close

Quer saber como curar sinusite?

Você sabia que um a cada cinco brasileiros sofre com sinusite? É isso mesmo!

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, ou seja, as cavidades dentro dos ossos que circundam o nariz. Na foto abaixo, você pode entender melhor!

E se você faz parte desse grupo e quer saber como curar sinusite, leia esse artigo completo.

No final tem dicas de como evitar e curar sinusite. 😉

Comenta o que você achou e envie para aquela sua amiga que também sofre com esse mau.

Como curar sinusite?

Normalmente no processo de como curar a sinusite são realizadas medidas mais conservadoras.

Inicialmente o objetivo é determinar a causa subjacente de suas infecções crônicas dos seios nasais.

Como curar sinusite?
Como curar sinusite?

Exemplos incluem:

  • alergias
  • infecções
  • desordens inflamatórias
  • uma combinação das causas acima

Para diagnosticar sua condição, será necessário compreender os sintomas, e realizar testes, nas passagens sinusais. Além disso, pode ser necessário coletar imagens e potencialmente realizar outros testes, por exemplo, para determinar uma causa.

Terapias médicas para infecções sinusal crônicas

Após o diagnóstico do que está causando suas infecções crônicas dos seios nasais, o próximo passo é tratar as causas.

Geralmente são usados:

Corticosteróides intranasais

Os corticosteróides intranasais são ótimos, afinal reduzem a inflamação nas passagens nasais.

Além disso, eles reduzem o inchaço para que o muco possa sair do nariz mais facilmente e a respiração é melhorada.

Corticosteroides orais

Corticosteroides orais são medicamentos para pílulas que funcionam como esteroides intranasais. Além disso, eles têm efeitos no corpo todo.

Geralmente os corticosteroides orais são prescritos a curto prazo para infecções crônicas que não respondem a antibióticos porque os esteroides orais têm mais efeitos colaterais do que os nasais, por exemplo.

Descongestionantes

Esses medicamentos trabalham para desbloquear os seios, bem como, para reduzir os sintomas de congestão nasal. Eles são vendidos como sprays nasais ou medicamentos orais, por exemplo.

No entanto, você não deve usar sprays descongestionantes nasais por mais de alguns dias. Afinal, eles podem ter um efeito inverso se você os usar por muito tempo.

Irrigação nasal

A irrigação nasal é um método simples. É uma maneira de baixo custo para diluir as secreções nasais. Já que, as secreções mais finas saem das passagens nasais mais facilmente, reduzindo os sintomas de sinusite crônica.

Para isso, você pode comprar sprays nasais com solução salina na maioria das farmácias.

Antibióticos

Além de tudo isso, pode ser necessário fazer um teste especial para obter células de dentro de suas passagens nasais. Ao fazer esse procedimento é possível determinar o tipo de patógeno que se infiltrou nas passagens nasais. Assim, pode ser que seja necessário antibióticos certos para tratar seus sintomas (1).

Imunoterapia

Algumas pessoas com sinusite crônica têm a condição como resultado de doenças relacionadas à imunodeficiência. Exemplos incluem deficiência de IgA e deficiência de C4.

O tratamento pode incluir a prescrição de tratamentos de imunoterapia, como imunoglobulinas intravenosas, para aumentar a capacidade do organismo de combater infecções e inflamações.

A sinusite crônica é uma condição inflamatória. É por isso que frequentemente prescrevem medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteróides, por exemplo.

Como curar sinusite com remédios naturais

Os remédios naturais para infecções sinusais podem não curar completamente seus sintomas, mas podem trabalhar para reduzi-los. Exemplos dessas abordagens incluem:

  • Beber bastante líquido. Afinal, os líquidos ajudam a diluir o muco, o que facilita a passagem pelas passagens sinusais. Você sabe que está bebendo o suficiente quando sua urina é amarelo pálido.
  • Aplicar compressas quentes. Crie uma compressa quente usando um pano macio e água morna (não quente). Essas compressas ajudam a abrir as passagens sinusais e acalmar os tecidos faciais inchados para facilitar a respiração (2).

Além dessas medidas, é importante descansar bastante. Digo isso, porque dormir o suficiente durante a noite permite que o seu corpo cure e mantenha um sistema imunológico saudável.

Como prevenir infecções sinusais

Manter as passagens nasais bem drenadas pode ajudar a evitar infecções dos seios nasais. Exemplos de hábitos saudáveis ​​para praticar incluem:

  • Lavar as mãos regularmente, principalmente depois de entrar em contato com outras pessoas que têm resfriados ou outras doenças.
  • Além de tomar medicamentos para controlar suas alergias sazonais.
  • Evitar fumar e evitar também o fumo passivo sempre que possível.
  • Realizar irrigação nasal uma vez ao dia, se você estiver propenso a infecções crônicas dos seios nasais, por exemplo.
  • Por último, evitar a exposição ao ar seco. Você pode inalar vapor (como no chuveiro) ou usar umidificadores para manter o ar úmido, por exemplo. Isso evita que as passagens nasais sequem.

Por fim, você também pode pedir ao seu médico recomendações adicionais de prevenção que direcionem a causa (ou causas) da sua infecção sinusal.

Para finalizar quero reforçar mais uma vez que tudo em nosso corpo depende de uma boa alimentação. Se seu corpo estiver muito carregado de toxinas, por exemplo, isso pode te prejudicar como um todo. Pode inclusive, agravar seus sintomas de infeção.

Sendo assim, se você sempre tem crises de sinusite, faça de vez enquanto uma desintoxicação.

Eu tenho um programa detox de 7 dias, que pode potencializar seu sistema imunológico e te ajudar a prevenir e curar sinusite. Por isso, clique na IMAGEM ABAIXO para saber mais.

Detox é uma alternativa de como curar sinusite. Clique para conferir
Detox é uma alternativa de como curar sinusite

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoantioxidantescomo curar sinusitedetoxdr. juliano pimentelrinossinusitesaúdesinusitesinusite crônicasinusite tratamentosistema imunológicotratamento sinusite

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta