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Dietas Que Restringem Calorias: Podem Ser Perigosas?

Dr Juliano Pimentel

As pessoas que tentam perder peso muitas vezes recorrem a dietas que restringem caloriasNo entanto, restringir calorias severamente pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo a fertilidade reduzida e ossos mais fracos.

Entenda que a dieta e o jejum intermitente são diferentes.

No jejum intermitente você restringe as calorias por um tempo limitado e curto, voltando a comer normalmente após isso.

Pesquisas mostram que o jejum intermitente pode até mesmo acelerar o seu metabolismo. Já a dieta que restringe calorias por um período maior de tempo, semanas ou meses.

Tem gente que vive fazendo dieta, e isso não é bom para a sua saúde!
Este artigo descreve 5 efeitos potencialmente nocivos de dietas que restringem calorias.

Não deixe de ler e compartilhar.

Dietas que Restringem Calorias

Será que dietas que restringem calorias podem ser prejudiciais?

Uma caloria é definida como a quantidade de energia térmica necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água por 1 ° C .

No entanto, é mais provável que você pense em calorias como a unidade de medida para a quantidade de energia que seu corpo recebe dos alimentos e bebidas que consome.

Seu corpo precisa de calorias para funcionar e usa elas para sustentar três processos principais (1):

>> Taxa metabólica basal (BMR): Refere-se ao número de calorias necessárias para cobrir suas funções básicas, incluindo o bom funcionamento do seu cérebro, rins, coração, pulmões e sistema nervoso.

>> Digestão: Seu corpo usa um certo número de calorias para digerir e metabolizar os alimentos que você come. Isso também é conhecido como o efeito térmico dos alimentos (TEF).

>> Atividade física: Refere-se ao número de calorias necessárias para alimentar suas tarefas diárias e exercícios.

De um modo geral, comer mais calorias do que o seu corpo precisa fará com que você ganhe peso, principalmente na forma de gordura corporal. Comer menos calorias do que o seu corpo requer leva à perda de peso (2, 3, 4).

Este conceito de equilíbrio calórico é a causa que faz tantas pessoas que querem perder peso restringem a sua ingestão de calorias (5, 6, 7).

No entanto, restringir calorias demais pode prejudicar sua saúde.

  1. Pode Baixar seu Metabolismo

Comer menos calorias do que o seu corpo precisa regularmente pode baixar o seu metabolismo.

Vários estudos mostram que dietas de baixa caloria podem diminuir o número de calorias que o corpo queima em até 23% (8, 9, 10).

Além disso, este metabolismo mais baixo pode persistir muito tempo depois que a dieta com restrição calórica é interrompida.

De fato, os pesquisadores acreditam que a queda do metabolismo pode explicar parcialmente porque mais de 80% das pessoas recuperam o peso logo que saem de suas dietas com restrição calórica (10). Uma das maneiras pelas quais as dietas com restrição calórica retardam o seu metabolismo é causando perda muscular (11, 12, 13).

Esta perda de massa muscular é especialmente provável de ocorrer se a dieta restrita em calorias for baixa em proteínas e não combinada com exercício.

Aumentar ligeiramente sua ingestão de proteína e adicionar exercícios de resistência a sua rotina do exercício podem também ajudar (14, 15).

  1. Pode Causar Deficiências de Nutrientes

Comer menos calorias do que o seu corpo requer regularmente pode causar fadiga e tornar mais desafiador para você atender às suas necessidades diárias de nutrientes.

Por exemplo, dietas com restrição calórica podem não fornecer quantidades suficientes de ferro, folato ou vitamina B12. Isso pode levar à anemia e fadiga extrema (16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24).

Dietas com restrição de calorias também podem limitar outros nutrientes, incluindo:

>> Proteína: Não comer alimentos ricos em proteínas como carne, peixe, nozes e sementes pode causar perda de músculos, queda de cabelo e unhas frágeis (25).

>> Cálcio: Não comer alimentos ricos em cálcio, como lácteos e folhas verdes pode reduzir a resistência óssea e aumentar o risco de fraturas (26).

>> Biotina e tiamina: Uma baixa ingestão de leguminosas, ovos e nozes pode limitar a ingestão dessas duas vitaminas B, resultando potencialmente em fraqueza muscular, perda de cabelo e pele escamosa (27, 28).

