Selecione a página

Dieta HCG: Como Funciona? Beneficia a Saúde?

Dieta HCG: Como Funciona? Beneficia a Saúde?

Existem muitas promessas de emagrecimento milagrosos, mas que não surtem efeito verdadeiro e são perigosas para a saúde. Por isso é essencial tomar cuidado com as dietas que você faz. Falando nisso, trago esse artigo sobre a dieta HCG.

Pensando em pessoas como você que buscam uma forma de emagrecimento efetiva e saudável, é que eu eu decidi falar sobre a Dieta HCG, famosa dieta que aponta a perda de peso efetiva e que pode eliminar de 1 a 2 quilos por dia.

Não conhece essa dieta? Então vem comigo que eu vou explicar o ponto de vista da ciência.

Não Deixe De Ler e Compartilhar!

Dieta HCG

O HCG ou gonadotropina coriônica humana (1), é um hormônio que está presente no organismo da mulher em níveis elevados no início da gestação; ele serve para a produção de hormônios como a progesterona e o estrogênio, que são importantes para o desenvolvimento do feto e do embrião (2).

Ele também é usado para tratar problemas de fertilidade em homens e mulheres (3).

Pessoas que levantam a bandeira dessa dieta, afirmam que ela é benéfica e eficiente por aumentar o metabolismo e ajudar a perder grandes quantidades de gordura corporal, isso tudo sem você passar fome (4,5).

Porém, essa dieta é considerada por muitas pessoas como extrema, e perigosa devido aos seus resultados.

A Dieta HCG foi testada a primeira vez em 1954, por um médico britânico chamado Albert Simeons. Hoje os produtos dessa dieta são vendidos em várias formatos como em injeções, pellets e gotas orais.

Como Funciona a Dieta HCG?

Ela é dividida em 3 fases:

  • A primeira fase tem a duração de dois dias, com o consumo de suplementos de HCG e e alimentos com alto teor de gordura e alto teor calórico.
  • Na segunda fase você começa a perder peso seguindo uma dieta extremamente baixa em calorias; com apenas 500 calorias por dia junto com o suplemento de HCG que pode ser em gotas, pellets, injeções ou sprays. A perda de peso ocorre de 3 a 6 semanas.
  • Na terceira fase , o consumo de HCG é interrompido e aumenta lentamente a ingestão de alimentos, evitando o consumo de alimentos com amido e açúcar durante 3 semanas.

Resultados

A Dieta HCG gera a perda de peso, porém, depois de vários estudos especialistas concluíram que a perda de peso é consequência da dieta ultra baixa em calorias, e não o hormônio HCG (6,7,8,9).

Não foram encontrados dados que apoiem que o hormônio HCG corta, ou reduz a fome de quem é adepto a ele.

E não existe outros benefícios comprovados da dieta, além da perda de peso.

Riscos

A maioria dos produtos HCG disponíveis no mercado não são confiáveis, não possuem o hormônio HCG; apenas as injeções são capazes de elevarem os níveis sanguíneos desse hormônio, e não os produtos vendidos online.

Falando dos efeitos colaterais no organismo incluem as dores de cabeça, fadiga e depressão, além de fazer com que o seu corpo perca massa muscular, e em consequência reduza a capacidade do organismo em perder calorias (10).

Os níveis elevados de HCG no sangue pode ser um sintoma para vários tipos de câncer, como o placentário, câncer de ovário e o testicular (11).

Já o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o  FDA (Food & Drug Administration) considera esse método de dieta como fraudulento, arriscado e ilegal, reprovando totalmente o seu uso (12,13).

Antes de praticar qualquer tipo de dieta, pense que emagrecer com saúde é o que vai fazer a diferença na sua vida e na vida da sua família.

Qualidade De Vida e a Perda De Peso

Dieta HCG x Emagrecer com Saúde (Foto: Ilustração)

Se você precisa ou simplesmente quer emagrecer, existem métodos para o emagrecimento saudável.

Mas o que adianta você fazer dietas e mais dietas e gastar com diversos produtos para emagrecimento, se você não mudar a forma como se alimenta?

Sem as mudanças hábitos alimentares, todo o peso perdido com dietas voltará no futuro.

A minha dica é que você opte por cortar alimentos processados e açucarados do seu cardápio, ingerir mais água e por consequência hidratar o seu corpo. Se alimentando com produtos da natureza que são mais saudáveis.

Aposte em formas que auxiliem a sua perda de peso de forma saudável e responsável, assim melhorando a sua qualidade de vida.

Veja como funciona o Jejum Intermitente, que faz parte de estilo de vida saudável e eficaz.

Essa forma de alimentação ajuda a perder peso, reduz o risco de várias doenças e aumenta a sua qualidade de vida.

Diversas pesquisas realizadas por especialistas mostram que os efeitos benéficos sobre o metabolismo; que resultam em saúde e perda de peso; são mais eficientes do que a restrição calórica padrão, realizadas nas dietas (14).

O Jejum intermitente pode ajudar as pessoas as perderem de 3 a 8% do seu peso corporal, em um período de 3 a 24 semanas.

Os benefícios vão além do emagrecimento; o jejum intermitente ajuda a acelerar o metabolismo, por exemplo.

Ao invés de tentar dietas milagrosas, invista na alimentação de verdade.

 

Abraços e fiquem com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!