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Dietas de Baixo Carboidrato – Confira os 9 Benefícios

Benefícios da Proteína. Imagem: (Divulgação)

Dietas de baixo carboidrato têm sido controversas por décadas.

Algumas pessoas afirmam que essas dietas aumentam o colesterol e causam doenças cardíacas devido ao seu alto teor de gordura.

No entanto, na maioria dos estudos científicos, dietas de baixo carboidrato provam seu valor como saudável e benéfico.

Uma dieta baixa em carboidratos não só causa mais perda de peso, mas também leva a grandes melhorias na maioria dos fatores de risco para doenças cardíacas incluindo o colesterol.

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1. Dietas de baixo carboidrato reduzem o apetite

A fome tende a ser o pior efeito colateral da dieta.

É uma das principais razões pelas quais muitas pessoas se sentem infelizes e acabam por desistir.

Dietas de baixo carboidrato reduzem o apetite
Dietas de baixo carboidrato reduzem o apetite

No entanto, a ingestão baixa de carboidratos leva a uma redução automática do apetite (1).

Estudos mostram consistentemente que quando as pessoas cortam carboidratos e ingerem mais proteína e gordura, elas acabam consumindo muito menos calorias.

2. Dietas de baixo carboidrato levam a uma maior perda de peso no início

O corte de carboidratos é uma das maneiras mais simples e eficazes de perder peso.

Inclusive, estudos mostram que pessoas com dietas baixas em carboidratos perdem mais peso, mais rápido, do que aquelas que fazem dietas com baixo teor de gordura. Mesmo quando as últimas estão restringindo ativamente as calorias.

Isso ocorre porque as dietas de baixo carboidrato agem para livrar o excesso de água do corpo, bem como diminuindo os níveis de insulina. Ou seja, leva à rápida perda de peso na primeira ou segunda semana (2).

Em estudos comparando dietas de baixo carboidrato e baixo teor de gordura, as pessoas que restringem seus carboidratos às vezes perdem 2 a 3 vezes mais peso. E o melhor, sem ficar com fome.

Um estudo em adultos obesos encontrou uma dieta baixa em carboidratos particularmente eficaz por até seis meses, em comparação com uma dieta de perda de peso convencional. Depois disso, a diferença na perda de peso entre as dietas foi insignificante (3).

Em um estudo de um ano em 609 adultos com excesso de peso em dietas com baixo teor de gordura ou com pouco carboidrato. Ambos os grupos perderam quantidades semelhantes de peso (4).

3. Uma maior proporção de perda de gordura vem de sua cavidade abdominal

Nem toda gordura em seu corpo é a mesma. Onde a gordura é armazenada determina como isso afeta sua saúde e risco de doença.

Os dois tipos principais são a gordura subcutânea, que está sob a pele, e a gordura visceral, que se acumula na cavidade abdominal. Aliás, esta é típica da maioria dos homens com excesso de peso.

Por outro lado, a gordura visceral tende a se alojar em torno de seus órgãos. O excesso de gordura visceral está associado à inflamação e resistência à insulina. Além do mais pode conduzir a disfunção metabólica.

Dietas de baixo carboidrato são muito eficazes na redução dessa gordura abdominal prejudicial (5).

Com o tempo, isso deve levar a um risco drasticamente reduzido de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

4. Triglicerídeos tendem a cair drasticamente

Triglicerídeos são moléculas de gordura que circulam na corrente sanguínea.

Sabe-se que triglicérides em jejum elevado, níveis no sangue após jejum noturno, são um forte fator de risco para doença cardíaca.

Um dos principais impulsionadores de triglicerídeos elevados em pessoas sedentárias é o consumo de carboidratos. Especialmente a simples frutose açucarada (6, 7, 8).

Por isso que, quando as pessoas cortam carboidratos, elas tendem a experimentar uma redução muito dramática nos triglicerídeos do sangue (9).

Por outro lado, dietas com baixo teor de gordura freqüentemente causam aumento de triglicérides (10).

A lipoproteína de alta densidade (HDL) é frequentemente chamada de colesterol “bom”. Aliás, quanto maiores os níveis de HDL em relação ao LDL “ruim”, menor o risco de doenças cardíacas.

