close
ArtigosMetabolismo

Como fazer COCÔ do JEITO CERTO e soltar o intestino

Mesmo com 30, 40, 50 anos é bem provável que você não saiba fazer cocô do jeito certo!

O vaso sanitário é um ótimo produto, muito útil para a saúde sanitária. Porém, ele tem um erro de projeto.

O vaso sanitário nos modelos que conhecemos não considera o formato do nosso intestino. É por isso que ao fazer cocô, principalmente as pessoas com intestino preso, precisam fazer muita força.

No entanto, há possibilidade de fazer pequenas alterações na maneira de fazer o número 2. Além disso, mudanças nos hábitos alimentares também vão te ajudar a fazer cocô do jeito certo.

Como fazer cocô do jeito certo!

Quando assentamos no vaso sanitário, ficamos em ângulo de 90º.

Quando isso acontece o intestino não fica completamente relaxado. Isso acontece graças ao Músculo Puborretal. 

Essa curva no intestino serve como um obstáculo para impedir que as fezes saiam quando você não tem vontade ou quando você está de pé. E esse mesmo músculo, a mesma curva dificulta a passagem das fezes quando estamos assentados a 90º.

A maneira correta para fazer cocô do jeito certo é assentado em cócoras. Com uma angulação de 35º. 

Nesta posição o intestino fica livre, e as fezes saem com muito mais facilidade e menos força.

Para conseguir fazer cocô do jeito certo você precisa apenas ter no seu banheiro um apoio para os pés. Que pode ser um banquinho, ou você pode comprar um apoio específico para esse momento.

Por que você deve fazer cocô do jeito certo?

Evacuar da maneira errada é um dos principais motivos que podem causar hemorroidas. Afinal de contas, as hemorroidas surgem quando ocorre um aumento da pressão nos vasos sanguíneos em torno do ânus.

Fazendo com que as veias dilatam e fiquem inchadas e inflamadas, podendo levar à dor e ao sangramento.

Ou seja, o excesso de força para evacuar causa hemorroidas. Porém, você reduz essa força quando assenta na posição correta de fazer cocô. 

E não é só hemorroidas, o intestino é nosso segundo cérebro. Se ele não está funcionando bem, há constipação, provavelmente outras áreas do corpo também não estão saudáveis. 

Alimentação também importa

O jeito certo de fazer cocô é muito importante, porém, a sua alimentação também precisa estar saudável. Afinal, de nada adianta assentar na posição correta se suas fezes estão secas. 

Por isso, colocar em prática essas outras dicas também é fundamental. 

Beba mais água

A água adiciona líquido ao cólon e volume às fezes. Isso facilita os movimentos intestinais, pois deixa mais suaves e fáceis de evacuar.

Como o cólon precisa de água para fazer seu trabalho, a desidratação pode ser uma das principais causas da constipação.

O recomendado é que você consiga consumir pelo menos dois litros e meio de água por dia. Além disso, é importante que parte dessa água seja consumida ainda em jejum. Comece com meio copo e vá aumentando gradualmente até conseguir beber dois copos de água em jejum

Coma mais fibras

Assim como a água, as fibras aumentam o peso e o tamanho das fezes Além disso, ajuda a amolecer.

Isso é importante, pois as fezes volumosas são mais fáceis de evacuar. Ou seja, diminui a chance de constipação.

Se você tiver fezes soltas e aquosas, a fibra pode ajudar a solidificar as fezes. Pois absorve água e aumenta o volume das fezes. Ajudando a manter a saúde intestinal.

Adicione na sua alimentação chia, linhaça, acelga, couve, agrião, mamão, abacate e abóbora moranga.

Massageie a região abdominal

Outra dica para ajudar a fazer cocô do jeito certo é através de massagem. Você pode fazer as massagens na região abdominal a noite, durante ou depois do banho.

Se preferir use óleos essenciais que beneficiam a saúde intestinal como, os óleos de alecrim, hortelã pimenta, limão e lavanda, por exemplo.

Faça exercícios

Exercitar também é excelente para a saúde da flora intestinal. Atividades como caminhada, alongamento, agachamento ou pular corda vão beneficiar muito a saúde intestinal.

Agora que você já sabe como fazer cocô da maneira correta, assista a este vídeo. Ele foi gravado há algum tempo, mas ainda é super atual e vai te ajudar a ter um intestino mais saudável. 

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta