close
AlimentaçãoArtigosFitness

Dieta Vegana Beneficia a Saúde? Como Funciona?

Para muitas pessoas, a dieta vegana deixou de ser uma dieta para se tornar um estilo de vida. Os adeptos ao veganismo evitam comer todos os produtos de origem animal por uma combinação de razões; que podem incluir: melhorar a saúde, perda ou manutenção do peso, proteção contra doenças crônicas e um efeito positivo no mundo ao seu redor.

Esses são apenas alguns dos benefícios da dieta vegana.

Nesse artigo explicarei como funciona a dieta vegana.

Não deixe de ler e compartilhar!

Dieta Vegana

Os veganos evitam todos os produtos de origem animal em suas dietas, e no consumo de produtos em geral.

Muitos veganos se comprometem a comer mais alimentos vegetais, especialmente frutas e legumes, juntamente com grãos 100% integrais, feijões, legumes, nozes e sementes.

Além de evitar os produtos de origem animal, a maioria também trabalha na limitação de alimentos ultra processados, como carboidratos brancos e muito açúcar.

Sendo assim, frutas e / ou legumes tendem a aparecer em quase todas as refeições veganas.

Por exemplo, para o café da manhã em vez de comer pão, bacon e ovos, alguém que é adepto à dieta vegana pode comer aveia, frutas, nozes, leite de coco e sementes.

Para o almoço, pode ser arroz, feijão e vários tipos de salada. Ao longo do dia, eles podem fazer lanches em nozes, vegetais crus, hummus, e mais frutas.

E para o jantar, alimentos como tofu ou feijão, grãos, batata-doce e outros vegetais. Dependendo do tipo exato de dieta baseada em plantas, um vegano costuma comer:

– Todos os tipos de frutas e vegetais, incluindo alguns que estão crus
– Brotos
– Nozes e sementes
Raízes e sementes
– Ervas e especiarias frescas
Algas marinhas
– Grãos integrais germinados
– Legumes e feijões
– Sucos de legumes frescos e frutas

– Óleos prensados ​​a frio como óleo de coco ou óleo de azeite
– Manteiga de nozes
– Azeitonas não processadas, e abacate para gorduras saudáveis
– Alimentos fermentados como miso e kimchi
– Frutas e vegetais secos
– Vinagre de maçã e comida curada pelo vinagre
– Cacau cru / chocolate amargo

O que os veganos evitam comer?

Dieta Vegana e os alimentos de origem animal. Imagem: (Divulgação)

Os veganos não comem carne, peixe, ovos ou laticínios. Eles também não podem consumir mel, e nenhum produto feito com qualquer tipo de ingredientes derivados de animais como a gelatina.

Mas nem todas as dietas veganas se assemelham uma a outra – já que você pode evitar alimentos de origem animal e ainda consumir muitos ingredientes insalubres como pão branco, óleos refinados e muito açúcar. O que não é indicado, devido aos grandes malefícios que esses alimentos causam a saúde.

Uma dieta vegana saudável é uma composta em grande parte de plantas não processadas.

Dependendo das razões pelas quais alguém escolhe ser vegano, essa pessoa pode tentar evitar todos os produtos de origem animal, junk foods, carboidratos, produtos lácteos, dentre outros.

Uma dieta inteiramente vegana apresenta benefícios importantes para a saúde. Tais como:

1-Intestino saudável

Consumir uma dieta à base de plantas pode facilitar a obtenção de prebióticos e probióticos suficientes para manter um ambiente intestinal saudável.

As boas bactérias que compõem o microbioma saudável de alguém precisam de fibras de alimentos vegetais, juntamente com probióticos para florescer.

Estudos recentes revelaram os papéis que os micróbios no intestino desempenham em vários aspectos da saúde; incluindo a queima de calorias para manter-nos mentalmente afiados.

Um relatório de 2014 publicado na revista Nutrients, afirma que o perfil do intestino vegano parece ser único em várias características, incluindo a reduzida de bactérias nocivas e abundância de bactérias benignas.

A redução dos níveis de inflamação pode ser a característica principal que liga a microbiota do intestino vegano, com efeitos protetores para a saúde. (3,4)

Mas esse tipo de alimentação é realmente benéfica?

É saudável ser Vegano?

Dieta Vegana e a Saúde. Imagem: (Divulgação)

Alguns estudos descobriram que em comparação com as dietas lacto-ovo- vegetarianas (aqueles que comem ovos e produtos lácteos, mas não carne), a dieta vegana parece oferecer proteção adicional contra a obesidadehipertensão, diabetes tipo 2 e mortalidade cardiovascular. (1)

Mas existem alguns que precisam de atenção:

1-Deficiências Nutricionais

Algumas deficiências nutricionais tendem a aumentar entre os veganos, especialmente aqueles que consomem dietas processadas ou que estão lutando com outras condições de saúde (como anemia, por exemplo, ou baixo o peso) que interferem na absorção normal de nutrientes.

É indicado que para manter a boa saúde, a sua alimentação precisa conter uma grande variedade de nutrientes; e a dieta vegana pode ser limitada em proteínas.

Consumir alimentos baixos em proteínas pode causar a intoxicação hepática; pois o fígado precisa de proteínas de qualidade para conseguir realizar a auto limpeza, evitar a toxidade e enviar os nutrientes para a tireoide.

Com isso, quem segue essa dieta, precisa consumir mais alimentos ricos em proteínas, e outros nutrientes para não sofrerem com deficiências nutricionais.

2-Problemas digestivos

Uma alimentação baseada em vegetais, pode dificultar que o estômago produza o suco gástrico.

A proteína de qualidade e em quantidade necessária ajuda o estômago a produzir o ácido clorídrico, que quebra as proteínas para ajudar na digestão e na utilização dos nutrientes.

E sabemos que a saúde do organismo depende em grande parte da saúde digestiva, pois ela está conectada com todo o seu organismo e áreas de produção e manutenção do corpo.

É importante falar também sobre outros problemas para a saúde que envolvem a dieta vegana; alimentos ricos em glúten e que possuem excesso de carboidratos também podem fazer parte da alimentação dos adeptos à essa dieta.

Eu já falei anteriormente sobre como o glúten causa inflamações, e pode causar o desenvolvimento de vários tipos de doenças; que o excesso de carboidratos aumenta os níveis de insulina no organismo, podendo desenvolver o fígado gordo, diabetes, obesidade e muitos outros problemas de saúde.

Por esses e por outros motivos, é importante dar atenção ao tipo de alimentação que você vai escolher e vai ensinar para a sua família. Mas não se desespere!

Você não precisa ser adepto à alimentação vegana para ser mais saudável.

Sucos Vegetais para minimizar sintomas de reação alérgicaFaça um esforço consciente para excluir a ingestão de produtos industrializados e processados, açúcares refinados e outros produtos nocivos para a saúde; alimentando-se com produtos naturais e caseiros.

 

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : abacateAlgas marinhasalimentos embaladosalimentos processadosalimentos vegetaisbenefícios da dieta veganachocolate amargodeficiências nutricionaisdietadieta veganadr. juliano pimentele-bookgrãos 100% integraihipertensãokimchilaticínioslivro digitalobesidadeóleo de azeiteóleo de cocoóleos refinadosprebióticosprodutos de origem animalprodutos lácteosproteção contra doenças crônicasRaízes e sementesRevolução da Saúdesaúdesaúde digestivaveganismoveganosvinagre de maçãvitaminas C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta