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Desinchar e Emagrecer com Dicas Práticas

Dr Juliano Pimentel

Você começou o ano sentindo inchaço abdominal? O inchaço e a retenção de líquidos são causados geralmente por maus hábitos alimentares, que acabam levando à um acúmulo excessivo de água no organismo. Buscar formas para desinchar o organismo é essencial.

Esse acúmulo causa o inchaço, assim como o acúmulo de gases e a prisão de ventre.

Muitas pessoas sofrem com isso. Por isso, eu trago dicas práticas para desinchar o corpo e se livrar da retenção de líquidos.

Não deixe de ler e compartilhar.

Desinchar E Emagrecer

A retenção de líquido é o nome popular que descreve o inchaço no corpo.

O problema é causado pelo acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo, sendo mais frequente em mulheres durante a menstruação ou a gravidez.

Geralmente a retenção de líquido acontece no rosto, pernas e costas, provocando o inchaço da região afetada e também a diminuição da quantidade de urina (1).

Se você sofre com sintomas de retenção de líquido persistente, deve procurar o clínico geral para fazer exames e identificar a causa do problema.

Desequilíbrios tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo e outros fatores, favorecem a retenção de líquido.

Mas também pode ser um sintoma de doença renal ou insuficiência cardíaca.

Se você está tendo retenção de água repentina ou grave, procure atendimento médico imediatamente.

Outras causas possíveis são:

  •         Aumento da ingestão de sal;
  •        Sedentarismo
  •        Sobrepeso e Obesidade;
  •        Tabagismo;
  •        Alimentação inadequada;
  •        Bebidas alcoólicas;
  •        Períodos de grande variação hormonal;
  •        Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  •        Problemas na tireoide;
  •        Gravidez;
  •        Remédios, como alguns anti-hipertensivos;
  •        Reações inflamatórias.

Mas nos casos em que o inchaço é leve e não há nenhuma condição de saúde subjacente, você pode reduzir a retenção de líquidos com alguns truques simples.

Dicas Para Desinchar O Corpo

  1. Hidrate-Se

Uma das dicas básicas é manter a hidratação do organismo.

Beba muita água, pois ela hidrata e conduz as substâncias no seu organismo; é uma grande aliada contra o inchaço.

A água faz tudo fluir no organismo, retirando as toxinas acumuladas e ajudando no bom funcionamento do intestino e acelerando o metabolismo.

Você também pode acrescentar um pouco de limão na sua água, que é um bom desintoxicante, diurético e ajuda na hora da digestão.  

2. Coma Menos Sal

O sal é feito de sódio e cloreto. O sódio liga-se à água no corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células.

Se você costuma comer refeições ricas em sal, como os alimentos processados; o corpo consequentemente vai reter água. Estes alimentos são realmente a maior fonte dietética de sódio.

Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio, aumenta a retenção de fluidos dentro do corpo (2, 3, 4).

3. Magnésio

O magnésio é um mineral muito importante. Na verdade, ele está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o nosso corpo funcionando. Aumentar a ingestão dele pode ajudar a reduzir a retenção de água (5, 6, 7).

Boas fontes de magnésio incluem nozes, chocolate amargo, quinoa, acelga e vegetais verdes.

4. Vitamina B6

Outra forma de desinchar o corpo naturalmente, é por consumir Vitamina B6.

Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos; inclusive ajudam a reduzir a retenção de água em mulheres com síndrome pré-menstrual (8).

Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, nozes, frango, lombo suíno, espinafre, couve-flor, avelã, ameixa, semente de girassol, ervilhas, entre outros.

5. Potássio

O potássio vai ajudar a reduzir a retenção de água de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina (10).

Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos são ricos em potássio.

6. Evite Os Alimentos Industrializados

Eles contêm substâncias que provocam a retenção de líquidos, entre outros efeitos. Além de serem péssimos para a saúde

Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Altos níveis de insulina levam o corpo a reter mais sódio ao aumentar a reabsorção de sódio nos rins (11, 12).

Isso leva a um volume maior de líquido retido no corpo. Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares processados, grãos, açúcar branco e farinha.

7. Comer Consciente

Comer devagar é uma ótima dica, pois facilita a digestão, controla a entrada de ar no organismo, além de contribuir para a saciedade. O comer consciente traz muitos benefícios.

8. Corte Ou Evite Os Chicletes, Bebidas Alcoólicas E Frituras

Todos contém substâncias que dificultam a digestão, e contribuem para a retenção de líquidos.

9. Pratique Exercícios

A atividade física estimula a circulação e aumenta a velocidade do metabolismo, fazendo tudo circular e acontecer mais rápido no seu corpo. Evite ficar sempre muito tempo parado na mesma posição, mexa-se sempre.

10. Não Viva Para Comer

Outra forma de desinchar naturalmente, é por comer de forma consciente. Maneirar nas porções ingeridas nas refeições também melhora a chance de sucesso na digestão.

11. Aposte No Mamão, No Abacaxi E Na Laranja

Estas frutas são ricas em fibras, que ajudam muito no processo de digestão e diminuem o inchaço.

12. Investigue A Intolerância Alimentar

Faça os testes, passe algum tempo sem ingerir o glúten, e veja como se sente.

O glúten causa inflamação intestinal, mesmo que você não tenha a doença celíaca.

A lactose, também causa inchaço e inflamação. Você pode substituir esses alimentos por derivados de kefir, leite vegetal, quinoa e muitos outros alimentos naturais e que ajudam a desinchar o organismo.

De qualquer forma, mudar os seus hábitos de vida e de alimentação são indispensáveis não só para prevenir o inchaço e a retenção de líquidos, como para prevenir doenças.

Mas consumir de vez em quando esses alimentos naturais, não é o bastante para perder peso e melhorar a saúde.

Como já mencionei, os alimentos industrializados, processados e açucarados destroem a sua saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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