Uma das melhores maneiras de aumentar os níveis “bons” de HDL é comer gordura. E dietas com pouco carboidrato incluem muita gordura (11, 12, 13).

Portanto, não é surpreendente que os níveis de HDL aumentem drasticamente em dietas saudáveis ​​e com baixo teor de carboidratos. Enquanto tendem a aumentar apenas moderadamente ou até mesmo diminuir em dietas com baixo teor de gordura (14, 15).

5. Açúcar no sangue e níveis de insulina reduzidos

Dietas low-carb e cetogênicas também podem ser particularmente úteis para pessoas com diabetes e resistência à insulina.

Estudos provam que cortar carboidratos reduz drasticamente os níveis de açúcar no sangue e insulina (16).

Algumas pessoas com diabetes, inclusive, que iniciam uma dieta baixa em carboidratos podem precisar reduzir sua dose de insulina em 50% quase imediatamente.

Em um estudo em pessoas com diabetes tipo 2, 95% haviam reduzido ou eliminado sua medicação para baixar a glicose em seis meses (17).

Por isso, se você tomar medicação para açúcar no sangue, converse com seu médico antes de fazer alterações na sua ingestão de carboidratos. Já que, sua dose pode precisar ser ajustada para evitar a hipoglicemia.

6. Pode baixar a pressão arterial

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é um fator de risco significativo para muitas doenças. Incluindo doenças cardíacas, derrame, bem como insuficiência renal.

Dietas com baixo teor de carboidratos são uma maneira eficaz de reduzir a pressão arterial, o que deve reduzir o risco dessas doenças e ajudá-lo a viver mais (18, 19).

7. Eficaz contra a síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma condição altamente associada ao risco de diabetes e doenças cardíacas.

De fato, a síndrome metabólica é uma coleção de sintomas, que inclui:

  • Obesidade abdominal
  • Bem como, pressão arterial elevada
  • Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum
  • Assim como, triglicerídeos altos
  • Por fim, baixos níveis “bons” de colesterol HDL

No entanto, uma dieta baixa em carboidratos é incrivelmente eficaz no tratamento de todos esses cinco sintomas (20).

Sob tal dieta, estas condições são quase eliminadas.

8. Níveis de colesterol LDL ‘ruins’ melhorados

As pessoas que têm LDL alto “ruim” são muito mais propensas a ter ataques cardíacos.

No entanto, o tamanho das partículas é importante. Partículas menores estão ligadas a um risco maior de doença cardíaca, enquanto partículas maiores estão associadas a um risco menor.

Acontece que as dietas de baixo carboidrato aumentam o tamanho das partículas “ruins” de LDL e reduzem o número total de partículas de LDL na corrente sanguínea (21).

Como tal, reduzir sua ingestão de carboidratos pode aumentar a sua saúde do coração .

9. Terapêutico para vários distúrbios cerebrais

Seu cérebro precisa de glicose, pois algumas partes só podem queimar esse tipo de açúcar. É por isso que o seu fígado produz glicose a partir de proteína, se você não comer carboidratos.

No entanto, uma grande parte do seu cérebro também pode queimar cetonas , que são formadas durante a fome ou quando a ingestão de carboidratos é muito baixa.

Esse é o mecanismo por trás da dieta cetogênica, que vem sendo usada há décadas para tratar a epilepsia em crianças que não respondem ao tratamento medicamentoso.

Em muitos casos, essa dieta pode curar crianças com epilepsia. Em um estudo, mais da metade das crianças em uma dieta cetogênica experimentou uma redução maior que 50% no número de convulsões, enquanto 16% ficaram livres de convulsões (22).

Dietas muito baixas em carboidratos e cetogênicas estão sendo estudadas para outras condições cerebrais, incluindo doença de Alzheimer , assim como Parkinson (23).

A redução de carboidratos bem como de açúcar na dieta é uma grande evolução para a saúde.

Dietas de baixo carboidrato associada a diminuição do açúcar proporciona muita saúde.
Dietas de baixo carboidrato associada a diminuição do açúcar proporciona muita saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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