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Como escolher o chocolate certo para manter sua saúde em dia.

Muitas pessoas associam a páscoa ao chocolate. E está tudo bem, desde que você saiba como escolher o chocolate certo e saudável para sua família.

Ao escolher o chocolate certo você pode até beneficiar sua saúde. Por isso, leia até o final, para identificar o que você vai levar para sua mesa neste domingo.

Envie esse artigo no grupo da família!

A dica principal de como escolher o chocolate certo.

Cacau é o que promove os benefícios do chocolate. Imagem: (Divulgação)

O chocolate pode beneficiar sua saúde porque ele é feito de cacau que é rico em polifenóis.

Os polifenóis são antioxidantes naturais encontrados em alimentos como frutas, vegetais, chá, vinho e no chocolate, por exemplo.

Eles são associados a vários benefícios à saúde, incluindo redução da inflamação, bem como, melhor fluxo sanguíneo, redução da pressão arterial e melhora dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

O cacau é uma das fontes mais abundantes em flavonóides, que possuem potentes efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.

Os flavonóis do cacau melhorem os níveis de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial, por exemplo (1).

O simples fato de adicionar mais cacau em pó à sua dieta ajuda a melhorar sua atenção, memória de trabalho e cognição geral. Além do mais, pode restaurar o desempenho cognitivo em pessoas com perda de sono.

O pó de cacau, por exemplo, contém ferro, zinco e selênio. Esses minerais ajudam o funcionamento do corpo e impulsionam o sistema imunológico.

Pessoas diagnosticadas com câncer usam cacau em pó para reduzir sintomas da radioterapia por causa do selênio do cacau.

O magnésio é importante para regular a contração muscular e ajudar na função nervosa. O mineral também ajuda a proteger as células nervosas e a reduzir o risco de distúrbios neurológicos. O cacau em pó contém magnésio, o que significa que consumi-lo pode ajudar a manter o funcionamento saudável dos músculos e do sistema nervoso.

Como escolher o chocolate certo

Como escolher o chocolate bom e saudável.

O principal responsável pelos benefícios do chocolate é o cacau. Quanto mais escuro for o chocolate, maior será a concentração de cacau e, portanto, em teoria, maior será o nível de antioxidantes que haverá na barra.

No entanto, os nutrientes variam amplamente nas barras de chocolate disponíveis no mercado, dependendo da marca e do tipo que você escolher. É melhor verificar o rótulo se quiser ter certeza dos nutrientes.

Sempre escolha chocolate em que a concentração de cacau seja de 70% ou mais. 

Não escolha chocolate ao leite. Embora o chocolate ao leite seja menos amargo, não é uma grande fonte de antioxidantes nutrientes normalmente encontrados em alguns chocolates.

O leite e os sólidos do leite se ligam aos antioxidantes encontrados naturalmente no chocolate e isso os torna indisponíveis para o seu corpo.

Além disso, o chocolate ao leite contém apenas cerca de 5 a 7% dos sólidos do chocolate que conteriam os antioxidantes.

Ignore o chocolate branco. Na verdade, o chocolate branco não é chocolate. É apenas manteiga de cacau misturada com açúcar, leite sólido e aromatizante.

Para ser um chocolate de verdade além da manteiga de cacau é preciso ter sólidos de chocolate (feito de grãos de cacau) e o chocolate branco não tem cacau. 

Além disso, o chocolate branco é rico em calorias, açúcares e, às vezes, aditivos sem nenhum dos benefícios nutricionais do chocolate amargo.

Não compre ovos de páscoa

A melhor dica que eu posso dá pra vocês é: não compre ovos de páscoa. Afinal, existe uma infinidade de maneiras de comer chocolate. Vou listar aqui algumas receitas de chocolate que você e sua família podem fazer no final de semana. Além disso, será um momento gostoso em família e muito nutritivo também.

Faça cookies ao invés de ovos, é com certeza uma ótima opção, principalmente para crianças. De sobremesa confira essa receita de mousse de chocolate, você vai se surpreender. 

Ate pra você que é fã de chocolate branco tem aqui uma receita saudável e nutritiva. Por fim, faça sua própria barra de chocolate. Se quiser pode usar a mesma receita e fazer em formato de ovos.   

Para finalizar quero deixar uma mensagem pra você, de que a páscoa e muito mais que chocolate 80%. Por isso, assista ao vídeo e compartilhe esse artigo com as pessoas que você ama!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Tags : chocolatechocolate amargocomo escolher chocolate

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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