close
AlimentaçãoArtigosFitness

Dieta do Limão: Quais são os Benefícios e os Pontos Negativos?

Dr Juliano Pimentel

A dieta do limão tem atraído cada vez mais pessoas nos últimos anos. De fato, o método traz alguns benefícios para a saúde, entre eles o emagrecimento saudável. O limão possui propriedades que, além de emagrecer e a aumentar a imunidade. A fruta também desintoxica o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade.

Para obter esses benefícios, é indicado que você esprema meio limão (de qualquer variedade) em um copo de água e beber meia hora antes das refeições. Mas há ainda outras variações da dieta.

É claro que não existem milagres. Você vai precisar tomar alguns cuidados e manter uma alimentação de verdade. A seguir, entenda como funciona a dieta do limão e quais são os cuidados ao realizá-la. 

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta do Limão: Como fazer?

Existem diversos tipos de dietas do limão.

Há algumas muito simples de fazer que envolvem consumir um limão espremido na água logo após acordar em jejum.

Outros consiste em ingerir o alimento espremido na água antes de cada uma das refeições principais. Alguns métodos orientam que a água em que o limão será espremido deve estar morna (4).

Também há versões mais radicais desta dieta, que orienta as pessoas a aumentarem a cada dia a quantidade do suco desta fruta ingerido no jejum, ao ponto de no 15º dia da dieta a pessoa chega a consumir 15 limões.

No entanto, a maioria das receitas desta dieta sugere simplesmente que você misture o suco de meio limão em um copo de água. Mas algumas pessoas também optam por adicionar casca de limão, folha de hortelã ou outros ingredientes.

Além do limão, um ponto em comum entre todas essas variações da dieta é prezar por uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos complexos.

Dieta do Limão: Quais os tipos?

Agora eu irei listar para você as variações mais usadas na dieta do limão e como funcionam.

1Limão puro

No primeiro dia, chupe meio limão, aumentando para um limão inteiro no segundo dia, um limão e meio no terceiro dia, dois limões no quarto dia e assim por diante. Ou seja, aumente mais meio limão a cada dia, até completar quinze dias, fazendo sempre em jejum pela manhã. Não deve ultrapassar os quinze dias.

2- Com água gelada

Durante um mês, tome um copo de água gelada com suco de meio à um limão antes das refeições.

3- Com água morna

Tome um copo de água morna (não fervida) com suco de um limão, todas as manhãs em jejum.

4- Com berinjela

Em uma jarra de vidro, coloque uma berinjela cortada em rodelas, suco de um limão e um litro de água. Deixe na geladeira por vinte e quatro horas e tome no dia seguinte, um copo em jejum, um copo meia hora antes do almoço e um copo meia hora antes da janta. Faça isso durante quinze dias.

5- Com gengibre

Tome de manhã, em jejum, o suco de um limão batido com um copo de água e uma pequena porção de gengibre, durante trinta dias.

6- Com couve

Bata duas folhas de couve manteiga com um copo de água e suco de um limão, tomando de manhã em jejum.

Todos esses métodos combinam os benefícios do limão com outros alimentos naturais e saudáveis.

Quais são os Benefícios?

Dieta do Limão: O limão melhora o sistema imunológico. Imagem: (Divulgação)

Água com limão é baixa em teor calórico e baixa em açúcar, e ainda ajuda a aumentar sua ingestão de vitamina C.

A vitamina C é importante no processo de assimilação do cálcio, mineral que atua principalmente na firmeza da massa óssea e dos dentes pelo organismo (1).

O limão ajuda a melhorar o sistema imunológico, é desintoxicante, diurético, hidrata o sistema linfático, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce, ajuda no metabolismo digestivo, desintoxica o fígado, emagrece e equilibra o PH do organismo, por ser alcalino (2).

O limão ainda reduz a ansiedade e a fome por impulso, devido à pectina, uma fibra solúvel presente nele. Também é essa substância a responsável pelo aumento na sensação de saciedade.

Ao ingerir a água com limão e sem açúcar, você melhora a saúde mental. O limão ajuda na absorção do ferro pelo corpo, mineral que atua na produção de enzimas que mantêm os neurônios sempre ligados. Além disso, a falta de ferro pode provocar anemia (3).

Todas as variedades de limão trazem esses benefícios, e também podem ser usadas para temperar saladas, carnes e peixes, o que ajuda aumentar o seu consumo dessa fruta.

Mas será que a dieta do limão contribui mesmo para a perda de peso?

Por ser desintoxicante e promover a saciedade, ela pode sim ser um aliado no emagrecimento saudável. Desde que associada a uma alimentação de verdade e à prática regular de exercícios físicos.

Dieta do Limão Faz Mal?

dieta-do-limao-dr-juliano-pimentel-5
Dieta do Limão: Evite a versão da dieta que restringe os outros alimentos. Imagem: (Divulgação)

Existe também o lado negativo da dieta do limão.

Versões da dieta do limão que envolvem aumentar gradualmente o consumo do fruto, ao ponto de ingerir diariamente quantidades iguais ou maiores do que quatro limões por dia, não são orientadas (5).

A dieta pode causar ainda aftas na boca, dor muscular, deficiência de nutrientes, fraqueza, tonturas e até mesmo hipoglicemia e desmaios; isso quando a dieta é somente a base de limão e restringe outros alimentos.

O ideal é aderir a um cardápio alimentar equilibrado que priorize a alimentação de verdade, agregando o limão no uso diário. Desta forma você terá melhores resultados para a saúde e emagrecimento.

Observações Importantes

Antes de começar qualquer dieta, é aconselhável procurar seu médico e discutir com ele o melhor método que pode ser usado por você; além de fazer exames, para saber se esse tipo de dieta, não vai causar nenhum dano ou agravar algum problema de saúde.

Como eu sempre falo, nem sempre uma dieta que deu certo para outra pessoa, pode dar certo para você. É preciso levar em consideração o seu estilo de vida e saúde, além da genética. Por isso a importância de um acompanhamento com seu médico.

A alimentação de verdade é essencial para o sucesso de qualquer dieta, perda de peso e vida saudável. E, com certeza, a água com limão (sem açúcar) pode fazer parte dessa alimentação.

Só tenha em mente que o limão não faz milagres. Então, não é por que você ingeriu água com limão pela manhã que está liberado devorar um bolo ou uma alguma fritura.

É por esse motivo que eu não gosto de falar em dietas, e sim em reeducação alimentar.

Se você está cansada de estar acima do peso ou de adoecer o corpo com alimentos ruins, dê o primeiro passo. Comece a fazer escolhas mais inteligentes na hora de comer, escolha comer de verdade. Eu sei que a princípio pode não ser fácil deixar de comer porcarias, mas é possível.

E você consegue! Nossa corrente do bem está aqui para ajudar.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : água com limãoágua geladaberinjeladesintoxicantedestaquedietadieta do limãodr. juliano pimentelemagrecimentojejumlimãopectinaperda de pesoretarda o envelhecimento precocesaúdesaúde mental

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

6 Comentários

  1. Já lir o livro da dieta do limão e tentei fazer a dieta , não conseguir chegar aos 15 limões se não min engano conseguir chegar a uns 9 ,minha experiência , conseguir perder uns 4 quilos , tenho o entestino super preso e no momento da dieta tive uma diarreia , acho que foi bom porq conseguir uma limpeza intestinal , tenho certeza que o que perdir foi devido a essa limpeza mais foi bom eu gostei , só que eu não continuei mantendo então voltei , mais sem sobra de duvidas o limão deixa agente mais resistente a gripes e viroses .

Enviar Resposta