Um exame de colonoscopia permite que seu médico veja o interior do intestino grosso (cólon) e do reto. É uma das maneiras mais eficientes para os médicos:

  • procure pólipos do cólon
  • encontre a fonte de sintomas incomuns
  • detectar câncer de cólon

É também um exame que muitas pessoas temem. O teste em si é breve, e a maioria das pessoas está sob anestesia geral durante o mesmo. Você não sentirá nem verá nada, e a recuperação geralmente leva apenas algumas horas. A preparação para o exame, no entanto, pode ser desagradável.

Após a colonoscopia

A colonoscopia é um exame que exige cuidados pré e pós. Isso ocorre porque seu cólon precisa estar vazio e sem resíduos. Isso requer uma série de laxantes fortes para limpar seu intestino nas horas anteriores ao procedimento. Você precisará permanecer no banheiro por várias horas e provavelmente lidará com alguns efeitos colaterais desconfortáveis, como diarreia .

Quando o seu médico solicitar a colonoscopia, ele fornecerá informações sobre como se preparar, quais produtos usar e o que você pode esperar. É provável que essas informações detalhem o que você precisa fazer a cada dia.

No entanto, o que você come e bebe após o procedimento é importante. Afinal, os preparativos que você realizou para se preparar para a colonoscopia são desidratantes. Portanto, é vital colocar líquidos e eletrólitos em seu sistema.

O seu médico pode recomendar que você coma com moderação, ou de modo algum, nas horas imediatamente após o procedimento. Além disso, durante o resto do dia e no dia seguinte, você será aconselhado a beber muito líquido e a comer alimentos macios e de fácil digestão, que não irritarão o cólon.

Essas salvaguardas alimentares normalmente são necessárias apenas por um dia, mas todos são diferentes. Se o seu sistema não puder tolerar sua dieta habitual imediatamente, continue a comer alimentos macios e à base de líquidos por mais um dia ou dois.

E se você quiser antes de iniciar de fato a dieta específica para o exame, 12 a 10 dias comece a consumir suco detox. Assim você vai acostumando seu organismo a fazer a limpeza necessária e nutrindo ao mesmo tempo.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel