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Como impulsionar seu sistema imunológico – Os 19 principais impulsionadores

Estamos continuamente expostos a organismos que são inalados, engolidos ou habitam nossa pele e membranas mucosas. A decisão de determinar se esses organismos levam ou não à doença pela integridade dos mecanismos de defesa ou do sistema imunológico de nosso corpo.

Quando nosso sistema imunológico está funcionando corretamente, nem percebemos. Mas quando temos um sistema imunológico sub ou super ativo, corremos um risco maior de desenvolver infecções e outras condições de saúde.

Se você está se perguntando como aumentar o seu sistema imunológico, saiba que isso não acontece necessariamente durante a noite. É uma questão de fortalecer sua resposta imune com mudanças no estilo de vida e o uso de ervas antimicrobianas e antivirais que aumentam o sistema imunológico.

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é uma rede interativa de órgãos, glóbulos brancos e proteínas que protegem o corpo contra vírus e bactérias ou quaisquer substâncias estranhas.

O sistema imunológico trabalha para neutralizar e remover patógenos como bactérias, vírus, parasitas ou fungos que entram no corpo, reconhecem e neutralizam substâncias nocivas do meio ambiente e lutam contra as próprias células do corpo que sofrem alterações devido a uma doença.

Sistema Imunológico. Imagem: (Divulgação)

Nosso sistema imunológico trabalha para nos proteger todos os dias, e nem percebemos isso. Mas quando o desempenho do nosso sistema imunológico é comprometido, é quando enfrentamos doenças.

Além disso, pesquisas indicam que a subatividade do sistema imunológico pode resultar em infecções graves e tumores de imunodeficiência, enquanto a hiperatividade resulta em doenças alérgicas e autoimunes (1).

Para que as defesas naturais do nosso corpo funcionem sem problemas, o sistema imunológico deve ser capaz de diferenciar entre células, organismos e substâncias “auto” e “não-auto”. 

Aqui está um detalhamento das diferenças:

  • Substâncias “não-próprias” são chamadas antígenos, que incluem as proteínas nas superfícies de bactérias, fungos e vírus. As células do sistema imunológico detectam a presença de antígenos e trabalham para se defender.
  • As substâncias “auto” são proteínas na superfície de nossas próprias células. Normalmente, o sistema imunológico já aprendeu, em um estágio anterior, a identificar essas proteínas das células como “eu”, mas quando identifica seu próprio corpo como “não-eu” e o combate, isso é chamado de reação auto-imune.

O incrível do sistema imunológico é que ele está constantemente se adaptando e aprendendo para que o corpo possa lutar contra bactérias ou vírus que mudam com o tempo. Existem duas partes do sistema imunológico:

  • Nosso sistema imunológico inato funciona como uma defesa geral contra patógenos.
  • Nosso sistema imunológico adaptativo tem como alvo patógenos muito específicos com os quais o corpo já tem contato.

Esses dois sistemas imunológicos se complementam em qualquer reação a um patógeno ou substância nociva.

Doenças do Sistema Imune

Antes de aprender exatamente como melhorar seu sistema imunológico, primeiro entenda que a maioria dos distúrbios imunológicos resulta de uma resposta imune excessiva ou de um ataque auto-imune. Os distúrbios do sistema imunológico incluem:

  • Alergias e asma: as alergias são uma resposta inflamatória imunomediada a substâncias ambientais normalmente inofensivas, conhecidas como alérgenos. O corpo reage exageradamente a um alérgeno, causando uma reação imune e sintomas de alergia. Isso pode resultar em uma ou mais doenças alérgicas, como asma, rinite alérgica, dermatite atópica e alergias alimentares.
  • Doenças de Imunodeficiência: Uma doença de imunodeficiência ocorre quando o sistema imunológico está faltando uma ou mais de suas partes e reage muito lentamente a uma ameaça. As condições de imunodeficiência, como o HIV / AIDS e a imunodeficiência induzida por medicamentos, são causadas por um comprometimento grave do sistema imunológico, que leva a infecções que às vezes ameaçam a vida.
  • Doenças auto-imunes: As doenças auto-imunes fazem com que o seu sistema imunológico ataque as células e os tecidos do seu corpo em resposta a um gatilho desconhecido. Exemplos de doenças autoimunes incluem artrite reumatoide, lúpus, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Impulsionadores do sistema imunológico

Ao pesquisar como melhorar seu sistema imunológico, observe essas ervas, alimentos, suplementos, óleos essenciais e fatores do estilo de vida.

Ervas para melhorar o sistema imunológico

1. Echinacea

Muitos dos constituintes químicos da echinacea são poderosos estimulantes do sistema imunológico que podem fornecer um valor terapêutico significativo. A pesquisa mostra que um dos benefícios mais significativos da echinacea são seus efeitos quando usados ​​em infecções recorrentes.

Um estudo de 2012 descobriu que a echinacea mostrou efeitos máximos em infecções recorrentes, e os efeitos preventivos aumentaram quando os participantes usaram a echinacea para prevenir o resfriado comum (2).

Um estudo de 2003 depois de revisar várias dezenas de experimentos com seres humanos, incluindo vários ensaios clínicos randomizados, os pesquisadores indicam que a equinácea tem vários benefícios, incluindo a imuno estimulação, especialmente no tratamento de infecções respiratórias agudas superiores (3).

2. Sabugueiro

As bagas e flores da planta mais velha são usadas como remédio há milhares de anos. Até Hipócrates, o “pai da medicina”, entendeu que esta planta era fundamental para impulsionar seu sistema imunológico. Ele usou sabugueiro por causa de sua ampla gama de benefícios à saúde, incluindo sua capacidade de combater resfriados, gripes, alergias e inflamações.

Vários estudos indicam que o sabugueiro tem o poder de impulsionar o sistema imunológico, especialmente porque provou ajudar a tratar os sintomas do resfriado e gripe comum.

Um estudo mostra que, quando o sabugueiro era usado nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, o extrato reduzia a duração da gripe, com os sintomas sendo aliviados em média quatro dias antes (4). Além disso, o uso de medicamentos de resgate foi significativamente menor naqueles que receberam extrato de sabugueiro em comparação com o placebo.

3. Raiz de astrágalo

O astrágalo  é uma planta da família dos feijões e leguminosas que tem uma história muito longa como impulsionadora do sistema imunológico e combatente de doenças. Sua raiz tem sido usada como adaptógeno na  medicina tradicional chinesa há milhares de anos. 

Embora o astrágalo seja uma das ervas menos estimulantes do estudo, existem alguns ensaios pré-clínicos que mostram atividade imune intrigante (5).

Uma revisão recente descobriu que os tratamentos à base de astrágalo demonstraram melhora significativa da toxicidade induzida por medicamentos como imunossupressores e quimioterápicos do câncer.

Os pesquisadores concluíram que o extrato de astrágalo tem um efeito benéfico no sistema imunológico e protege o corpo contra inflamações e cânceres gastrointestinais (6).

4. Ginseng

As raízes, caules e folhas do ginseng foram usados ​​para manter a homeostase imune e aumentar a resistência a doenças ou infecções.

O ginseng melhora o desempenho do seu sistema imunológico, regulando cada tipo de célula imunológica, incluindo macrófagos, células assassinas naturais, células dendríticas, células T e células B. Além disso, também provou possuir compostos antimicrobianos que funcionam como um mecanismo de defesa contra infecções bacterianas e virais (7).

Um estudo publicado sugere que o extrato de ginseng induz com sucesso respostas de anticorpos específicos ao antígeno quando administrado por via oral (8). Por fim, os anticorpos se ligam a antígenos, como toxinas ou vírus, e os impedem de entrar em contato e prejudicar as células normais do corpo.

Devido à capacidade do ginseng de desempenhar um papel na produção de anticorpos, ajuda o organismo a combater microorganismos invasores ou antígenos patogênicos.

Alimentos para melhorar o sistema imunológico

5. Caldo de Osso

O caldo de osso suporta a função imunológica, promovendo a saúde do seu intestino e reduzindo a inflamação causada pela síndrome do intestino solto. O colágeno e os aminoácidos (prolina, glutamina e arginina) encontrados no caldo ósseo ajudam a selar aberturas no revestimento intestinal e sustentam sua integridade.

Caldo De Osso para melhorar sistema imunológico. Imagem: (Divulgação)

Sabemos que a saúde intestinal desempenha um papel importante na função imunológica, portanto, consumir caldo de osso funciona como um excelente alimento para impulsionar o sistema imunológico.

6. Gengibre

A medicina ayurvédica conta com a capacidade do gengibre de como estimular o sistema imunológico antes da história registrada. Acredita-se que o gengibre ajuda a quebrar o acúmulo de toxinas em nossos órgãos devido aos efeitos do aquecimento. Também é conhecido por limpar o sistema linfático, nossa rede de tecidos e órgãos que ajudam a livrar o corpo de toxinas, resíduos e outros materiais indesejados.

A raiz do gengibre e o óleo essencial de gengibre podem tratar uma ampla gama de doenças com suas respostas à imunonutrição e anti-inflamatórias. Pesquisas mostram que o gengibre tem potencial antimicrobiano, o que ajuda no tratamento de doenças infecciosas (9).

