close
AlimentaçãoArtigos

Como Aproveitar Melhor as Festas de Fim de Ano?

Dr Juliano Pimentel

Natal, Ano Novo e festas de fim de ano são ótimas ocasiões para que as pessoas se reúnam. Mas quase sempre as pessoas cometem exageros nesses momentos. Como fazer para aproveitar melhor as festas de fim de ano?

Afinal as comidas abundantes e bebidas alcoólicas sempre estão envolvidas. Comemorações, sejam elas com a família ou amigos são, de maneira geral, usadas como desculpas para exagerar na comida e na bebida.

Isso pode ser influenciado pela atmosfera de “seguir a multidão”, ou pode até mesmo existir razões emocionais ou psicológicas que fazem com que você use esses eventos para extravasar.

É fácil comer e beber em demasia quando todos os outros estão fazendo o mesmo, ou quando as suas emoções estão desequilibradas. Porém, você pode seguir algumas dicas para que isso não aconteça.

Não deixe de ler e compartilhar.

Festas de Fim de Ano

As Festas De Fim De Ano? Cuidado!

Primeiro, acho importante você estar ciente dos danos e desconfortos que o exagero na hora de comer pode causar, incluindo (1):

  •         Inchaço;
  •         Gases;
  •         Enjoo;
  •         Constipação;
  •         Azia;
  •         Dores de Cabeça;
  •         Sentimento de culpa.

A longo prazo, comer mais do que deve pode não só prejudicar a sua alimentação de verdade e balanceada, como pode também causar ganho de peso e várias outras doenças.

Outro ponto além da comida é a bebida (2). Como você já sabe, beber demais pode causar muitos sintomas e alguns deles são sérios:

  •         Perda de coordenação motora;
  •         Redução de capacidade mental;
  •         Vômitos;
  •         Dor de Cabeça;
  •         Desmaios;
  •         Ressaca;
  •         Sentimento de culpa;
  •         Intoxicação alcoólica.

Ou seja, os exageros podem acabar com a sua festa. A verdade é que ninguém gosta de se sentir mal depois de exagerar na comida e na bebida, certo?! A solução está na mudança de hábitos.

Dicas para Aproveitar Melhor as Festas de Fim de Ano

saladas-para-emagrecer
Prefira petiscos e entradas mais saudáveis

Aproveitar as festas de fim de ano é bastante simples e a maioria das pessoas já sabe disso, só falta colocar em prática.

  1. Foque-se na razão da festa, e não na comida

Qual é o objetivo do Natal? É um evento religioso, ou a oportunidade de estar com os familiares e amigos que por muitas vezes você não conseguiu ver durante o ano?

E o Ano Novo? Talvez para você esse seja o momento para refletir sobre o ano que passou, recarregar as energias e traçar metas para o próximo ano.

Se você tirar alguns momentos para refletir e visualizar a razão de cada comemoração, você ficará mais focado nisto ao invés de ficar procurando por comida ou bebida assim que chegar ao local da celebração.

  1. Faça um lanchinho antes da festa

Faça um lanche antes de sair de casa. Pode ser uma fruta, uma salada reforçada ou uma proteína que fará com que você se sinta saciado por mais tempo.

Só não chegue ao evento morrendo de fome, porque assim vai ser mais difícil resistir a comidas que parecem deliciosas, mas que são pouco nutritivas, e você vai acabar comendo demais.

 

  1. Fuja da bebida alcóolica, ou equilibre bebendo água

Ok, exageros não caem bem, mas beber uma taça de vinhos nessas ocasiões não faz mal a ninguém. A dica que eu dou aqui é beber um copo de água para cada porção de bebida alcoólica que você ingerir.

O copo de água é ótimo para manter sua boca e mãos ocupadas, e também ajuda a combater os efeitos da desidratação causados pelo álcool. Ajudando, inclusive, a evitar a temida ressaca do dia seguinte.

 

  1. Sente-se longe do Buffet

Monte seu prato e sente longe da comida.

Afinal, é muito mais fácil evitar o excesso de comida se você tiver que andar para chegar até o buffet sempre que quiser comer mais.

 

  1. Aproveite mais o lado social da festa

Aproveite este momento para colocar a conversa em dia com as pessoas que você ama, ou mesmo para fazer novas amizades.

Além de te trazer alegria, se você estiver envolvido em uma conversa com pessoas interessantes, você não se sentirá atraído pela mesa de comidas ou pelo bar por estar entediado.

 

  1. Desacelere

É verdade que para muitas pessoas as festas de fim de ano podem ser também estressantes. Nestes casos, é importante respirar fundo, estar com uma roupa confortável e na presença de pessoas que fazem com que você se sinta bem.

Este é o momento de desacelerar. Então fale devagar, coma devagar apreciando mais cada garfada e escute mais as outras pessoas.

Muitos se preocupam em não engordar durante as festas de fim de ano. Mas a verdade é que os exageros vão muito além disso, eles estão associados com falta de estabilidade emocional e causam sentimento de culpa e raiva.

 

Está na hora de mudar essa realidade e estabelecer novos padrões comportamentais que irão te guiar através do novo ano. Pode ter certeza, agir com moderação em relação à comida e bebida nas festas, focando no seu caráter social, irá fazer com que você aproveite muito mais essas ocasiões.

Com as dicas deste artigo em mente, você pode fazer melhores escolhas em qualquer festa e evento social.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : constipaçãodestaquedr. juliano pimentelfestasfestas de fim de anofim de anosaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta