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Comida Desidratada é Saudável ou Prejudica a Saúde?

Desidratar ou secar um alimento significa retirar toda a água que o compõe, ficando os alimentos com um aspecto mais seco. O que a comida desidratada perde é apenas a água não havendo, assim, perda de nutrientes, o que faz com que preservem todas as suas qualidades.

Os alimentos desidratados são aqueles que tiveram quase todo o conteúdo de água removido através de métodos de secagem (1).

A comida desidratada encolhe durante este processo, porém se mantém densa em energia.

Saiba mais sobre a comida desidratada e se ela é saudável para a saúde.

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Comida Desidratada

Frutas 

Ao falar em comida desidratada pensamos logo nas frutas desidratadas. Afinal, passas são o tipo mais comum, seguido por tâmaras, ameixas, figos e damascos.

Além disso, outras variedades de frutas desidratadas também estão disponíveis, às vezes em forma de doces, como mangas, abacaxis, bananas e maçãs (3).

As frutas desidratadas é que podem ser conservadas por muito mais tempo do que as frutas frescas e podem ser um lanche útil, especialmente em viagens longas, onde a refrigeração não está disponível.

Frutos secos são carregados com micronutrientes, fibras, antioxidantes e são altamente nutritivos.

No entanto alguns produtores adicionam conservantes chamados sulfitos nas frutas secas. Isso faz com que o olhar para as frutas secas fique mais atraente, porque preserva a fruta e previne a descoloração.

Isso vale especialmente para as frutas coloridas, como damasco e passas. Algumas pessoas podem ser sensíveis aos sulfitos e podem passar por dores de estômago, erupções cutâneas e ataques de asma após ingeri-los.

Evite os sulfitos, escolha as frutas secas com as cores marrom ou cinza, ao invés de cores vivas.

As frutas secas armazenadas são manuseadas de forma inadequada e podem ser contaminadas com fungos, aflatoxinas e outros compostos tóxicos.

Assim como outros alimentos, a ingestão de frutas secas deve ser controlada.  

Desidratação de alimentos

Trata-se de uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos, e que tem como uma das maiores vantagens não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.

Práticos e nutritivos são usados como alternativa nos dias de hoje para levar para o local de trabalho ou mandar na merenda das crianças.

Além dos habituais, snacks de fruta, os produtos desidratados podem incluir vegetais, sopas, purê de batata e algumas refeições pré confeccionadas às quais basta juntar água.

Existem duas formas sob as quais os alimentos podem ser apresentados. Eles podem ser desidratados e apresentados no formato natural, como uva, figo e outras frutas e vegetais.

Ou os produtos são reduzidos a pó, como, por exemplo, o café, a cevada e o chocolate em pó.

Efeitos dos vegetais desidratados no corpo

Evite frutas secas com açúcar adicionado. O açúcar adicionado nos frutos secos têm mostrado repetidamente efeitos nocivos à saúde, aumentando o risco de obesidade, doenças cardíacas e até mesmo câncer (16).

Para evitar as frutas cristalizadas, é muito importante ler os ingredientes e informações nutricionais encontradas na embalagem.

Frutos secos também podem conter sulfitos e podem ser contaminados com fungos e toxinas

Para evitar sulfitos, escolha frutas secas que sejam marrons ou acinzentadas em vez de coloridas (18).

Saudável ou prejudicial?

Mas a grande questão é que a comida desidratada perde a maior parte do teor de água.

Assim, efetivamente você está declarado que a informação nutricional será de fato significativamente maior em termos de peso seco, comparado ao seu peso fresco.

Sendo assim, os alimentos desidratados podem aumentar a ingestão de fibras, e nutrientes e fornecer ao organismo grandes quantidades de antioxidantes.

Como a desidratação é um processo que remove a água, os alimentos desidratados são mais ricos em calorias por onça do que os alimentos frescos.

O peso mais leve das frutas secas, por exemplo, pode facilitar a realização de caminhadas em relação às frutas frescas.

A ingestão excessiva de frutas secas pode levar ao ganho de peso, devido ao seu maior conteúdo calórico do que as frutas frescas.

Uma xícara de fatias de maçã fresca contém 57 calorias, enquanto uma xícara de maçãs desidratadas contém 208 calorias.

A comida desidratada pode conter açúcar para dar sabor ou agir como conservante, e o açúcar adiciona calorias extras sem fornecer nutrientes essenciais adicionais.

Uma xícara de blueberries frescas que contém 84 calorias e 15 gramas de açúcares de fontes naturais, enquanto 1/4 xícara de blueberries secas e açucaradas contém 127 calorias e 27 gramas de açúcares.

Selecione frutas frescas ou escolha variedades sem açúcar de frutas secas para limitar seu consumo de açúcar.

Além disso, alimentos desidratados podem ter alto teor de sódio.

O sal é outro conservante comum em alimentos desidratados, e uma dieta rica em sódio pode levar à hipertensão e doenças coronárias.

Embora a maioria dos tipos de carne seja naturalmente pobre em sódio, as carnes secas, como salame seco e carne defumada, são tipicamente de alto teor de sódio.

Por exemplo, se a carne fresca tiver 15% de proteína, o produto final do charque estará em algum lugar entre 60 e 75%.

Então, o valor nutricional aumenta substancialmente, onde na verdade você estará comendo menos alimentos para obter a mesma nutrição. Porém estará consumindo muito sódio.

No entanto, principalmente frutas e vegetais, são ricos em açúcar e calorias e podem causar problemas quando ingeridos em excesso.

Por este motivo, os alimentos desidratados só devem ser consumidos em pequenas quantidades, de preferência juntamente com outros alimentos nutritivos (18).

Além disso, eles são um alimento rico em carboidratos, tornando-os inadequados em uma dieta baixa em carboidratos (19).

Cerca de 22 a 51% deste teor de açúcar e frutose. Comer muita frutose pode ter efeitos negativos na saúde. Isso inclui aumento do risco de ganho de peso, diabetes tipo 2 e doença cardíaca (20).

Uma porção pequena de passas contém 84 calorias, quase exclusivamente de açúcar.

Como os frutos secos são doces e densos em energia, é fácil ingerir grandes quantidades por vez, o que pode resultar em excesso de açúcar e ingestão de calorias.

Prefira os alimentos naturais à comida desidratada.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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