close
Dr Juliano Pimentel

chá de hibisco possui propriedades diuréticas que ajudam a desinchar o organismo, estimulando a produção de urina que elimina as toxinas do corpo.

O hibisco diferentemente do chá verde possui um sabor mais agradável, ele é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.

O ideal é que o chá seja preparado com o hibisco original, chamado Hibiscus sabdariffa, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias e drogarias.

Além do chá puro, ele também pode adicionado à sucos naturais e vitaminas (1).

Também é importante ressaltar que ele não é um chá milagroso. Para emagrecer, o chá de hibisco deve fazer parte de uma alimentação de verdade e mudanças no estilo de vida.

Neste artigo, você vai descobrir se o chá de hibisco ajuda mesmo a emagrecer.

Não deixe de ler e compartilhar.

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. 

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

Ele reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos; que em excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo e consequentemente, ao ganho de peso.

O chá de hibisco também emagrece porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida, possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador.

Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol), triglicérides e a pressão arterial (2).

Os principais nutrientes incluem ferro, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e cálcio.

O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco, contém traços de vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a de vitamina B1 (tiamina).

Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose; que são as principais fontes de combustível celular.

Outro flavonoide presente é a quercetina, que ajuda a proporcionar uma ação diurética e anti-inflamatória.

Os ácidos orgânicos como os ácidos cítrico, tartárico e málico, também possuem ação antioxidante e estão presentes em boas quantidades na bebida.

Benefícios do chá de hibisco

cha-de-hibisco
Chá de hibisco Emagrece: diurético. Imagem: (Divulgação)

Entre os principais benefícios do chá de hibisco, estão:

  1. Diurético

Possui o efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos.

Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, observou que o flavonoide quercetina é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.

  1. Evita o acúmulo de gordura

Pesquisas também concluíram que ele é capaz de reduzir a adipogênese.

Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros, e quanto mais adipócitos, mais gordura acumulada no corpo.

Ele contribui prevenir o acúmulo de gordura na região do abdômen (gordura visceral) e quadris.

Estudos apontam que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina, contribuem para reduzir o depósito de gordura.

Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais e que regula o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética.

  1. Controla o colesterol

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito, com 53 pacientes portadores de diabetes, concluiu que esse chá ajuda a diminuir o mau colesterol ou LDL, e aumenta o colesterol bom, HDL.

Ele diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7% (3).

O mesmo estudo comparou o chá de hibisco é mais eficiente para o combate do colesterol, que o chá preto. 

  1. Controla a pressão arterial

Um estudo publicado no Journal of Nutrition, concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. 

Os estudiosos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionam esse benefício, ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. O seu efeito diurético também ajuda a baixar a pressão.

Como preparar 

Coloque a água para ferver, e então apague o fogo. Acrescente o hibisco e tampe o recipiente, deixando a bebida repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

Porção de hibisco: 2 colheres de sopa de hibisco seco, para 1 litro de água em início de fervura.

O ideal é que você tome o chá meia hora antes das principais refeições.

Além disso, também pode-se adicionar outras ervas ao chá do hibisco, como: cavalinha, com gengibre ou com canela, pois elas aumentam o efeito diurético e antioxidante do chá. 

Não adoce o chá.

Para melhores resultados inicie uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos.

O hibisco também pode ser adicionado em sucos de frutas ou vegetais. Preparar os sucos é bem simples, basta substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas ou vegetais no liquidificador.

Contraindicações

Ele é contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM (porque pode agravar os sintomas) e para pessoas com problema de pressão baixa.

O chá também pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso não é indicado para mulheres que estejam tentando engravidar (4).

Por ter ação diurético, ele acelerar a eliminação de eletrólitos; nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio.

A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

O excesso do chá também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e fraqueza muscular.

Por isso, evite exageros.

Use com moderação, e em caso de dúvidas consulte o seu médico.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácido fólicoácidos orgânicosantioxidanteantocianinasBenefícios do chá de hibiscocanelacháchá de hibiscochá verdedestaquediuréticodr. juliano pimentelefeito diuréticoemagrecimentoenvelhecimento precoceFamília VSGflavonóideshibiscolimãomagnésiomau colesterolmetabolismopreparopressão arterialrico em antioxidantessaúdetermogênicoVitamina B2vsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

Enviar Resposta