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Uma boa noite de sono é tão importante quanto exercícios regulares e uma dieta saudável. E a aromaterapia para dormir melhor entra como uma ferramenta mais natural e simples de ser colocada em prática. 

A pesquisa mostra que o sono ruim tem efeitos negativos imediatos em seus hormônios, desempenho do exercício e função cerebral (1 2).

Além disso, uma noite mal dormida pode também  causar ganho de peso e aumentar o risco de doença em adultos e crianças (34). Por outro lado, um bom sono pode ajudá-lo a comer menos, a se exercitar melhor e a ser mais saudável ().

Sou um grande defensor do uso de terapias naturais da mente e do corpo para criar um sono melhor, ajudando-o a dormir diretamente e aliviando o estresse, a ansiedade, assim como o mau humor e o desconforto físico. E a prática da aromaterapia pode fazer todas essas coisas.

Os óleos essenciais são utilizados há séculos para promover relaxamento e bem-estar físico e mental. Hoje, esses mesmos óleos estão sendo cada vez mais estudados pelos cientistas em busca de uma compreensão mais rigorosa e específica de seus benefícios para o sono e a saúde.

>> Eu já escrevi um artigo com os melhores óleos essenciais para insônia e como usá-los para dormir melhor. 

Neste artigo quero que você entenda o que pode estar causando a sua insônia. É fundamental saber o que causa a falta de sono para tratar.

Aromaterapia para dormir melhor

Um corpo de pesquisa mostra que os óleos essenciais podem proporcionar alívio para o sono interrompido e melhorar a qualidade do sono em adultos (6, 7).

Um estudo de 2017 comparou os efeitos da massagem de aromaterapia e acupuntura na qualidade do sono e na qualidade de vida geral das mulheres.

O óleo de lavanda pode ajudar a controlar a ansiedade e a dormir melhor.

Os pesquisadores descobriram que uma mistura de óleos essenciais para promover o sono funcionou de maneira mais eficaz para melhorar a qualidade do sono e a qualidade de vida do que a acupressão (8).

O óleo misturado também foi mais eficaz para melhorar o sono do que um único óleo essencial, lavanda.

Aromaterapia para estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade são obstáculos frequentes ao sono repousante e sadio. Afinal, as pessoas que experimentam sintomas de estresse e ansiedade geralmente têm problemas para adormecer e dormem sem descanso durante a noite, ou seja, ficam cansadas no dia seguinte.

Há um corpo de pesquisa indicando que a aromaterapia usando óleos essenciais pode ajudar a aliviar os sintomas de estresse e ansiedade. Sendo assim, podem ajudar a melhorar o sono indiretamente (9, 10).

Aromaterapia para depressão

Problemas de depressão e sono geralmente andam de mãos dadas. Vários estudos examinaram os efeitos da aromaterapia usando óleos essenciais em pessoas com depressão e sintomas depressivos, com e sem ansiedade.

Aromaterapia pode ajudar a melhorar os sintomas depressivos, de acordo com os resultados de vários estudos (11). Um estudo descobriu que a aromaterapia melhorou a depressão e a ansiedade em um grupo de mulheres pós-parto. Além disso, uma análise de 2016 descobriu que a aromaterapia é eficaz na redução do estresse e da depressão – bem como nos sintomas da menopausa – em mulheres de meia idade (12).

Você se identifica com alguma dessas situações?

Como usar óleos essenciais para dormir melhor?

A aromaterapia para dormir melhor pode ser usada de diferentes maneiras. É interessante que você teste o que funciona melhor para você. Isso vale para o tipo de óleo essencial usado, bem como para a maneira como você o utiliza.

Você pode por exemplo, aplicar os óleos indicados para dormir melhor nas solas dos pés, pulsos ou palmas no início e no final do dia para ajudar você a se sentir calmo e relaxado. Lavanda e sálvia também podem ser aplicadas diretamente na pele.

Aromaterapia para dormir melhor
Aproveite os benefícios da aromaterapia para dormir melhor!

Antes de aplicar um óleo essencial por via tópica, certifique-se de diluir o óleo essencial com um óleo transportador. Afinal, a aplicação de óleos essenciais não diluídos na pele pode causar irritação. 

Os óleos transportadores comuns incluem coco, jojoba e azeite extra-virgem. Como regra geral, você deve usar 1 colher de chá de óleo transportador para cada 1 gota de óleo essencial.

Você também pode adicionar 2-3 gotas desses óleos essenciais a um difusor, isso liberará o perfume em sua casa.

Se você preferir não deixar o difusor em funcionamento, considere adicionar algumas gotas de óleo essencial à sua fronha logo antes de dormir. Isso permitirá que o perfume permaneça durante as horas de sono.

Leia outros artigos sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar sua qualidade de vida!

>> Óleos essenciais funcionam?

>> Aumente sua imunidade com os óleos essenciais!

>> Óleos essenciais para se livrar de sores de cabeça e enxaqueca!

Por fim, mas não menos importante esteja atenta à procedência dos óleos que você utiliza! Pois, os óleos essenciais de qualidade podem até ser ingeridos. Eu indico a compra de óleos essenciais com @myessenciallife.

E se além do uso da aromaterapia você quiser implementar no seu dia a dia outros hábitos saudáveis, conheça meu programa D7D.

Eu desenvolvi este programa para ajudar pessoas a emagrecem de maneira saudável e eliminar todo o excesso de toxina acumulado no corpo ao longo dos anos, através de alimentação inadequada e hábitos ruins.

Ou seja, são 7 dias de implementação de hábitos saudáveis que vão fazer uma verdadeira revolução na sua vida! Conheça este treinamento.

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

 

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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