>> Vitamina A: Não comer alimentos ricos em vitamina A peixe, verduras folhosas ou frutas e vegetais cor de laranja pode enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos permanentes aos olhos (29).

>> Magnésio: Uma ingestão insuficiente de nozes e folhas verdes pode causar fadiga, enxaquecas, cãibras musculares e ritmos anormais do coração (30).

Para evitar a fadiga e deficiências de nutrientes, evite restringir excessivamente suas calorias e coma uma variedade de alimentos de verdade, e não alimentos processados.

  1. Pode Reduzir a Fertilidade

Dietas que restringem calorias muito drasticamente pode afetar negativamente a fertilidade.  Isto é especialmente verdadeiro para as mulheres, como a capacidade de ovular depende dos níveis hormonais.

Mais especificamente, é necessário um aumento nos níveis de estrogênio e de hormônio luteinizante (LH) para que a ovulação ocorra. Curiosamente, a pesquisa mostrou que os níveis de LH dependem em parte do número de calorias disponíveis na dieta de uma mulher (31, 32).

Consequentemente, estudos mostram que a função reprodutiva é suprimida em mulheres que comem 22-42% menos calorias do que são necessárias para manter seu peso (33).

Uma ingestão insuficiente de calorias também pode reduzir os níveis de estrogênio, afetando negativamente a saúde do osso e do coração (34, 35, 36).

Sinais de fertilidade reduzida podem incluir ciclos menstruais irregulares ou a falta deles.  No entanto, distúrbios menstruais sutis podem não ter quaisquer sintomas, por isso eles podem exigir um exame médico mais aprofundado para ser diagnosticado (37, 38).

Os pesquisadores acreditam que a restrição calórica severa também pode afetar a função reprodutiva dos homens, mas poucos estudos existem sobre o tema (39).

  1. Pode Enfraquecer seus Ossos

Dietas que restringem calorias podem prejudicar a saúde dos ossos. Consumir poucas calorias pode enfraquecer seus ossos. Isso ocorre porque a restrição calórica pode reduzir os níveis de estrogênio e testosterona.

Níveis baixos destes dois hormônios reprodutivos reduzem a formação óssea e aumentam a avaria dos ossos, resultando em ossos mais fracos (40, 41, 42, 43).

Além disso, a restrição calórica pode aumentar os níveis de hormônio do estresse. Isso também pode levar à perda óssea (44). A perda óssea é especialmente problemática porque é muitas vezes irreversível e aumenta o risco de fraturas (45, 46).

  1. Pode Baixar sua Imunidade
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Dietas podem baixar sua imunidade

Dietas que restringem calorias podem aumentar o risco de infecções e doenças. Isso se aplica a vírus como o resfriado comum (47, 48). Por exemplo, um estudo comparou atletas em disciplinas que colocam uma forte ênfase na magreza do corpo, como boxe, ginástica ou mergulho, para aqueles em disciplinas menos focado no peso corporal.

Os pesquisadores relataram que atletas em disciplinas que requerem magreza, faziam tentativas mais frequentes de perder peso e tinham quase duas vezes mais probabilidades de terem estado doentes nos últimos três meses.

Em outro estudo, os atletas de taekwondo que estavam fazendo dieta para reduzir seu peso corporal na semana anterior a uma competição experimentaram uma redução da imunidade e um risco aumentado de infecção.

Os efeitos da restrição calórica em indivíduos sem exercício são menos claros, e é necessária mais pesquisa antes de se poderem tirar conclusões fortes (49).

Como Comer a Quantidade Certa de Calorias?

Dietas Que Restringem Calorias ou Comer as Calorias Necessárias?

A necessidade de calorias variam de pessoa para pessoa porque dependem de fatores como idade, sexo, altura, peso atual e nível de atividade física.

Determinar o número de calorias que é certo para você irá reduzir a sua probabilidade de desenvolver as consequências negativas para a saúde descritas acima. Por isso, procure orientação médica antes de iniciar qualquer ou mudança na alimentação.

Quando se trata da perda de peso a longo prazo, a paciência é a chave. É melhor evitar as dietas que exigem que você restrinja severamente suas calorias.

Em vez disso, opte pela reeducação alimentar e na qualidade dos alimentos. Escolha ser mais saudável e feliz hoje, e mude o seu amanhã.

Depende de você e eu sei que você consegue! Tenha a determinação.

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Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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Igor Fernandes ([email protected], [email protected])