Selecione a página

A culpa afeta a saúde mental e física

A culpa afeta a saúde mental e física

Talvez você não perceba, mas a culpa afeta a saúde de maneiras que você nunca imaginou. O fardo do arrependimento ou remorso têm impactos no seu comportamento.

A maneira como você pensa e reage às situações está muito relacionado ao que você já viveu. Afinal, as experiências passadas servem como base para as decisões futuras. 

E a culpa afeta a saúde no âmbito alimentar, social, mental e comportamental de maneira geral.

É isso que você aprenderá neste material.

Mas antes, quero te convidar para se juntar a mais 26 mil pessoas no meu grupo no telegram, para receber informações e dicas diárias de saúde. 

Participe!

O sentimento de culpa

A culpa afeta a saúde

A culpa afeta a saúde

A culpa é uma emoção incrivelmente poderosa. É um sentimento comum de angústia emocional que nos sinaliza quando nossas ações ou omissões causaram ou podem causar danos a outra pessoa – física, emocional ou de outra forma.

E não tem um parâmetro certo, pode se sentir culpado por comer o último pedaço de pizza até sentir culpa por ter machucado alguém na infância. 

Essa culpa por menor que seja pode ser o necessário para você decidir não ir a um lugar, ou evitar conversar com as pessoas, por exemplo.

O grande problema, porém, é que a culpa está muito relacionada a questões de auto punição.

Imagine que quando criança você bateu em um colega. A situação se resolveu na época você voltou a brincar, mas a culpa por ter machucado alguém continua dentro de você.

Não é possível voltar no tempo e não bater. Como uma maneira subconsciente de se punir por esse episódio, você sempre tem relações de amizades tóxicas. Seus amigos sempre fazem de você gato e sapato e você se deixa nesse lugar porque carrega essa culpa.

Pode parecer até uma besteira, mas o sentimento de culpa está preso, mesmo que a culpa não seja sua ele reflete em suas decisões. 

A Culpa afeta a saúde emocional 

A culpa afeta a saúde emocional.

A culpa afeta a saúde emocional.

O caminho que faz com que o sentimento de culpa afete a saúde é justamente esse da auto punição. 

A autopunição é tipicamente um mecanismo de enfrentamento que permite aos indivíduos sentir que estão no controle de suas vidas ou exercer um controle físico que reduz os efeitos de sua dor emocional. 

Embora isso possa parecer contra intuitivo, algumas pessoas optam por punir a si mesmas para reduzir seus sentimentos de culpa. Esses tipos de punição podem vir de várias formas, incluindo punição emocional e física

Sentimentos de fracasso moral são comuns entre as pessoas. Você provavelmente já ouviu ou disse o  termo “consciência pesada”. Isso quer dizer que você se sentiu envergonhado e culpado por ter feito algo. 

No entanto, algumas pessoas se sentem pior do que outras depois de fazer algo errado. Quando a maioria das pessoas se sente culpada, elas pedem desculpas, corrigem seus erros ou ambos. 

Porém, quando você começa a sentir vontade de se punir para se sentir bem com a situação, isso não é saudável. 

Talvez você pense que está limpando a alma depois de fazer algo errado e está tentando se envolver em métodos de redução da culpa. 

Mas, a verdade é que você só não está sabendo lidar com a situação. E enxerga a autopunição como a estratégia mais justa para se livrar desse sentimento. 

Esse sentimento só cresce e começa a afetar a saúde emocional. Afinal, a culpa causa uma sensação de sobrecarga.

A Culpa afeta a saúde física

Em um artigo recente citei a importância de liberar o perdão para emagrecer. E uma das maneira pela qual a culpa afeta a saúde fica é devido a falta de compreensão pelo passado. 

Às vezes alguém fez algo com você no passado, a outra pessoa estava errada, mas você se sentiu culpado por esse erro. 

Esse sentimento de vergonha e culpa relacionado a ação do outro também tem grandes impactos. Uma mulher que sofreu abuso na infância, por exemplo, tende a carregar esse sentimento de culpa. E uma das maneiras de se punir pode ser comer muito, não cuidar da saúde, evitar fazer atividades que gosta.

Mulheres que tiveram relacionamentos conturbados e abusivos, se punem com outros relacionamentos abusivos. É um ciclo que parece não ter fim, pois o sentimento de “eu mereço porque me sinto culpado”, “fiz algo errado no passado, mereço passar por isso”.  

Por mais que seja doloroso a pessoa permanecer nesse relacionamento, a pessoa permanece com comportamento de compulsão alimentar porque lá no fundo ela está se punindo por algum sentimento de culpa. 

Perceba que o sentimento de vergonha evolui para culpa, a culpa cresce para uma sensação de punição. E a autopunição se transforma em conforto. 

Perceber esse ciclo de sentimentos pode ser difícil. E a única solução é através do perdão.

Procure a ajuda de um terapeuta, melhore sua relação espiritual e se concentre para se livrar dessa culpa.

Se você quer entender mais sobre como todas as emoções e reações estão associadas à sua saúde conheça o STSD.

No Saúde Todo Santo Dia você tem acesso a mais de 160 aulas comigo, Dr. Juliano Pimentel e outros profissionais para assistir quando quiser e entender melhor como as doenças se formam e o que pode ser feito.

Faça parte do STSD e transforme a sua vida e a saúde da sua família para melhor.

Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!