor? Imagem: (Divulgação)

Por isso, vamos avaliar estratégias alimentares seguras e que apesar de bem diferentes, as duas podem cumprir a promessa de eliminar os quilos extras.

Cetogênica ou Vegana?

A dieta cetogênica (ceto) é uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos. Ou seja, ela enfatiza fontes ricas de gordura, como produtos lácteos e abacate, com porções moderadas de proteína e muito poucos carboidratos.

Sendo assim, alimentos como alguns vegetais, frutas e grãos são deixados de fora. Além disso, o açúcar também não é bem vindo.

Por outro lado, a dieta vegana é um plano alimentar baseado em plantas. Ou seja, elimina todos os alimentos que vêm de fontes animais, mas é rico em vegetais, frutas e grãos integrais.

Pesquisas mostram que ambos os planos podem levar à perda de peso. No entanto, o que determina o sucesso das dietas é a sustentar o plano alimentar por um período de tempo suficiente e a longo prazo.

Como funciona a dieta cetogênica?

O corpo humano armazena carboidratos como glicogênio, aliás, essa é a fonte preferida de energia do corpo. Sendo assim, você tem um abastecimento constante dessas reservas de energia.

Seu corpo vai queimar através de carboidratos que você come e, em seguida, transformar o glicogênio em energia.

Se você eliminar os carboidratos da sua dieta, no entanto, seu corpo rapidamente consumirá essas reservas de glicogênio.

Quando o glicogênio é perdido, seu corpo também perde o excesso de glicogênio na água. Imediatamente, você perderá vários quilos sem esse peso de água.

Em poucos dias, seu corpo entrará em um estado metabólico chamado cetose.

Na cetose, seu corpo está usando reservas de gordura como energia, pois não tem carboidratos ou glicogênio.

Além da escassez de glicogênio, a alta quantidade de gordura consumida nesta dieta também ajuda a minimizar a vontade constante de comer.

Sendo assim, você pode se sentir mais cheio por mais tempo, o que reduz o quanto você come em um dia. Algumas pessoas, inclusive, recorrem ao jejum intermitente para sustentar a perda de peso quando fazem essa alimentação.

Como funciona a dieta vegana?

Para os veganos, o plano alimentar é baseado em vegetais, frequentemente pobre em gordura, proteína e calorias em geral para que as pessoas sintam que podem comer o dia todo e ainda perder peso.

De fato, pesquisas mostram que pessoas que praticam alimentação vegana, são mais propensas a ter um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que o não veganos.

Eles também são suscetíveis de terem índices de colesterol mais baixo (1, 2).

Por natureza dos alimentos que os veganos comem, eles também costumam ter vitaminas, minerais e outros nutrientes que os onívoros.

Por fim, os veganos também têm um consumo calórico médio menor do que os não veganos (3).

Um olhar sobre a ciência das dietas keto e vegana

Em um estudo, os veganos perderam do que as pessoas que não seguiram uma dieta baseada em vegetais ao longo de um ano.

O estudo não exigiu que os participantes reduzissem sua ingestão de calorias ou realizassem exercícios regulares (4).

Quanto a dieta cetogênica, estudos mostram que é benéfica na perda de peso. Além do mais, também mostra resultados promissores na redução de condições relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2 (5).

Por outro lado, estudos descobriram que a maioria dos indivíduos com uma dieta pobre em carboidratos não estava mais em cetose após seis meses (6).

Além disso, a pesquisa descobriu que a maioria dos animais alimentados com cetogênica tiveram perda de peso nas primeiras semanas da dieta, mas durante o estudo de 22 semanas, a perda de peso não foi mantida (7).

Qual a melhor dieta para perder peso?

De acordo com os estudos os dois planos alimentares permitem a perda de peso. Principalmente porque, apesar da ingestão de alimentos saudáveis e naturais, são dietas rígidas.

A dificuldade de manter a restrição, inclusive, é o que faz com que muitas pessoas desistam de seguir a dieta. Mesmo quando, há um sucesso inicial.

Duas dietas populares, cetogênica ou vegana estão em polos opostos em termos de estratégia alimentar, mas também são populares por sua promessa de tirar os quilos.

Os especialistas dirão que você pode esperar ver os resultados em qualquer uma das dietas, mas elas podem não durar. A menos que você possa sustentar esse novo estilo de vida a longo prazo.

Muitas pessoas na dieta ceto perdem peso a curto prazo, mas também podem perder massa muscular média. Além do mais, a perda de peso não é constante.

Para a dieta vegana, no entanto, a eliminação dos quilos acontecem, porém é necessário um período maior de dieta, para perceber a diferença.

De fato, as duas dietas são muito restritivas. O que pode ser feito é uma combinação delas de acordo com a necessidade. Além do mais, é preciso manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Seguindo a dieta cetogênica ou vegana beba chá.
Seguindo a dieta cetogênica ou vegana beba chá.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimental

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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