Também é conhecido por sua capacidade de tratar distúrbios inflamatórios causados ​​por agentes infecciosos, como vírus, bactérias e parasitas, além de agentes físicos e químicos, como calor, ácido e fumaça de cigarro.

7. Chá verde

Estudos que avaliam a eficácia do chá verde mostram que ele contém propriedades antioxidantes e imunomoduladoras (10). Funciona como um agente antifúngico e antivírus e pode ser útil para pacientes imunocomprometidos.

Fortaleça seu sistema imunológico bebendo um chá verde de boa qualidade diariamente um. Os antioxidantes e aminoácidos presentes neste chá ajudarão seu corpo a combater os germes e melhorar.

8. Alimentos com vitamina C

Alimentos com vitamina C, como frutas cítricas e pimentões vermelhos, melhoram a saúde do seu sistema imunológico, fornecendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Estudos mostram que a ingestão suficiente de vitamina C (juntamente com zinco) em sua dieta pode ajudar a reduzir os sintomas de infecções respiratórias e a duração de doenças como o resfriado comum e a bronquite (11).

Os melhores alimentos para adicionar vitamina C a um sistema imunológico forte incluem:

  • frutas cítricas, incluindo laranja, limão e toranja, groselha preta, goiaba, pimentão verde e vermelho, abacaxi, manga, por fim, salsinha.

9. Alimentos com beta-caroteno

O beta-caroteno possui poderosa atividade antioxidante, permitindo reduzir a inflamação e combater o estresse oxidativo. Em vez de tomar suplementos de beta-caroteno, os pesquisadores propõem que o beta-caroteno pode promover a saúde quando tomado em níveis alimentares, comendo alimentos ricos em carotenoides (12).

As fontes mais ricas de beta-caroteno são frutas e vegetais amarelos, laranja e vermelhos e verduras. Adicionar os seguintes alimentos à sua dieta pode ajudar a promover um forte sistema imunológico:

  • suco de cenoura, abóbora, batata docepimentões vermelhos, damasco, espinafre e couve, por exemplo.

Suplementos para melhorar o sistema imunológico

10. Probióticos

Como o intestino com vazamento é uma das principais causas de sensibilidades alimentares, doenças autoimunes e desequilíbrio imunológico ou um sistema imunológico enfraquecido, é importante consumir alimentos e suplementos probióticos.

Os probióticos, porém,  são boas bactérias que ajudam a digerir nutrientes que aumentam a desintoxicação do cólon e apoiam o sistema imunológico.

Por fim, pesquisa publicada sugere que organismos probióticos podem induzir diferentes respostas a citocinas (13). A suplementação de probióticos na infância pode ajudar a prevenir doenças imunomediadas na infância, melhorando o sistema imunológico da mucosa intestinal e aumentando o número de células imunoglobulinas e células produtoras de citocinas nos intestinos.

11. Vitamina D

A vitamina D pode modular as respostas imunes inatas e adaptativas e uma deficiência de vitamina D está associada ao aumento da auto-imunidade e ao aumento da suscetibilidade à infecção.

A pesquisa prova que a vitamina D trabalha para manter a tolerância e promover a imunidade protetora (14). Houve vários estudos transversais que associam níveis mais baixos de vitamina D com aumento da infecção.

Um estudo realizado no Massachusetts General Hospital incluiu 19.000 participantes, e mostrou que indivíduos com níveis mais baixos de vitamina D tinham maior probabilidade de relatar uma infecção recente do trato respiratório superior do que aqueles com níveis suficientes, mesmo após o ajuste para variáveis ​​como estação, idade, sexo, massa corporal e raça (15).

Às vezes, abordar uma deficiência nutricional é como aumentar seu sistema imunológico.

12. Zinco

Os suplementos de zinco são frequentemente usados ​​como remédio sem receita para combater resfriados e outras doenças. Pode ajudar a reduzir os sintomas relacionados ao resfriado e diminuir a duração do resfriado comum.

Por fim, pesquisas que avaliam a eficácia do zinco mostram que ele pode interferir com um processo molecular que causa acúmulo de bactérias nas passagens nasais (16).

Óleos essenciais para melhorar o sistema imunológico

13. Mirra

A mirra é uma resina, ou substância semelhante à seiva, que é um dos óleos essenciais mais usados ​​no mundo. Historicamente, a mirra era usada para tratar a febre do feno, limpar e curar feridas e parar o sangramento. Estudos concluem que a mirra fortalece o sistema imunológico com suas propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antifúngicas, por exemplo (17).

Por fim, um estudo de 2012 validou a eficácia antimicrobiana aprimorada da mirra quando usada em combinação com o óleo de incenso contra uma seleção de patógenos. Por fim, os pesquisadores expressaram que o óleo de mirra tem propriedades anti-infecciosas e pode ajudar a impulsionar seu sistema imunológico (18).

14. Orégano

O óleo essencial de orégano é conhecido por suas propriedades curativas e estimulantes do sistema imunológico. Combate infecções naturalmente devido aos seus compostos antifúngicos, antibacterianos, antivirais e antiparasitários, por exemplo.

Um estudo de 2016 descobriu que os principais compostos do orégano responsáveis ​​por sua atividade antimicrobiana incluem o carvacrol e o timol (19).

Vários estudos científicos mostram que o óleo de orégano exibiu atividade antibacteriana contra vários isolados e espécies bacterianas, incluindo B. laterosporus e  S. saprophyticus (20). 

Estilo de vida para melhorar o sistema imunológico

15. Exercício

Incorporar a atividade física em seu regime diário e semanal é extremamente importante para fortalecer seu sistema imunológico.

Um estudo em 2018  revelou que altos níveis de atividade física e exercício físico melhoram a imunosenescência (deterioração gradual do sistema imunológico) em adultos com idades entre 55 e 79 anos, em comparação com aqueles na mesma faixa etária fisicamente inativos.

Exercícios para aumentar a imunidade. 

O estudo também destaca que a atividade física não protege contra toda a imunosenescência que ocorre (21). No entanto, a diminuição da função e atividade do sistema imunológico de uma pessoa pode ser influenciada pela diminuição da atividade física, além da idade.

16. Reduzir o estresse

Estudos comprovam que o estresse crônico pode suprimir respostas imunes protetoras e exacerbar respostas imunes patológicas (22).

Para promover a saúde e a cura, você precisa minimizar seus níveis de estresse. Isso pode ser difícil hoje, especialmente quando as pessoas estão preocupadas em ficar doentes, mas é importante.

17. Melhore o sono

Quando você não está dormindo o suficiente, seu sistema imunológico não será capaz de funcionar corretamente. De fato, uma pesquisa que analisou a vulnerabilidade de adultos privados de sono descobriu que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite tinham mais de quatro vezes mais chances de pegar um resfriado do que os adultos que dormiam mais de sete horas (23).

Para reduzir suas chances de pegar resfriados e gripes, certifique-se de dormir pelo menos sete horas todas as noites.

18. Limitar o consumo de álcool

Consumir muito álcool certamente pode afetar a função imunológica, e é por isso que você precisará reduzir o álcool para combater infecções e promover a saúde do sistema imunológico.

O álcool afeta negativamente a saúde intestinal, diminuindo a função imunológica e tornando-o mais suscetível a patógenos prejudiciais. Por fim, atenha-se a uma ou duas bebidas alcoólicas por semana, ou menos, para aumentar seu sistema imunológico.

19. Tome medidas de proteção

Quando há germes e bugs circulando, é importante proteger a si e às pessoas ao seu redor, isso significa:

  • lavagem frequente das mãos, por pelo menos 20 segundos, minimizar o toque no seu rosto, fique em casa quando estiver doente, tossir ou espirrar em seu cotovelo, por fim, procurar atendimento médico e tratamento quando necessário

Riscos e efeitos colaterais

Se você estiver usando essas ervas, suplementos e óleos essenciais que aumentam o sistema imunológico, lembre-se de que os produtos são extremamente potentes e não devem ser tomados por mais de duas semanas por vez.

Além disso, se estiver grávida, tenha cuidado ao usar óleos essenciais e procure seu médico antes de fazê-lo.

Sempre que você estiver usando remédios naturais, como suplementos de plantas, por exemplo, é uma boa ideia fazê-lo sob os cuidados do seu médico ou nutricionista.

Pensamentos finais

  • O sistema imunológico é uma rede interativa de órgãos, células e proteínas que protegem o corpo contra vírus e bactérias ou quaisquer substâncias estranhas, por exemplo.
  • Porém, quando o sistema imunológico está funcionando corretamente, você nem percebe é quando o desempenho do sistema imunológico fica comprometido que você enfrenta uma doença.
  • Por fim, plantas, ervas, minerais, alimentos e mudanças no estilo de vida podem ser usadas para prevenir e combater infecções devido às suas propriedades antimicrobianas e estimulantes do sistema imunológico.

Faça detox, afinal, ele vai te ajudar a elevar sua imunidade de maneira segura!

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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