close
ArtigosFitness

Dieta Scarsdale: Emagrecimento com Saúde ou um Perigo?

A dieta Scarsdale é um regime de perda de peso rápido classificado como uma dieta muito baixa em calorias, ou VLCD. Mas assim como toda dieta, ela apresenta alguns benefícios, já que o emagrecimento acontece, realmente de maneira mais rápida. No entanto algumas precauções devem ser consideradas.

Conheça mais sobre a dieta Scarsdale, como funciona o método, com os prós e contras.

Não deixe de ler e compartilhar!

Dieta Scarsdale

A dieta Scarsdale pode ser resumida como uma dieta pobre em carboidratos e com poucas calorias, com uma proporção ligeiramente diferente de carboidratos, proteínas e gorduras.

O objetivo básico da dieta é a rápida perda de peso. Não é regime vitalício de controle de peso sensato.

Uma de suas características distintivas, na verdade, é que ela seja alternada com uma ou duas semanas com a dieta, com duas semanas de folga.

O único benefício dela parece ser uma rápida perda de peso inicial. A dieta é muito rígida e não possui flexibilidade dos planos de refeição.

É saudável?

Membros da comunidade médica, incluindo nutricionistas e médicos, aconselham contra dietas radicais extremas. Bandeiras vermelhas para uma dieta radical incluem o seguinte:

  • restrição extrema de calorias
  • limitações impostas aos alimentos saudáveis ​​conhecidos
  • evitar grandes grupos alimentares ou macronutrientes
  • regras alimentares insustentáveis

Essa dieta tem muitas regras alimentares insustentáveis ​​e proíbe alimentos saudáveis. Também restringe a gordura bem abaixo de 30%.

As dietas extremas funcionam colocando o seu corpo em um estado “faminto”, onde consumirá rapidamente sua própria gordura e músculos, em um ritmo mais rápido devido à baixa ingestão calórica.

Essas dietas trazem riscos adicionais à saúde, especialmente quando seguidas por semanas a anos.

Esses riscos incluem osteoporose, pedras nos rins, cálculos biliares e insuficiência renal (1,2).

Um estudo de 20 anos de Harvard com mais de 120.000 pessoas, descobriu que esse tipo de dieta aumentava as chances de alguém morrer de doenças cardiovasculares em 14% (3).

Elas também podem afetar negativamente as bactérias do intestino e ser deficiente em fibras (4).

Precauções

A maior parte do peso perdido na dieta Scarsdale está na forma de água, e é rapidamente recuperada quando você retoma a alimentação normal.

Devido a essas deficiências e desvantagens, quem deseja aderar à essa dieta precisa consultar seu médico e um nutricionista.

Perigos

Ela não apresenta calorias suficientes para manter o funcionamento do corpo e mente ativos, o quanto deveria. Esta dieta não é indicada para:

  • Mulheres com estilos de vida ativos
  • Grávidas e lactantes
  • Adolescentes que ainda estão crescendo
  • Crianças
  • Idosos

Além disso, a dieta carrega os mesmos riscos para pessoas com fadiga, constipação ou diarreia, irritabilidade e um aumento do risco de formação de cálculos biliares.

Ela também pode desencadear episódios de porfiria, um distúrbio metabólico hereditário, em pacientes com uma susceptibilidade genética para a doença.

Porfiria, que é caracterizada pela excreção de quantidades excessivas de porfirinas (moléculas usadas na formação do pigmento vermelho que dá a cor ao sangue), pode ser causada pelo jejum sem controle, ou pelo uso prolongado de um DDF.

A cetose é um processo metabólico que ocorre quando os carboidratos que servem ao corpo como seu combustível básico caem abaixo de um certo nível.

O corpo deve então queimar proteínas e gorduras para manter seu nível de energia. Quando as gorduras são quebradas, os ácidos graxos são liberados na corrente sanguínea.

Lá eles são convertidos em corpos cetônicos, que são ácidos leves excretados na urina.

Excreção dos corpos cetônicos, no entanto, coloca uma carga adicional sobre os rins. Se a cetose persistir por longos períodos sem supervisão médica, os rins podem eventualmente falhar.

A cetose em si, não é prejudicial para a maioria das pessoas (quando existe o consumo equilibrado de nutrientes e acompanhamento médico), porém, pode existir contra indicações.

Veja mais informações sobre a cetose aqui.

Esse tipo de dieta pode causar dano renal ou hepático, resultante da falta de nutrientes.

A dieta Scarsdale estimula as restrições alimentares, com pouca consideração pelo prazer alimentar e nos nutrientes.

Além disso, quase todas as refeições durante uma semana recomendam café ou chá, talvez porque o conteúdo de cafeína contribua para um aumento temporário do metabolismo.

Ignorando os efeitos colaterais negativos associados à cafeína em excesso.

Ela não ensina sobre a reeducação alimentar. 

Como essa dieta se concentra apenas na perda de peso, a saúde e a nutrição reais não são levadas em consideração.

O refrigerante diet, por exemplo, é permitido, porém, como eu falei em outro artigo, o refrigerante mesmo sendo diet não é bom para a saúde e a perda de peso, além de ser altamente viciante.

O problema em si dessa dieta é que ela não estimula a reeducação alimentar, só corta a alimentação e os nutrientes, deixando o seu organismo enfraquecido.

A reeducação alimentar é a melhor forma de manter a saúde e perder peso com segurança. Evitar os alimentos industrializados, excesso de carboidratos, evitar o açúcar refinado e todos os produtos que prejudicam a saúde (5).

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : baixa ingestão calóricacetosedano renaldeficiente em fibrasdieta Scarsdaledistúrbio metabólico hereditáriodoenças cardiovascularesdr. juliano pimentele-bookefeitos colaterais negativosGostosuras Low CarbGrávidas e lactantesinsuficiência renalosteoporoseperda de pesoreeducação alimentarrestrições alimentares

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta