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Por que Diet e light não funcionam para emagrecer… E o que fazer a respeito.

Se você já comprou um produto diet e light, tenho certeza que você acreditou ser a melhor opção!

Engano seu. 

Vou te mostrar porque você deve evitar esse tipo de alimento. 

A sua alimentação deve se basear em alimentos de verdade, ou seja, aqueles produzidos pela natureza. Alimentos naturais que não passaram por nenhum processo humano.

Os produtos diet e light são o oposto dos alimentos de verdade. Afinal, eles passam por um ou mais processos para chegar à composição final.

O que está por trás dos alimentos diet e light?

Alimentos diet e light não são saudáveis.

Diet e light estão longe de ser algo para você emagrecer e gerar saúde. Isso porque, eles foram criados especificamente como uma solução ‘saudável’ para você evitar comer gordura.

Dependendo da sua idade, você vai lembrar que anos atrás a gordura era extremamente demonizada. Criou-se um mito de que gorduras naturais como banha de porco, por exemplo, fazem mal para a saúde.

Esse mito surgiu, após alguns estudos, solicitados pela indústria alimentícia, sugerirem que óleos e gorduras vegetais eram mais saudáveis. O que a gente sabe que não é verdade.

Ou seja, diet e light são uma construção da indústria alimentícia que investe bilhões para você acreditar nessas informações. Apareceram no mercado como uma opção mais saudável para substituir a gordura, que ficou como vilã da sua saúde.

As pessoas começaram a buscar alimentos com baixo teor de gordura, mas não se preocupavam com o percentual de carboidrato, nem mesmo com o teor calórico. Por isso, é tão comum pessoas que investem bastante dinheiro nas compras do mês em alimentos com menos gordura, mas a família continua acima do peso e com problemas de saúde. 

Light, o que é?

Os alimentos light são aqueles mais leves, ou seja, que têm a redução de algum nutriente. 

Então, são alimentos com menos açúcar ou menos gordura. Só que mesmo com a redução de um dos ingredientes esses alimentos continuam saborosos, ou seja, são palatáveis. 

Para isso é inserido no alimento adoçante, saborizante, conservantes entre outros substratos que tem apenas uma função no seu corpo: intoxicar. 

De maneira geral os produtos rotulados como light, ou descritos como “reduzidos em calorias” ou “com menos gordura”, devem ter 25% menos calorias ou gordura do que os produtos com os quais estão sendo comparados.

Porém, “light” serve para descrever produtos com menos cor ou sabor. Desde que especificado na embalagem.

E você pode estar pensando, mas 25% a menos de gordura é uma quantidade considerável. Porém, estudos mostram que os consumidores que optam por alimentos “light” na verdade consomem mais do que se tivessem continuado com a versão normal do produto.

Um estudo, publicado no Journal of Marketing Research, comparou o consumo de M & Ms, para isso foram colocados diante dos participantes duas versões do doce a tradicional e a rotulada como  “baixo teor de gordura”(1).

E o resultado foi que os participantes, em média, comeram quase 30% a mais de M & Ms “com baixo teor de gordura”. 

Esse resultado se dá porque os alimentos altamente processados têm efeitos viciantes, que no cérebro se assemelham aos efeitos de drogas. O objetivo é que você sinta necessidade de comer cada vez mais.

Diet, o que é?

Alimentos 0% açúcar são ricos em sódio.

Os alimentos diets se referem aqueles com ausência de açúcar, sal ou gordura. Os alimentos diet para pessoas diabéticas, por exemplo, podem conter apenas 0,5% de açúcar. Já os diets direcionados para o público cardíaco, contém apenas 0,5% de sal. E assim, por diante. 

O grande problema, porém, é que para que esses alimentos sem açúcar continuem saborosos é necessário inserir sódio ou gordura. E na maioria das vezes a gordura é a hidrogenada. 

Se um alimento é palatável, é saboroso ele tem em sua composição sal, açúcar ou gordura. Você já fez um arroz sem gordura? Quando a gordura é pouco o alimento amarga, não fica saboroso. O mesmo vale para um suco sem açúcar, um bolo sem uma pitada de sal.

E para alimentos industrializados continuarem saborosos e palatáveis são misturados açúcar, gordura e sal. Quando há redução de um desses ingredientes, há o aumento dos outros dois. 

Esses três ingredientes são estimuladores dentro do sistema nervoso central. 

Ou seja, quando chegam ao cérebro causam uma sensação de prazer e despertam o sistema límbico, para que você se sinta inebriado com aquele sabor. 

Essa mistura é feita justamente para colocar as pessoas viciadas em um tipo de alimento “liberado” que está “beneficiando a saúde”.

É por isso que dificilmente você consegue comer um só. Pois, foi feito para você se sentir viciado. E só de pensar você saliva e sente vontade de comer. 

Por que evitar alimentos diet e light?

Alimentos diet e light são ultraprocessados e por isso, devem ser evitados. 

Já que grande parte dos ingredientes que estão nos rótulos, são alimentos com potencial cancerígeno, de intoxicação, inflamação crônica, alergia, doenças crônicas e muito mais.

Aliás, qualquer alimento que possui um longo período de validade vai te causar problemas.

Assista a este vídeo e saiba como cuidar melhor da sua saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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