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Colágeno: Qual a Importância Dele Para a Saúde?

Dr Juliano Pimentel

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Ela desempenha funções importantes, incluindo dar sustentação à pele e às articulações. Além a perda natural devido a idade, outros fatores também influenciam a diminuição da produção natural de colágeno, como mudanças hormonais, stress, má alimentação e abuso do álcool e cigarro.

No entanto, a partir dos 25 anos de idade a produção natural de colágeno pelo corpo diminui 1% a cada ano, facilitando a degeneração destes tecidos, deixando a pele mais flácida, com linhas de expressão e rugas.

Este artigo fornece uma visão completa sobre a importante dessa proteína.

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Colágeno

É a proteína mais abundante em seu corpo, representando cerca de um terço de sua composição protéica.

É um dos principais blocos de construção de ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos. O colagénio também é encontrado em muitas outras partes do corpo, incluindo vasos sanguíneos, córneas e dentes.

Você pode pensar nele como a “cola” que mantém todas essas coisas juntas. Na verdade, a palavra colágeno vem da palavra grega “kólla”, que significa cola.

Benefícios 

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno. Os quatro tipos principais são os tipos I, II, III e IV (1).

Descubra quais são os principais tipos de colágeno e seu papel em seu corpo:

>> Tipo I: Este tipo representa 90% do colágeno do seu corpo e é feito de fibras densamente embaladas. Ele fornece estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

>> Tipo II: Este tipo é feito de fibras mais frouxamente empacotadas e é encontrado na cartilagem elástica, que servem de “almofadas” articulações.

>> Tipo III: Este tipo suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.

>> Tipo IV: colágeno que forma redes e é encontrado em camadas de sua pele.

À medida que envelhecemos, seu corpo produz menos colágeno.

Um dos sinais visíveis disso está em sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.

Nutrientes que aumentam a Produção

Todo o colágeno começa como procollagen.

Seu corpo produz procollagen combinando dois aminoácidos: glicina e prolina. Este processo utiliza a vitamina C.

É possível ajudar o seu corpo a produzir esta proteína importante, para isso é importante garantir a abundância dos seguintes nutrientes:

  • Vitamina C: grandes quantidades são encontradas em frutas cítricas, pimentões e morangos (2).
  • Prolina: grandes quantidades são encontradas em clara de ovo, repolho, aspargos e cogumelos (3).
  • Glicina: Grandes quantidades são encontradas na pele de porco, pele de frango e gelatina, mas a glicina também é encontrada em vários alimentos que contêm proteínas (4).
  • Cobre: Grandes quantidades são encontradas em carnes de órgãos, sementes de gergelim, cacau em pó, caju e lentilhas (5, 6).

O corpo precisa de proteína de alta qualidade, que contém os aminoácidos necessários para produção de novas proteínas. Carne, aves, frutos do mar, legumes são excelentes fontes de aminoácidos.

O que Evitar

Além de incluir alimentos saudáveis a sua dieta, é importante evitar alguns hábitos e alimentos que prejudicam a produção de colágeno:

  • Açúcar e carboidratos refinados: O açúcar interfere com a capacidade do colágeno de reparar-se. Minimize seu consumo de açúcares adicionados e carboidratos refinados (7). 
  • Exposição exagerada ao sol: A radiação ultravioleta pode reduzir a produção de colágeno. Evite exposição excessiva ao sol (8).
  • Fumar: Fumar reduz a produção de colágeno. Isso pode prejudicar a cicatrização de feridas, e levar à rugas (9).

Algumas doenças autoimunes, como o lúpus, também podem danificar o colágeno.

Eu sempre falo sobre os problemas que o açúcar pode trazer para a saúde de qualquer pessoa, por isso, evite de qualquer forma, se quiser também uma boa saúde e prevenir doenças.

Fontes Alimentares Naturais de Colágeno

Ele é encontrado nos tecidos conjuntivos de alimentos animais. Por exemplo, é encontrado em grandes quantidades na pele de frango e porco (10).

Uma fonte particularmente rica é da proteína é o caldo de osso, feito ao ferver os ossos de frango e outros animais.

Outros alimentos:

  • Ovos
  • Carne
  • Frutas Cítricas
  • Frutas Vermelhas
  • Vegetais de cor escura
  • Tomate
  • Pimentão
  • Nozes e amêndoas
  • Alho
  • Chá branco
  • Ostras

Suplementos de colágeno funcionam?

Dois tipos de suplementos estão ganhando popularidade: colágeno hidrolisado e gelatina. A gelatina é criada quando o colágeno é cozido.

Eles quebram a proteína em peptídeos menores, que são mais facilmente absorvidos no corpo. Não há muitos estudos sobre suplementos de colágeno, comprovando os seus efeitos.

Um estudo de 2015 feito em homens idosos mostrou que uma combinação de suplementos de peptídeo de colágeno, e treinamento de força aumentou a massa muscular e a força mais do que um placebo (10).

Outro estudo deu suplementos para pessoas que sofrem de osteoartrite. Eles experimentaram um declínio significativo na dor durante o estudo de 70 dias, em comparação com aqueles que tomaram um placebo (11).

Em outra pesquisa, mulheres que tomaram um suplemento apresentaram melhorias na elasticidade da pele. O colágeno também é utilizado em tratamentos tópicos para melhorar a aparência da pele, minimizando linhas e rugas (12, 13).

Alguns praticantes de medicina alternativa também defendem o uso de suplementos de colágeno, para tratar a síndrome do intestino gotejante. 

Porém, até agora, não há informações muito confiáveis sobre a segurança ou eficácia de suplementos de colágeno.

Os efeitos colaterais potenciais de suplementos de gelatina, incluem um sabor desagradável e persistente na boca e sensação de azia. Por isso, só use com orientação médica.

Além disso, se você é alérgico à fonte do suplemento, então você pode sofrer uma reação alérgica. Ele é uma proteína importante que fornece estrutura para muitas partes do seu corpo. 

No entanto, com o envelhecimento o seu organismo produz menos colágeno. Para contornar o problema, invista na alimentação de verdade (rica em proteínas, vitamina C e outros nutrientes).

Também é importante cortar o consumo de açúcar e parar de fumar. 

Lembre-se que hábitos saudáveis e alimentação de verdade refletem na saúde da sua pele.

Se você se preocupa não somente com o colágeno no seu organismo, mas com toda a sua saúde, comece hoje mesmo a mudar a sua vida.

Transforme a forma como você se alimenta e os seus hábitos alimentares.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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