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Dieta Do Ovo Para Emagrecer: Saiba Como Fazer

Dr Juliano Pimentel

Conhece a dieta do ovo? Será que ela pode ajudar você a emagrecer com saúde? Como ela funciona? Existem diversas maneiras de fazer a dieta do ovo, algumas delas envolvem apenas substituir alguma proteína da sua refeição pelo ovo.

A dieta do ovo ganhou popularidade após estudos apontarem que o seu consumo ajuda no emagrecimento. Mas tenha em mente que ela só emagrece quando os ovos fazem parte de uma alimentação de verdade e saudável, não existe dieta mágica.

Neste artigo eu vou compartilhar os benefícios do ovo e como realizar essa dieta.

Não deixe de ler e compartilhar.

Dieta do Ovo: Saiba o que É

Uma grande vantagem dessa dieta é por ela não excluir nenhum grupo alimentar.

Ela parece ser uma opção um pouco mais razoável e fácil de ser seguida do que as dietas “milagrosas”, malucas e restritivas, que até emagrecem, mas que podem fazer você voltar a engordar.

A dieta do ovo consiste em substituir as proteínas das suas refeições pelo ovo, acrescentar o ovo às outras proteínas da sua refeição, ou até mesmo comer ovo cozido antes de todas as refeições importantes.

De modo geral, o viés da dieta do ovo para emagrecer é aumentar a sua sensação de saciedade naturalmente, e reduzir o consumo de calorias durante as refeições.

Tudo isso, é claro, em conjunto com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Quantidade Recomendada?

A crença era de que o colesterol presente no ovo contribui significativamente para o aumento dos níveis de colesterol no organismo. Porém, isto não é verdade.

A medicina julgava que 50% do colesterol no corpo vinha da alimentação, mas os novos estudos mostram que é bem menos do que se imaginava, cerca de 10%.

Aliás, eu já respondi sobre o mito de que o ovo aumenta o colesterol, em outro artigo.

Está cada vez mais comum a recomendação de dois ou três ovos por dia para pessoas saudáveis, que não tenham alergia ao alimento.

De qualquer forma visite o médico para saber a quantidade correta para você.

Comer Ovo Emagrece?

Dieta do Ovo: Ovo Emagrece aliado a atividades físicas. Imagem: (Divulgação)

O ovo contribui para a perda de peso por ser rico em proteína.

Este macronutriente torna a digestão mais lenta fazendo com que a sensação de saciedade seja prolongada; a digestãoé mais demorada, e nisso você gasta mais energia.

E ele conta com apenas 71 calorias.

Há alguns anos, uma pesquisa de cientistas da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) mostrou que pessoas que comiam dois ovos no café da manhã emagreceram 65% mais do que aquelas que ingeriam pães.

Além disso, a redução de cintura foi 34% maior e a de gordura, 16%.

Porém, é importante ressaltar que a dieta do ovo só contribuirá para o emagrecimento se contar com outros alimentos saudáveis.

É essencial investir em alimentos ricos em fibras, legumes, verduras, frutas, carnes e evitar o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras saturadas e trans.

Benefícios do Ovo

Mas não é só para a perda de peso que o ovo é bom.

Ele é uma proteína completa, que tem a quantidade de aminoácidos essenciais que o organismo não consegue fabricar; além de ser uma das principais fontes de colina, essencial para o cérebro e a memória.

  1. Vitamina B12

A vitamina B12 ajuda a emagrecer de maneira indireta. Ela ajuda a metabolizar as proteínas e gorduras, produzindo energia que torna o organismo mais ativo durante o dia. 

Acelera o metabolismo e pode auxiliar na redução das reservas de gordura do corpo. vitamina B12 presente no ovo aumentará a sua energia e disposição para se exercitar, o que auxilia no emagrecimento.

  1. Triptofano

É uma das melhores fontes de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina cérebro.

Entre outras funções, a serotonina pode controlar o apetite e diminuir a compulsão alimentar, além de também diminuir a ansiedade e o estresse.

Níveis adequados de triptofano no organismo podem diminuir a vontade de comer doces, e facilitar o processo de emagrecimento através de uma diminuição da fome hedônica.

Ou seja, aquela fome que aparece mesmo quando o corpo não está com deficiência energética.

  1. Controla Sua Glicose

Ao consumir carboidrato logo ao acordar e sem uma fonte de proteína em conjunto, seus níveis de glicose vão lá para cima de maneira muito rápida.

Nisso, o organismo a liberar uma grande quantidade de insulina para jogar essa glicose para dentro das células.

Os níveis de açúcar baixam novamente, tendo um pico de glicose; o cérebro envia um sinal para você se alimentar novamente, aumentando a fome logo após o consumo de carboidratos.

O ovo possui digestão lenta e não contém carboidratos, ele não causa grandes oscilações na glicose sanguínea, o que o ajudará a controlar o seu apetite.

Consumir um ovo antes da refeição principal pode ajudar a estabilizar a glicose sanguínea, sem precisar sofrer com alterações bruscas de apetite.

  1. Metabolismo

O consumo de ovos pode aumentar a produção de adiponectina, um hormônio que acelera o metabolismo, aumenta a queima de gordura, melhora a sensibilidade à insulina e diminui o apetite.

Orientações

Confira algumas dicas para obter sucesso com a dieta do ovo:

  • Prefira ovos caipiras e orgânicos;
  • Tente comer o ovo sem sal, já que o sódio aumenta a retenção de líquidos e irá deixar você inchada;
  • Beba muita água, para facilitar a eliminação de toxinas e diminuir o inchaço;
  • Não existe dieta milagrosa, e somente a reeducação alimentar e a prática diária de atividade física trazem alterações significativas.

Uma dica simples que eu posso te dar, coma ovos sem medo! E ovos inteiros, ou seja, com a gema e a clara.

No entanto, prefira incluir o ovo à sua dieta sem retirar dela todas as outras fontes de proteína, como as carnes.

Prefira sempre a reeducação alimentar.

Consumir de vez em quando alguns alimentos naturais como o ovo, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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