close

Você provavelmente já ouviu falar no uso dos Chás para emagrecer e para secar a barriga. Eles estão cada vez mais famosos e acessíveis devido aos benefícios para a saúde. 

Se você precisa secar a barriga, eles são ótimos aliados, pois aceleram o metabolismo e colaboram com a queima de gordura (1).

Mas além das questões estéticas, a Gordura Visceral precisa ser combatida por causar várias complicações à saúde e interferir diretamente na sua qualidade de vida.

Muitas pessoas usam os chás para perder peso e estão alcançando ótimos resultados, basta utilizá-los corretamente.

As substâncias estimulantes de cada um deles, ajudam a chegar a benefícios plausíveis. Mas já gostaria de deixar claro que os chás não são fórmulas mágicas para o emagrecimento.

Para que surtam efeito, você deve utilizá-los sempre em conjunto com uma alimentação de verdade (cortando comidas processadas e açucaradas) e com a prática regular de atividades físicas.

Neste artigo você vai entender melhor como funcionam os chás para emagrecer e seus benefícios.

Não deixe de ler e compartilhar.

Chás para Emagrecer

Peaceful woman relaxing at home with cup of tea or coffee
Chás Para Emagrecer: O Que São e Como Usar. Imagem: (Divulgação)

Os Chás Termogênicos são muito populares entre pessoas que desejam perder peso, de maneira saudável. Os termogênicos são aqueles alimentos que fazem com que seu organismo gaste mais calorias para digeri-los.

Eles possuem propriedades que aumentam a temperatura corporal e aceleram o seu metabolismo, o que faz o corpo gastar mais energia para realizar a digestão e de quebra queima gorduras (5).

Outro benefício é que os chás para emagrecer conseguem diminuir o desejo de comer doces, eles também promovem a saciedade e espanta o mau humor.

Alguns dos chás mais indicados para perder peso facilmente são os chá de gengibre, chá verde e o chá mate, pois aumentam o metabolismo.

A maior vantagem desse tipo de chá é que eles são feitos com produtos naturais e de fácil acesso, além disso eles potencializam a queima de gordura e evita que ela se acumule no organismo.

Ou seja, os chás podem ajudar você a emagrecer, desde que aliados a hábitos saudáveis de dieta e de exercícios.

Chás para Emagrecer e os Benefícios 

Os inúmeros Benefícios dos Chás emagrecedores para o seu organismo são derivados da combinação entre água e ervas com propriedades medicinais, que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças.

Tudo vai depender de quais resultados você está procurando.

Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes ou diuréticas, por exemplo.

Na sua grande maioria são ricos em minerais e antioxidantes naturais. Os chás termogênicos possuem vários benefícios ao organismo humano.

Eles impedem que a gordura abdominal acumule no corpo, além de te ativar as funções do intestino, definir a massa muscular, controlar a ansiedade, aumentar a saciedade e possuir propriedades que evitam a celulite.

Controlam de apetite, impedindo que o corpo tenha a compulsão por doces; o metabolismo funciona de maneira eficiente e faz o organismo eliminar as toxinas presentes (6).

Pela propriedade termogênica, o chá também é capaz de melhorar a sua disposição no dia a dia.

Você pode encontrar bons chás como o de hibisco, com gengibre e muitos outros.

Estimulantes Presentes nos Chás

Existem 4 substâncias no chá que são capazes de atravessar a barreira sangue-cérebro, para proporcionar um efeito estimulante. Entre elas está a cafeína, que você também pode obter a partir do café.

Há ainda duas substâncias relacionadas com a cafeína, teobromina e teofilina. E, finalmente, temos um aminoácido bastante singular chamado L-teanina. A cafeína é a substância psicoativa mais amplamente usado no mundo.

Depois do café, a segunda maior fonte de cafeína nos alimentos é o chá, que tende a fornecer uma quantidade moderada da substância, dependendo do tipo (2).

Estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de vigilância e reduzindo a sonolência.

Já a teofilina e teobromina são ambas relacionados à cafeína e pertencem a uma classe de compostos orgânicos chamados xantinas.  

Ela relaxa a musculatura lisa das vias aéreas, tornando a respiração mais fácil, e ao mesmo tempo estimula a taxa e a força de contração do coração.

Estimula o coração, e possui um leve efeito diurético que melhora o fluxo de sangue do corpo, causando uma redução da pressão arterial (3).

A L-teanina, um tipo único de aminoácido. Encontra-se principalmente em plantas do chá (Camellia sinensis) e é capaz de atravessar a barreira sangue-cérebro.

Nos seres humanos, a L-teanina aumenta a geração de ondas cerebrais chamadas ondas alfa, que são associados com os estados de relaxamento e alerta; quando combinado com a cafeína, ela pode melhorar a atenção e a função do cérebro (4).

Em resumo, os estimulantes presentes no chá fazem com que o seu organismo trabalhe. 

Como consumir os Chás para Emagrecer

Os chás termogênicos podem ser consumidos diariamente, de uma a três xícaras por dia. Porém não deve ser consumido muito tarde, pois a cafeína pode provocar insônia se ingerida à noite.

Os resultados costumam ser melhores quando você os ingere antes ou logo após as principais refeições, já que eles ajudam a inibir o apetite e ainda auxiliam na digestão. 

 Caso você não consiga beber tudo de uma vez, é possível armazenar a bebida por 24 horas. Depois, ela perde os ativos (7).

O melhor é usar a planta seca de que os chás derivam para preparar a bebida, mas, caso não seja possível, os sachês também servem. Há muitos benefícios em substituir bebidas calóricas por Chás que Emagrecem.

Não adicione açúcar ou adoçantes à bebida, que aumentam a insulina no sangue e prejudicam o emagrecimento

Vale lembrar ainda que pessoas com qualquer problema cardíaco ou sensíveis à cafeína, além de gestantes e hipertensos; não devem consumir chás emagrecedores.

Os chás para emagrecer podem auxiliar na perda de peso, quando são aliados a uma alimentação de verdade e exercícios regulares.

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : chá de gengibrechá para emagrecercháschás termogênicosdestaquediminuir o desejo de comer docesdr. juliano pimentele-bookemagreceremagrecimentogastar mais energiagordura abdominalinibir o apetiteL-teaninametabolismomineraisperder pesoqueima de gordurasaciedadesaúdeVIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta