close
Dr Juliano Pimentel

A dieta da banana foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe, para o seu marido Hitoshi Watanabe, e logo se tornou muito popular no Japão e depois em outros países.

A banana contém fibras que ajudam a saciar o apetite e a melhorar o intestino. Pessoas que sofrem com a prisão de ventre, devem evitar comer a banana-maçã, dando preferência à banana nanica e à banana prata.

Mas será que essa dieta realmente emagrece? Saiba mais sobre os pontos positivos e negativos neste artigo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta da Banana

dieta da banana consiste em comer 4 bananas no café da manhã, acompanhada de 2 copos de água morna ou de chá de sua preferência, sem açúcar (é claro).

Outras versões da dieta colocam que essas quantidades podem ser adaptadas.

Existem muitos os benefícios na banana. A fruta pode auxiliar no tratamento de depressão, pois ela contém altos níveis de triptofano, que é transformado em serotonina e neurotransmissor cerebral do humor.

Também afirma-se que comer duas bananas antes de praticar exercícios físicos, pode resultar em energia extra para o seu rendimento ser ainda melhor.

O consumo da fruta também pode reduzir as possibilidades de ocorrência de câimbras durante o período noturno, e enquanto você estiver treinando (1).

A banana pode auxiliar a neutralizar a perda de cálcio, o que pode contribuir para o fortalecimento de seus ossos.

A intensidade dos sintomas da TPM também podem ser reduzidos, já que regula os níveis de açúcar na corrente sanguínea e induz ao relaxamento.

Ela pode auxiliar na proteção contra diabetes tipo 2, fortalecer o sistema nervoso, e auxiliar a produção de glóbulos brancos graças à presença de altos níveis de vitamina B6.

A banana também se destaca por ser rica em potássio e conter pouca quantidade de sal.

Ajuda a reduzir a pressão arterial, e a evitar casos de ataques cardíacos e derrames.

A pectina contida na fruta pode proporcionar uma melhor digestão, pois ela auxilia na eliminação regular de toxinas prejudiciais ao equilíbrio de seu organismo.

A fibra também pode prevenir a prisão de ventre, e a regular o funcionamento intestinal.

No entanto, também é preciso destacar que a banana é uma fonte de carboidratos, quando ela é comida em excesso pode prejudicar o emagrecimento.

A banana é rica em frutose, por isso, é bom não exagerar no seu consumo.

Comer quatro bananas todas as manhãs é um exagero.

Banana ajuda a emagrecer?

Nenhum estudo testou diretamente os efeitos das bananas sobre a perda de peso. No entanto, as bananas têm várias características que as tornam um alimento amigável para o emagrecimento.

Para começar, as bananas são relativamente low carb. Uma banana média contém apenas mais de 100 calorias, mas também são muito nutritivas e promovem saciedade.

Elas também são ricas em fibras. Comer mais fibra de frutas e legumes tem sido repetidamente associado com menor peso corporal e perda de peso (2).

Além disso, as bananas não maduras são embaladas com amido resistente, pelo que tendem a ser muito abundantes e podem reduzir o apetite.

(Veja aqui os benefícios da biomassa de banana verde)

Como funciona

Inicialmente indica-se o consumo de 1 copo de água natural no início da manhã. A bebida deve ser consumida junto com a banana.

A dieta da banana também aconselha que você durma cedo, pois o seu corpo deve descansar para acordar mais revigorado e disposto.

A diferença entre a dieta da banana e as demais, é que esta induz ao consumo da fruta. O consumo de alimentos gordurosos e muito calóricos não é permitido. Bebidas alcoólicas também não são aceitas no cardápio.

O consumo obrigatório da banana vale apenas para o café da manhã, por isso a dieta é conhecida como dieta matinal da banana. Uma outra refeição fica reservada para você consumir uma outra fruta, ou desfrutar novamente do gosto da banana.

A dieta da banana não possui cardápio fixo; ou seja, você pode adequar às refeições de acordo com o seu paladar.

Apenas recomenda-se evitar os alimentos calóricos, montando refeições com porções adequadas com todos os nutrientes necessários ao funcionamento regular de seu organismo.

Ela não é muito restritiva, quando comparada à outras dietas.

Contraindicações

A dieta da banana funciona mesmo?

Ela conta com diversas contradições, existem variações da dieta, como: dieta da banana verde, dieta da banana da terra, dieta da banana prata, entre outras. 

Apesar de não ser muito restritiva, ela o consumo de outros alimentos saudáveis no café da manhã, como o ovo.

E como já foi dito, é importante ficar de olho na quantidade.

Apesar de ser um alimento saudável, você não deve exagerar no consumo da banana, pois ela também é rica em carboidratos e frutose, que pode aumentar os níveis de açúcar do seu sangue, engordar e causar outros problemas de saúde (3).

E lembre-se que antes de adotar qualquer mudança radical na sua alimentação, como dietas restritivas, é importante procurar orientação médica.

Quem me segue sabe que eu prefiro a reeducação alimentar às dietas.

Você não precisa contar calorias e passar fome para emagrecer, basta priorizar por uma alimentação de verdade, que inclui frutas, legumes, gorduras saudáveis e proteínas de forma mais equilibrada..

E se o seu objetivo é transformar a sua saúde com a alimentação, comece hoje mesmo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : destaquediabetes tipo 2dietadieta da bananadietasdr. juliano pimentele-bookemagreceremagrecimentofonte de carboidratoslow carbníveis de açúcar do seu sangueperda de pesopotássioreeducação alimentarRevolução da Saúdesaciar o apetitesaúdeserotonina

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta