close
Dr Juliano Pimentel

Existem muitas promessas de emagrecimento milagrosos, mas que não surtem efeito verdadeiro e são perigosas para a saúde. Por isso é essencial tomar cuidado com as dietas que você faz. Falando nisso, trago esse artigo sobre a dieta HCG.

Pensando em pessoas como você que buscam uma forma de emagrecimento efetiva e saudável, é que eu eu decidi falar sobre a Dieta HCG, famosa dieta que aponta a perda de peso efetiva e que pode eliminar de 1 a 2 quilos por dia.

Não conhece essa dieta? Então vem comigo que eu vou explicar o ponto de vista da ciência.

Não Deixe De Ler e Compartilhar!

Dieta HCG

O HCG ou gonadotropina coriônica humana (1), é um hormônio que está presente no organismo da mulher em níveis elevados no início da gestação; ele serve para a produção de hormônios como a progesterona e o estrogênio, que são importantes para o desenvolvimento do feto e do embrião (2).

Ele também é usado para tratar problemas de fertilidade em homens e mulheres (3).

Pessoas que levantam a bandeira dessa dieta, afirmam que ela é benéfica e eficiente por aumentar o metabolismo e ajudar a perder grandes quantidades de gordura corporal, isso tudo sem você passar fome (4,5).

Porém, essa dieta é considerada por muitas pessoas como extrema, e perigosa devido aos seus resultados.

A Dieta HCG foi testada a primeira vez em 1954, por um médico britânico chamado Albert Simeons. Hoje os produtos dessa dieta são vendidos em várias formatos como em injeções, pellets e gotas orais.

Como Funciona a Dieta HCG?

Ela é dividida em 3 fases:

  • A primeira fase tem a duração de dois dias, com o consumo de suplementos de HCG e e alimentos com alto teor de gordura e alto teor calórico.
  • Na segunda fase você começa a perder peso seguindo uma dieta extremamente baixa em calorias; com apenas 500 calorias por dia junto com o suplemento de HCG que pode ser em gotas, pellets, injeções ou sprays. A perda de peso ocorre de 3 a 6 semanas.
  • Na terceira fase , o consumo de HCG é interrompido e aumenta lentamente a ingestão de alimentos, evitando o consumo de alimentos com amido e açúcar durante 3 semanas.

Resultados

A Dieta HCG gera a perda de peso, porém, depois de vários estudos especialistas concluíram que a perda de peso é consequência da dieta ultra baixa em calorias, e não o hormônio HCG (6,7,8,9).

Não foram encontrados dados que apoiem que o hormônio HCG corta, ou reduz a fome de quem é adepto a ele.

E não existe outros benefícios comprovados da dieta, além da perda de peso.

Riscos

A maioria dos produtos HCG disponíveis no mercado não são confiáveis, não possuem o hormônio HCG; apenas as injeções são capazes de elevarem os níveis sanguíneos desse hormônio, e não os produtos vendidos online.

Falando dos efeitos colaterais no organismo incluem as dores de cabeça, fadiga e depressão, além de fazer com que o seu corpo perca massa muscular, e em consequência reduza a capacidade do organismo em perder calorias (10).

Os níveis elevados de HCG no sangue pode ser um sintoma para vários tipos de câncer, como o placentário, câncer de ovário e o testicular (11).

Já o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o  FDA (Food & Drug Administration) considera esse método de dieta como fraudulento, arriscado e ilegal, reprovando totalmente o seu uso (12,13).

Antes de praticar qualquer tipo de dieta, pense que emagrecer com saúde é o que vai fazer a diferença na sua vida e na vida da sua família.

Qualidade De Vida e a Perda De Peso

Dieta HCG x Emagrecer com Saúde (Foto: Ilustração)

Se você precisa ou simplesmente quer emagrecer, existem métodos para o emagrecimento saudável.

Mas o que adianta você fazer dietas e mais dietas e gastar com diversos produtos para emagrecimento, se você não mudar a forma como se alimenta?

Sem as mudanças hábitos alimentares, todo o peso perdido com dietas voltará no futuro.

A minha dica é que você opte por cortar alimentos processados e açucarados do seu cardápio, ingerir mais água e por consequência hidratar o seu corpo. Se alimentando com produtos da natureza que são mais saudáveis.

Aposte em formas que auxiliem a sua perda de peso de forma saudável e responsável, assim melhorando a sua qualidade de vida.

Veja como funciona o Jejum Intermitente, que faz parte de estilo de vida saudável e eficaz.

Essa forma de alimentação ajuda a perder peso, reduz o risco de várias doenças e aumenta a sua qualidade de vida.

Diversas pesquisas realizadas por especialistas mostram que os efeitos benéficos sobre o metabolismo; que resultam em saúde e perda de peso; são mais eficientes do que a restrição calórica padrão, realizadas nas dietas (14).

O Jejum intermitente pode ajudar as pessoas as perderem de 3 a 8% do seu peso corporal, em um período de 3 a 24 semanas.

Os benefícios vão além do emagrecimento; o jejum intermitente ajuda a acelerar o metabolismo, por exemplo.

Ao invés de tentar dietas milagrosas, invista na alimentação de verdade.

Abraços e fiquem com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açúcarAlbert Simeonsalimentaçãoalimentos processadosalto teor calóricoalto teor de gorduraamidoaumentar o metabolismocâncerCâncer de ováriodepressãodestaquedietadieta HCGdietasdores de cabeçadr. juliano pimentelefeitos colateraisemagreceremagrecer com saúdeemagrecimentoembriãofadigaFDAfetoforma saudávelgestaçãogonadotropina coriônica humanagordura corporalhábitos alimentareshcghomenshormôniojejum intermitentemassa muscularmulheresníveis elevados de HCG no sangueobesidadeorganismo da mulherperda de pesoperder caloriasperder pesoplacentárioprevenir doençasproblemas de fertilidadesaúdesuplementos de HCG

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta