close
ArtigosMetabolismo

Está sempre cansado? Confira como ter mais energia e disposição

Ter energia e disposição ao acordar e durante o dia é sinal de saúde. Muitas pessoas associam à saúde a ausência de doenças. No entanto, fadiga, estresse, cansaço, baixa energia e sonolência são sintomas de que você não está bem. 

O nível de energia de cada pessoa varia, o mais importante, porém, é saber que todos nós podemos produzir energia. Aliás, nós temos mitocôndrias dentro das nossas células justamente para produzir energia. 

Nesse contexto, é preciso ajustar os hábitos diários para eliminar os que baixam a energia e aumentar os que elevam a energia e disposição. 

Hábitos que baixam a energia e disposição

Alimentação

Todo tipo de alimento que você consome gera energia, no entanto, o processo acontece de maneira diferente. 

Evite carboidratos refinados e açucarados para ter mais energia e disposição Imagem: (Divulgação)

Alimentos ricos em carboidratos simples como pães, bolos, biscoitos, croissant, por exemplo, digeridos muito rapidamente, aumentam muito a insulina no sangue e causam uma desestabilização do fígado que prejudica a produção de energia.

O mesmo vale para alimentos e bebidas açucaradas, principalmente os alimentos ricos em frutose.

Por isso, quanto mais alimentos processados e industrializados você consumir, maior a tendência de ter baixa energia. E o problema só piora, afinal, todo esse processo impacta também na produção de hormônios. 

Sono ruim causa falta de energia e disposição

Dormir tarde ou dormir pouco vai te manter com a energia lá embaixo. O objetivo de uma noite de sono é recarregar seu corpo para o próximo dia. Durante o sono, o cérebro está envolvido em uma série de atividades necessárias à vida – que estão intimamente ligadas à qualidade de vida

Outro ponto importante a ser considerado é em relação às pessoas que sentem-se mais predispostas a trabalhar a noite. Gente, existe um motivo pelo qual nós dormimos à noite e não durante o dia. 

A melatonina, hormônio regulador do início do sono, é o único hormônio conhecido sintetizado pela glândula pineal e é liberado em resposta à escuridão (1). Ou seja, a falta de luz estimula o sono. 

Justamente por isso, o sono da noite é mais revigorante para seu corpo. 

Sedentarismo

Outro aspecto que impacta muito na falta de energia e disposição é o sedentarismo. Há quem diga que é sedentário porque não tem energia. No entanto, é o contrário, você está sem energia porque se mantém sedentário.

Nosso corpo produz nossa energia, ou seja, você precisa se movimentar. A atividade física regular aumenta a contagem de glóbulos vermelhos, células transportadoras de oxigênio. 

Ao aumentar a atividade, aumenta também o fluxo sanguíneo e a consequente oxigenação das células, o que é especialmente importante para o cérebro.

Além disso, a atividade física aumenta a quantidade de transporte de glicose. Se você é sedentário e tem uma alimentação rica em calorias você pode ter uma  hipoglicemia.

O resultado é uma queda repentina do açúcar no sangue, resultando em fadiga e falta de energia.

Saúde

Além desses três hábitos, é preciso estar atento à saúde de maneira geral. Avaliar como estão os hormônios, principalmente os da tireoide e melatonina. Analisar também o fígado, os rins e o sangue.

Fadiga, estresse, baixa energia e disposição são sinais de que seu corpo não está bem. Então, procure por uma solução. Faça exames e não se contente em não ter energia. 

Além de exames, algumas mudanças na sua rotina podem ser úteis para reverter esse quadro de baixa energia e disposição. 

Hábitos que aumentam a energia e disposição

Alimentação e jejum intermitente

Ajustar sua alimentação consumindo alimentos com baixo índice glicêmico – cujos açúcares são absorvidos lentamente – já vai impulsionar a produção de energia (2). 

>> 11 alimentos para ter mais energia.

Se você associar a prática do jejum intermitente os resultados serão ainda melhores. Quando você fica sem comer por um período, as funções do seu corpo se tornam mais eficientes.

Afinal de contas, ao limitar suas refeições, você também evita oscilações violentas no açúcar no sangue, o que vai te propiciar mais energia. Além disso, vai estimular seu corpo a produzir cetonas, uma fonte de energia mais robusta para o cérebro, para melhor clareza mental.

Consumo de água

Acelerar o Emagrecimento com Água: Como? Imagem: (Divulgação)

Quando seu corpo está com falta de líquidos, um dos primeiros sinais é uma sensação de fadiga, por exemplo.

Isso acontece porque a falta de água afeta o fluxo de oxigênio para o cérebro e faz com que seu coração trabalhe mais para bombear oxigênio para todos os órgãos do corpo, deixando você mais cansado e menos alerta. 

Ou seja, estar hidratado já é uma garantia de que seu coração terá mais energia. 

 

 

Sono de qualidade

Prepare-se para dormir. Para isso, deite e acorde todos os dias no mesmo horário e crie um ritual antes de dormir e ao acordar.

Esses rituais ajudam seu cérebro a entender que está na hora de descansar e de estar desperto.

Além disso, faça sua última refeição por volta das 19:00 horas e tome um banho relaxante. Limite o uso de telas, mantenha o quarto escuro, faça uma meditação, use óleos essenciais no quarto e deite-se. 

Ao acordar, faça alongamento, meditação, oração, tome um banho gelado, enfim, crie um ritual.  Essa rotina vai melhorar seus hábitos e aumentar sua energia e disposição. 

Controle o estresse

Problemas no trabalho, dívidas, problemas no relacionamento, com os filhos, com a família, tudo isso impacta no seu sono, em seus hormônios e na qualidade de vida em geral. 

Afinal, você gasta muita energia pensando em problemas, criando emoções desgastantes  que desestabilizam suas atividades diárias. Encontre maneiras para aliviar esse estresse

Conversar com um amigo ou parente, ter a ajuda de um psicoterapeuta pode ajudar a dissipar o estresse. 

Além disso, terapias de relaxamento como meditação, auto hipnose, yoga e tai chi também são ferramentas eficazes para reduzir o estresse.

Exercício para ter meia energia e disposição

O exercício quase garante que você dormirá melhor. Também dá às células mais energia para queimar e fazer circular o oxigênio (3). E o exercício pode levar a níveis mais elevados de dopamina no cérebro, o que ajuda a elevar o humor. Ao caminhar, aumente o ritmo periodicamente para obter benefícios extras para a saúde.

Além disso, evitar hábitos que prejudicam o funcionamento do seu corpo também contribuem para o aumento da energia e disposição. 

Então, evite fumar, evite cochilar durante o dia e limite o consumo de álcool. 

Há alguns anos gravei um vídeo com dicas do que pode ser feito para manter os níveis de energia no máximo. Confira!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : disposiçãodr. juliano pimentelenergiamais energia

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta