Selecione a página

Colonoscopia – O manual completo que você precisa antes de fazer o exame

Colonoscopia – O manual completo que você precisa antes de fazer o exame

Seu médico pediu uma colonoscopia? Leia este artigo é saiba tudo sobre o exame!

Embora uma colonoscopia seja um daqueles procedimentos que todos temem, é a maneira mais eficaz de prevenir o câncer de cólon. Um ou dois dias de desconforto podem – literalmente – salvar sua vida.

Se você está preocupado com o fato de o procedimento ser doloroso, você pode se sentir confortável em saber que, para a maioria das pessoas, as colonoscopias não machucam.

O que acontece durante uma colonoscopia?

As colonoscopias geralmente são realizadas por gastroenterologistas, especializados em condições e problemas relacionados ao trato digestivo.

Antes do início do procedimento, você ficará deitado de lado em uma mesa, em uma sala particular de um centro médico ambulatorial ou no consultório do gastroenterologista. O seu médico ou enfermeiro lhe dará medicação, geralmente por via intravenosa, para deixá-lo sonolento.

Uma vez sedado, o médico inserirá um tubo fino e flexível em seu reto. O tubo é equipado com uma pequena luz e câmera que permite ao médico observar qualquer anormalidade, como pólipos ou úlceras, em todo o cólon (intestino grosso).

Se um ou mais pólipos estiverem presentes, o médico geralmente os removerá com um fio enrolado que desliza dentro do tubo.

Encontrar e remover quaisquer pólipos questionáveis ​​pode reduzir o risco de câncer de cólon em até 40%.

Você pode sentir o tubo dentro de você?

A boa notícia é que, na maioria dos casos, você ficará completamente sedado por todo o procedimento. Quando você acordar, o procedimento será encerrado. Muitas pessoas dizem que nem se lembram de fazer uma colonoscopia.

Em países fora dos EUA, a sedação geralmente é opcional; portanto, se você quiser ter certeza de que está dormindo durante o procedimento, converse com seu médico com antecedência sobre as opções de sedação disponíveis.

Os sedativos causam efeitos colaterais?

Toda droga tem efeitos colaterais em potencial. Se você quiser saber mais sobre os riscos e efeitos colaterais dos medicamentos que lhe serão administrados, converse com seu médico ao agendar o procedimento.

Algumas pessoas podem ter dor de cabeça ou sentir náuseas após serem sedadas.

Em geral, as pessoas geralmente se sentem muito sonolentas após uma colonoscopia. Alguém precisará levá-lo para casa após o procedimento, porque você ficará sonolento demais para dirigir.

Os médicos recomendam que você evite dirigir ou usar máquinas por pelo menos 24 horas após uma colonoscopia.

E a dor depois?

Uma pequena porcentagem de pessoas podem sofrer cólicas abdominais leves, semelhantes às dores de gases, após uma colonoscopia. Isso pode durar cerca de um dia após o procedimento.

A razão para isso é porque o médico pode ter usado uma pequena quantidade de ar para abrir o cólon e ter uma visão melhor durante o procedimento. À medida que esse ar se move pelo seu cólon, você pode sentir uma sensação inchada ou gasosa.

Se o seu médico descobriu uma área de tecido que precisava ser testada, ele pode ter realizado uma biópsia. Se você fez uma biópsia durante a colonoscopia, poderá sentir um leve desconforto ou uma pequena quantidade de sangramento depois.

O risco de sangramento é muito baixo – menos de 1%. Se a dor piorar ou você notar muito sangramento ou se seu abdômen estiver duro e cheio, converse com seu médico imediatamente.

Também é importante conversar com seu médico se você não puder ir ao banheiro ou passar gases após uma colonoscopia.

Quando você deve fazer uma primeira colonoscopia?

É recomendável que você faça sua primeira colonoscopia aos 50 anos, se você estiver com boa saúde geral e não tiver histórico familiar de doença intestinal.

Essa recomendação pode ser reduzida para 40 ou menos caso tenha casos de câncer na família, ou esteja sentido desconforto ou algum sintoma no intestino.

