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Dieta HCG: O Que É e Como Funciona?

Dr Juliano Pimentel

Já pensou em perder peso de forma rápida? Percebeu a quantidade de propaganda de dietas e promessas de emagrecimento milagrosos que vemos todos os dias?

Ao olhar-se no espelho alguma coisa te incomoda, você não se sente bem no seu próprio corpo? Talvez aquela sua roupa favorita não sirva mais, talvez o seu médico tenha orientado a perder peso e você finalmente decide que precisa fazer alguma alguma a respeito.

Pensando em pessoas como você que precisam e querem emagrecer, eu decidi falar sobre a Dieta HCG, a dieta famosa por prometer uma perda de peso tão rápida que você elimina de 1 a 2 quilos por dia.

Surpreso? Não conhece essa dieta? Então vem comigo que eu te explico do ponto de vista da ciência, e em consequência da saúde o que é a  tal Dieta HCG e como funciona.

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O Que É HCG?

Vamos lá, o HCG ou gonadotropina coriônica humana (1) é um hormônio que está presente no organismo da mulher em níveis elevados no início da gestação; ele serve para a produção de hormônios como a progesterona e o estrogênio que são importantes para o desenvolvimento do feto e do embrião (2).  Esse hormônio também é usado para tratar problemas de fertilidade em homens e mulheres (3).

Pessoas que levantam a bandeira da Dieta HCG afirmam que ela é benéfica e eficiente por aumentar o seu metabolismo e te ajudar a perder grandes quantidades de gordura, isso tudo sem você passar fome (4,5), surpreendente? Porém, essa dieta é considerada por muitas pessoas como extrema e perigosa devido aos seus resultados.

A Dieta HCG foi testada a primeira vez em 1954 por um médico britânico chamado Albert Simeons. Hoje os produtos dessa dieta são vendidos em várias formatos como em injeções, pellets e gotas orais.

Como Funciona a Dieta HCG?

Ela é dividida em 3 fases:

  • A primeira fase tem a duração de dois dias, você começa tomando os suplementos de HCG e ingerindo alimentos com alto teor de gordura e com alto teor calórico.
  • Na segunda fase você começa a perder peso seguindo uma dieta extremamente baixa em calorias, com apenas 500 calorias por dia junto com o suplemento de HCG que pode ser em gotas, pellets, injeções ou sprays. A perda de peso ocorre de 3 a 6 semanas.
  • Na terceira fase você deixa de tomar o HCG e aumenta lentamente a ingestão de alimentos, evitando o consumo de alimentos com amido e açúcar durante 3 semanas.

Resultados

A Dieta HCG realmente gera a perda de peso, porém, depois de vários estudos especialistas concluíram que a perda de peso somente devido a essa dieta ser ultra baixa em calorias, e não o hormônio HCG (6,7,8,9), sem falar que não encontraram dados que apoiem que o hormônio HCG corta ou reduz a fome de quem é adepto a ele. E não existe outros benefícios comprovados da Dieta HCG além da perda de peso.

Quais São Os Riscos Da Dieta HCG

Um ponto importante é que a maioria dos produtos HCG disponíveis no mercado não são confiáveis, não possuem o hormônio HCG ,pois apenas as injeções são capazes de elevarem os níveis sanguíneos desse hormônio e não os produtos vendidos online.

Falando dos efeitos colaterais no corpo de quem é adepto a essa dieta, incluem as dores de cabeça, fadiga e depressão, além de fazer com que o seu corpo perca massa muscular e em consequência pode reduzir a capacidade do corpo em perder calorias (10).

Os níveis elevados de HCG no sangue pode ser um sintoma para vários tipos de câncer, como o placentário, ovariano e o testicular (11).

Já o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o  FDA (Food & Drug Administration) considera esse método para dieta como fraudulento, arriscado e ilegal, reprovando totalmente o seu uso (12,13).

Empenhar-se pelo seu bem-estar, sentir-se bem com o seu corpo e em consequência voltar a sorrir para o espelho, é maravilhoso. Mas emagrecer com saúde é o que vai fazer a diferença na sua vida e na vida da sua família, por que afinal, o que afeta você afeta a todas as pessoas que te cercam. O seu corpo vai agradecer a esse cuidado, tanto no seu humor, disposição e funcionamento, ele é o seu bem precioso e que

Qualidade De Vida E A Perda De Peso

Se você precisa ou simplesmente quer emagrecer, existem métodos para o emagrecimento saudável. Mas o que adianta você fazer dietas e mais dietas e gastar com diversos produtos para emagrecimento se você não mudar a forma como se alimenta?

Se você não muda os seus hábitos alimentares, vai ganhar amanhã o peso que perdeu hoje.

A minha dica é que você opte por cortar alimentos processados e açucarados do seu cardápio, ingerir mais água e por consequência hidratar o seu corpo. Se alimentando com produtos da natureza que são mais saudáveis.

Aposte em formas que auxiliem a sua perda de peso de forma saudável e responsável, assim melhorando a sua qualidade de vida.

Eu convido você a conhecer, o Jejum Intermitente, já falei sobre ele anteriormente, mas precisamos difundir o que faz bem e assim ajudar e informar a mais pessoas.

E para quem ainda não conhece o Jejum Intermitente, ele é uma forma simples, saudável e eficaz para a perda de gordura. Nesse jejum você passa pela restrição alimentar (jejum) seguida de uma alimentação normal e de verdade. Ele tem o nome de Jejum Intermitente justamente por ser um jejum que cessa e recomeça em intervalos.

Essa forma de alimentação ajuda a perder peso, reduz o risco de várias doenças e aumenta a sua qualidade de vida. Diversas pesquisas realizadas por especialistas mostram que os efeitos benéficos sobre o metabolismo, que resultam em saúde e perda de peso, são muito mais eficientes do que a restrição calórica padrão, realizadas em dietas (14).

Uma revisão de 2014 descobriu que o Jejum intermitente pode ajudar as pessoas as perderem de 3 a 8% do seu peso corporal, em um período de 3 a 24 semanas. Mas os seus benefícios são muitos e vão além do emagrecimento, como acelerar o metabolismo, por exemplo.

Ao invés de tentar dietas milagrosas, invista na alimentação de verdade e converse com o seu médico sobre o jejum intermitente.

Se você quiser saber mais sobre o Jejum Intermitente e os seus benefícios, acesse o meu vídeo O Guia Definitivo Do Jejum Intermitente Para Iniciantes, é só clicar!

Abraços e fiquem com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Tags : alimentaçãodestaquedietadietasdr. juliano pimentelhcgsaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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