close
ArtigosFitness

Como ganhar massa muscular de maneira saudável?

Se você clicou neste artigo, provavelmente esta interessada em como ganhar massa muscular.

E se seu objetivo é saber como ganhar massa muscular, eu tenho uma ótima dica para te dar!

Se você deseja construir músculos, deve manter seu corpo bem hidratado.

Gostou do tema deste artigo?

Leia, comente e compartilhe com uma amiga que também está em busca de informações sobre como ganhar massa muscular.

Beber água para ter saúde

Beber água é fundamental para a saúde. Especialmente para quem esta com o propósito de construir músculos é um tópico muito importante e não deve ser negligenciado.

Digo isso, porque, a água é o nutriente mais crítico para a saúde, crescimento e desenvolvimento. Além disso, a água também é o nutriente mais abundante no corpo, sem mencionar o mais importante. 

Sem água e outros líquidos você morre dentro de uma semana.

Embora a água não forneça energia da mesma maneira que os carboidratos e a gordura, ela desempenha um papel muito importante na transformação de energia.

Afinal, a água é o meio em que todas as reações energéticas ocorrem. Portanto, você precisa beber muita água para obter saúde, resistência, combustível e construção muscular.

Como ganhar massa muscular bebendo água

Beber água para a saúde é um aspecto importante da construção muscular.

Por quê?

A água está em toda parte do corpo, como um rio que flui através das artérias, veias e capilares, transportando nutrientes para as células e transportando resíduos para fora do corpo.

A água basicamente preenche todos os espaços do seu corpo e ajuda a formar as estruturas de proteínas e glicogênio. Ou seja, para mover os músculos, você precisa de água. O músculo é considerado um tecido ativo e a água é encontrada nas maiores concentrações no tecido ativo.

Por isso, se seu corpo estiver desidratado, é provável que você não tenha uma sessão de levantamento de peso muito produtiva (1).

E sabe porquê isso acontece? Seus músculos são privados de eletrólitos. Músculos são controlados por nervos. A estimulação elétrica dos nervos e a contração dos músculos são o resultado da troca de minerais eletrolíticos dissolvidos na água.

Por isso, é essencial que você beba água para a saúde e para a construção muscular. Afinal, sem água suficiente, seus músculos não receberão eletrólitos suficientes.

Além disso, a força e o controle muscular ficam enfraquecidos.

Por isso, se você que saber como ganhar massa muscular a principal dica é: mantenha seu corpo bem hidratado.

A água também ajuda na lubrificação das articulações. A água é um ingrediente na composição do líquido sinovial, que é o líquido lubrificante entre as articulações.

Se a sua dieta para levantamento de peso estiver em falta de água, mesmo por um breve período, menos fluido estará disponível para proteger essas áreas (2).

Sendo assim, à medida que você adiciona mais peso e estresse ao seu corpo, as demandas do levantamento de peso nas articulações aumentam. Por isso, o fluido de proteção adequado é essencial para o desempenho ideal e para proporcionar vida útil mais longa às articulações.

Outras vantagens da hidratação no processo de como ganhar massa muscular 

E não para por ai. Confira outras vantagens do corpo bem hidratado no processo de como ganhar massa muscular.

Hidratação reduz a fadiga

Embora a água não forneça energia da mesma maneira que gordura, por exemplo, ela desempenha um papel importante na transformação de energia.

A água é o meio em que todas as reações energéticas ocorrem. Se você ficar desidratado, ficará letárgico, poderá sofrer cólicas e o desempenho de resistência e força sofrerá. Por isso, que atletas quando ficam desidratados geralmente têm desempenho reduzido nos dias seguintes.

Hidratação ajuda na perda de peso

A água pode suprimir o apetite naturalmente e aumentar a capacidade do organismo de metabolizar a gordura armazenada.

Estudos têm mostrado que uma diminuição na ingestão de água fará com que os depósitos de gordura aumentem. Enquanto um aumento na ingestão de água pode realmente reduzir os depósitos de gordura (3, 4, 5).

Mulher bebendo água pois, hidratação é importante em como aumentar a massa muscular
Hidratação é importante em como aumentar a massa muscular

Isso acontece porque uma redução na água diminui a eficiência dos rins, o que resulta em algumas funções renais sendo desviadas para o fígado.

Como uma das principais funções do fígado é metabolizar a gordura armazenada em energia utilizável para o corpo, ele metaboliza menos gordura enquanto executa funções normalmente executadas pelos rins. Isso resulta em menos gordura armazenada queimada e uma redução na perda de peso.

Hidratação reduz a retenção de líquidos

O corpo percebe a desidratação como uma ameaça à sobrevivência e começa a segurar cada gota (6).

A água é armazenada em espaços extracelulares (fora da célula), o que pode resultar em extremidades inchadas (pés, pernas e mãos).

Os diuréticos oferecem uma solução temporária, mas podem causar mais mal do que bem se abusados. Por quê? Os diuréticos causarão a eliminação da água, juntamente com muitos nutrientes essenciais.

Além disso, o corpo perceberá esse condicionamento como uma ameaça e substituirá a água perdida na primeira oportunidade, isso causa inchaço e retenção de líquidos mais uma vez. Beber muita água regularmente eliminará esse problema.

Hidratação para ganhar massa muscular

Por fim, é necessária água para transportar nutrientes para as células e transportar resíduos para fora do corpo. A água ajuda a formar as estruturas de proteínas e glicogênio.

Para mover e flexionar seus músculos, você precisa de água. Se seu corpo estiver desidratado, seus músculos serão privados de eletrólitos e cãibras. Como os músculos são controlados pelos nervos, sem o equilíbrio adequado de água e eletrólitos, a força e o controle muscular também serão prejudicados.

É essencial que você se mantenha hidratado se quiser construir músculos e obter um ótimo desempenho no seu esporte.

Como uma dica final, além da hidratação o que também pode ser feito para impulsionar seu corpo a construir músculos é fazer um super detox.

O detox vai dar uma gás a mais no seu fígado, te ajudar a desinchar, eliminar o acúmulo de gordura, ou seja, vai preparar seu corpo para uma dieta focada em como ganhar massa muscular.

Eu tenho um programa de detox 7 dias!

Clique na imagem abaixo para conferir.

clique aqui detox 7 dias para te ajudar em como ganhar massa muscular
Detox para te ajudar em como ganhar massa muscular

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : águaágua e os rinsaumentar a massa muscularaumentar massa muscularBeba Águabeber águadesidrataçãoevitar a desidrataçãoganho de massa muscularganho muscularHidrataçãomanutenção da massa muscularmassa muscularSintomas da Desidratação

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta