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Saiba como a meditação te ajuda a controlar a ansiedade

A ansiedade é um mal da nossa sociedade moderna. E quem sofre com ela, sabe como pode ter a vida prejudicada por esse distúrbio. Mas, neste material você vai saber como a meditação ajuda a controlar a ansiedade.

O excesso de ansiedade é a consequência de um estado de agitação. Temos acesso a informações do mundo todo o tempo inteiro. E as atitudes simples que eram possíveis para nossos ancestrais como apreciar a natureza, por exemplo, é quase impossível atualmente.

Por isso, a meditação aparece como uma ótima ferramenta para controlar a ansiedade. Afinal, é uma atividade que nos força a parar.

É importante ter em mente que nós somos parte da natureza. Sendo assim, olhar para dentro é tão necessário quanto apreciar o que está em volta.

A meditação é uma poderosa ferramenta para controlar a ansiedade e te conectar com o presente.

Leia até o final e compartilhe!

Mais sobre a Ansiedade

é preciso controlar a ansiedade
Saiba como controlar ansiedade com meditação.

A palavra ansiedade tem origem do termo grego anshein, que significa “estrangular, sufocar, oprimir”.

E faz todo sentido, afinal, passamos boa parte de nossa vida perdendo tempo tentando estar em outro momento que não é atual. Quanto mais queremos manipular o desconhecido, maior a ansiedade.

O estresse, medo e ansiedade são experiências vivenciadas nas mais pequenas atitudes. Desde a infância já existe ansiedade sobre a reação dos pais ao pegar o boletim escolar. Quando adulto a ansiedade se instala na espera do resultado de um concurso, por exemplo. Mas está presente também na demora do namorado, ou na escolha da roupa para sair no final de semana.

Esse sentimento de tensão é normal e, até mesmo, necessário para estimular a disciplina, foco e estado de alerta.

No entanto, o problema começa quando esse estresse e medo se tornam tão presentes e intimidadores que interferem na vida cotidiana a ponto de paralisar.

Por menor que seja a ansiedade, preocupação, medo do desconhecido ou estado de inquietação excessiva, precisam ser tratados. E é aí que a meditação pode ajudar.

Vale lembrar que, a meditação não deve ser considerada a única opção de tratamento.

Afinal, consulta e orientação médica são fundamentais. Bem como a utilização de medicação adequada para complementar o tratamento, caso seja necessário.

Digo isso porque é importante compreender o tipo de transtorno de ansiedade que você pode apresentar: Transtorno do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Social ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo.

Você tem transtorno de ansiedade?

Pare um momento para analisar os seus sentimentos e responda as seguintes questões, você:

  • sente assustado e inquieto com frequência?
  • tem palpitações frequentes?
  • pensa demais no futuro e tem dificuldade de vivenciar o presente?
  • tem pensamentos obsessivos de experiências traumáticas do passado?
  • tem o costume de lavar várias vezes as mãos ou possui mania de limpeza obsessiva?
  • sofre com problemas para dormir?
  • tem pesadelos frequentes?
  • sua mãos e pés com frequência?

Se você respondeu sim a mais de uma destas questões, procure ajuda. E comece a meditar.

Meditação Ajuda a Controlar a Ansiedade

Praticar meditação é uma maneira de se manter calmo e relaxado para vivenciar o dia a dia. Dessa maneira, você tem clareza mental e força para enfrentar os acontecimentos como eles são, sem inquietação. Ou seja, é uma forma muito eficaz de controlar a ansiedade.

Isso acontece porque a meditação te coloca em equilíbrio com os seus sentimentos. Além disso, ajuda a ter mais controle sobre eles.

Praticantes de meditação possuem melhor estabilidade emocional, segundo estudo publicado na Revista Frontiers in Human Neuroscience, dos EUA (1).

Segundo os pesquisadores, a prática da meditação causa efeitos duradouros e mensuráveis nas funções do cérebro. Até mesmo em momentos onde a pessoa não está praticando.

Ou seja, com esta pesquisa é possível dizer que a meditação traz benefícios enquanto feita, mas também continua tendo efeitos após a prática. Isto é verdadeiramente importante para quem sofre com instabilidade emocional.

Detalhes sobre a pesquisa…

Estudos demostram que meditar ajuda a controlar a ansiedade
Meditar é útil para controlar a ansiedade

Vale destacar que nos exames realizados no fim do programa, o cérebro daqueles que não meditaram não apresentou alterações. Já no dos praticantes, a massa cinzenta ficou mais espessa do que era antes, em várias regiões.

Uma delas é o hipocampo, cujas atividades têm relação com a aprendizagem, a memória e a regulação das emoções, por exemplo.

Além disso, estudos anteriores já haviam mostrado que muitas pacientes de depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) apresentam pouca massa cinzenta no hipocampo.

Outras diferenças foram notadas no cerebelo (região relacionada à regulação das emoções). Na junção têmporo-parietal e no córtex cingulado posterior do cérebro dos meditadores. Áreas ligadas à empatia e à assunção da perspectiva de outra pessoa.

De forma geral, o que as pesquisas sugerem é que meditar durante anos torna o seu cérebro mais espesso. Além disso, fortalece conexões entre células cerebrais. Consequentemente, você ganha mais controle sobre as suas emoções.

Como meditar?

Pare tudo e perceba como seu corpo está.

O que você está olhando? Estenda seu olhar a todo o ambiente e ouça os sons a sua volta. Mantenha-se assim por um minuto.

Como foi manter-se no agora? Pode ser difícil no início, mas você vai se aprimorando na técnica.

Nossa mente tem o “hábito” de não estar focada no momento exato em que estamos vivendo, mas esse hábito pode se adquirir.

Outra coisa, meditar vai muito de cada um, mas você pode seguir alguns passos simples para começar:

  1. Encontre um lugar tranquilo, silencioso e limpo;
  2. Respire sem pressa (deixe tudo para depois, afinal, o momento de meditação é exclusivamente seu);
  3. Não lute contra os pensamentos que surgem sem parar dentro de você (se você “abraçar” estes pensamentos, fica mais fácil);
  4. Observe sua respiração, assim como o ritmo e intensidade;
  5. Quando se sentir completamente focado em sua respiração, sem qualquer interferência externa ou mental, sinta a experiência de simplesmente estar ali;
  6. Ao sentir uma paz interior, você terá alcançado a consciência meditativa.

Por fim, minha proposta é que você crie o hábito de se manter o maior tempo possível vivenciando o presente momento. Assistir esse vídeo pode ser útil.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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