No entanto, faça uma colonoscopia com a frequência recomendada pelo médico se você tiver um diagnóstico de uma condição intestinal como IBS ou colite ulcerativa. Isso pode ajudar a garantir que seus intestinos permaneçam saudáveis ​​e as complicações sejam tratadas o mais rápido possível.

Pergunte ao seu médico sobre a realização de uma colonoscopia durante um dos seus exames físicos se você tiver mais de 50 anos ou tiver uma condição intestinal.

Isso permite que seu médico verifique sua saúde do cólon ao mesmo tempo em que você avalia sua saúde geral.

Quem está em risco de câncer colorretal?

Algumas condições ou histórico de saúde da família podem colocá-lo em maior risco de câncer colorretal (1).

Aqui estão alguns fatores a serem considerados nas colonoscopias anteriores ou mais frequentes devido ao maior risco de câncer colorretal:

  • sua família tem um histórico de câncer colorretal ou pólipos cancerígenos
  • você tem um histórico de condições como doença de Crohn ou colite ulcerativa
  • sua família possui um gene que aumenta o risco de cânceres intestinais específicos, como polipose adenomatosa familiar (PAF) ou síndrome de Lynch
  • você foi exposto a radiação ao redor da região abdominal ou pélvica devido a câncer ou de outra fonte de radiação
  • você fez uma cirurgia para remover parte do seu cólon

Com que frequência você deve fazer uma colonoscopia após os 50, 60 anos ou mais?

A maioria das pessoas deve fazer uma colonoscopia pelo menos uma vez a cada 10 anos após completar 50 anos. Você pode precisar fazer uma a cada 5 anos após completar 60 anos se o risco de câncer aumentar.

Depois de completar 75 anos (ou 80, em alguns casos), um médico pode recomendar que você não faça mais colonoscopias. O risco de complicações pode superar os benefícios dessa verificação de rotina à medida que você envelhece.

O que esperar da COLONOSCOPIA

Um exame de colonoscopia permite que seu médico veja o interior do intestino grosso (cólon) e do reto. É uma das maneiras mais eficientes para os médicos:

  • procure pólipos do cólon
  • encontre a fonte de sintomas incomuns
  • detectar câncer de cólon

É também um exame que muitas pessoas temem. O teste em si é breve, e a maioria das pessoas está sob anestesia geral durante o mesmo. Você não sentirá nem verá nada, e a recuperação geralmente leva apenas algumas horas. A preparação para o exame, no entanto, pode ser desagradável.

Após a colonoscopia

A colonoscopia é um exame que exige cuidados pré e pós. Isso ocorre porque seu cólon precisa estar vazio e sem resíduos. Isso requer uma série de laxantes fortes para limpar seu intestino nas horas anteriores ao procedimento. Você precisará permanecer no banheiro por várias horas e provavelmente lidará com alguns efeitos colaterais desconfortáveis, como diarreia .

Quando o seu médico solicitar a colonoscopia, ele fornecerá informações sobre como se preparar, quais produtos usar e o que você pode esperar. É provável que essas informações detalhem o que você precisa fazer a cada dia.

No entanto, o que você come e bebe após o procedimento é importante. Afinal, os preparativos que você realizou para se preparar para a colonoscopia são desidratantes. Portanto, é vital colocar líquidos e eletrólitos em seu sistema.

O seu médico pode recomendar que você coma com moderação, ou de modo algum, nas horas imediatamente após o procedimento. Além disso, durante o resto do dia e no dia seguinte, você será aconselhado a beber muito líquido e a comer alimentos macios e de fácil digestão, que não irritarão o cólon.

Essas salvaguardas alimentares normalmente são necessárias apenas por um dia, mas todos são diferentes. Se o seu sistema não puder tolerar sua dieta habitual imediatamente, continue a comer alimentos macios e à base de líquidos por mais um dia ou dois.

E se você quiser antes de iniciar de fato a dieta específica para o exame, 12 a 10 dias comece a consumir suco detox. Assim você vai acostumando seu organismo a fazer a limpeza necessária e nutrindo ao mesmo tempo.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!