close
cup-3526092_1920

No artigo de hoje vou falar sobre os benefícios do da chá de camomila.

Essa erva é muito conhecida por suas funções calmantes e relaxantes. Porém, hoje vamos explorar outras características desta erva.

1 – Qualidade do sono

Por ser uma alternativa livre de cafeína, a camomila é usada como opção de chá para ser consumido ao final do dia e antes de dormir.

Mas, não é só isso. Pois, a camomila tem algumas propriedades únicas que podem beneficiar a qualidade do seu sono.

Chá de Camomila
Chá de Camomila. Imagem: (Divulgação)

Ela contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores em seu cérebro que podem promover a sonolência e reduzir a insônia. Além do mais, pode beneficiar a incapacidade crônica de dormir (1, 2).

Em um estudo, puérperas que tomaram chá de camomila por duas semanas relataram melhor qualidade do sono em comparação com um grupo que não bebia chá de camomila. Elas também tinham menos sintomas de depressão, o que geralmente está associado a problemas de sono (3).

Além desse, outro estudo, descobriu que pessoas que consumiram 270 mg de extrato de camomila duas vezes ao dia por 28 dias tiveram 1/3 menos de despertar noturno. Além disso, adormeceram 15 minutos mais rápido do que aquelas que não consumiram o extrato (4).

Ou seja, beber chá de camomila antes de dormir certamente vai te ajudar a ter uma boa noite de sono.

2. Chá de camomila pode promover a saúde digestiva

Mas não é só para a boa qualidade de sono que a camomila serve.

Existem evidências limitadas, que sugerem a camomila como eficaz para promover uma melhor digestão. Reduzindo ainda, o risco de certas condições gastrointestinais.

A digestão adequada é extremamente importante para sua saúde geral.

Alguns estudos descobriram que o extrato de camomila tem o potencial de proteger contra a diarreia em camundongos. Isto é atribuído de suas propriedades anti-inflamatórias (5, 6).

Outro estudo descobriu que a camomila é útil na prevenção de úlceras estomacais. Já que, pode reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento da úlcera (7).

3. Pode beneficiar o controle do açúcar no sangue

Beber chá de camomila pode ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue, por exemplo.

Suas propriedades anti-inflamatórias podem prevenir danos às células do pâncreas, o que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue são cronicamente elevados (1).

A saúde do pâncreas é extremamente importante, pois produz insulina. É esse o hormônio responsável pela remoção do açúcar do sangue (1).

Em um estudo com 64 pessoas diabéticas, aquelas que consumiram chá de camomila diariamente com as refeições por oito semanas tiveram níveis médios de açúcar no sangue significativamente menores do que aquelas que consumiram água (12).

Além disso, vários estudos sugerem que o chá de camomila pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em uma quantidade considerável. Por fim, também pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar no sangue depois de comer (13, 14, 15).

4. Pode melhorar a saúde do coração

Esse chá é abundante em flavonas, uma classe de antioxidantes.

As flavonas foram estudadas quanto ao seu potencial para baixar os níveis de pressão arterial, bem como, colesterol. Ou seja, dois marcadores importantes do seu risco de doença cardíaca (17, 18).

No mesmo estudo sobre o açúcar no sangue, com os 64 pacientes diabéticos descobriu que aqueles que tomavam chá de camomila com as refeições tinham notáveis ​​melhoras em seu colesterol total. Além do mais, tiveram triglicerídeos e níveis “ruins” de colesterol LDL melhorados, em comparação com aqueles que bebiam água (12).

No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar o papel do chá de camomila na promoção da saúde do coração. Mas,  certamente não faria mal incluí-lo em sua dieta.

Outros benefícios potenciais para a saúde do chá de camomila

  • Aumenta a saúde imunológica. Esse chá é frequentemente promovido como uma estratégia para prevenir e tratar o resfriado comum, mas faltam evidências para isso. Também foi dito que é calmante para dores de garganta (1).
  • Alivia a ansiedade e a depressão. Há algumas evidências de que a camomila pode reduzir a gravidade da ansiedade e da depressão. Mas, isso se baseia principalmente em usá-la como aromaterapia ou tomar como suplemento (1, 6, 19, 20).
  • Melhora a saúde da pele. Foi relatado que a aplicação de camomila na pele através de produtos cosméticos, como loções, cremes para os olhos e sabonetes, pode ser hidratante e útil para reduzir a inflamação da pele (6, 21, 22).

Considerações finais sobre o chá de camomila

Será que o chá de camomila é bom para todos?

Beber chá de camomila é geralmente seguro para a maioria das pessoas.

No entanto, há relatos de alergia a camomila, que são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas alérgicas a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos (1).

O chá de camomila é uma bebida saudável.

É rico em alguns antioxidantes poderosos que podem ter uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de câncer, assim como, doenças cardíacas.

Embora a pesquisa relacionada ao chá de camomila seja promissora, é preciso mais estudos. No entanto, se você não apresenta elementos de alergia à erva, você pode consumir o chá.

A camomila é muito segura para beber, e muitas pessoas gostam de beber por seu delicioso sabor e aroma reconfortante.

Por fim, se você quiser explorar os benefícios potenciais do chá de camomila, definitivamente vale a pena incluir em sua dieta.

Chá de camomila e chás para emagrecer
Chá de camomila e chás para emagrecer

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ansiedadebenefícios da camomilabenefícios do chá de camomilabenefícios plantas medicinaiscamomilacháchá de camomiladepressãodiabetesdr. juliano pimentelerva camomilaervas naturaismetabolismoplantas medicinaissaúdesistema imunológicovitamina C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta