close

Uma boa noite de sono é tão importante quanto exercícios regulares e uma dieta saudável. E a aromaterapia para dormir melhor entra como uma ferramenta mais natural e simples de ser colocada em prática. 

Pesquisas mostram que o sono ruim tem efeitos negativos imediatos em seus hormônios, desempenho do exercício e função cerebral (1 2).

Além disso, uma noite mal dormida pode também  causar ganho de peso e aumentar o risco de doença em adultos e crianças (34). Por outro lado, um bom sono pode ajudá-lo a comer menos, a se exercitar melhor e a ser mais saudável (5).

É muito benéfico o uso de terapias naturais da mente e do corpo para criar um sono melhor, para ajudar a ter um sono de mais qualidade, com menos estresse, ansiedade, mau humor e o desconforto físico. E a prática da aromaterapia pode fazer todas essas coisas.

Afinal, os óleos essenciais são utilizados há séculos para promover relaxamento e bem-estar físico e mental. Hoje, esses mesmos óleos estão sendo cada vez mais estudados pelos cientistas em busca de uma compreensão mais rigorosa e específica de seus benefícios para o sono e a saúde.

>> Eu já escrevi um artigo com os melhores óleos essenciais para insônia e como usá-los para dormir melhor. 

Neste artigo quero que você entenda o que pode estar causando a sua insônia. É fundamental saber o que causa a falta de sono para tratar.

Aromaterapia para dormir melhor

Os óleos essenciais podem proporcionar alívio para o sono interrompido e melhorar a qualidade do sono em adultos (6, 7).

Um estudo de 2017 comparou os efeitos da massagem de aromaterapia e acupuntura para saber quais das duas técnicas são mais úteis para o sono e para a qualidade de vida geral das mulheres.

O óleo de lavanda pode ajudar a controlar a ansiedade e a dormir melhor.

Como resultado a mistura de óleos essenciais para promover o sono foi mais eficaz do que a técnica de acupuntura (8). E o óleo essencial que proporcionou a melhoria na qualidade do sono e na vida em geral dessas mulheres do estudo foi o óleo essencial de lavanda. 

Aromaterapia para estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade são obstáculos para um sono de qualidade e a sensação de descanso durante a noite.

Afinal, as pessoas que experimentam sintomas de estresse e ansiedade geralmente têm problemas para adormecer e dormem sem descanso durante a noite, ou seja, ficam cansadas no dia seguinte.

Por isso, controlar o estresse e a ansiedade podem proporcionar um sono de mais qualidade. Estudos que testaram o uso da aromaterapia no controle dos níveis de dor, depressão, estresse e ansiedade apresentaram resultados positivos (9, 10).

A aromaterapia se faz útil para a qualidade do sono, pois apresenta efeitos ansiolíticos em pessoas que recebem a massagem com o óleo essencial. Como resultado relaxam com mais facilidade e obtêm um sono com mais qualidade. 

Aromaterapia para depressão

Pessoas com depressão geralmente têm dificuldade para dormir e o contrário também acontece, pessoas com problemas para dormir podem desenvolver uma depressão.

Por isso, vários estudos examinaram os efeitos da aromaterapia usando óleos essenciais em pessoas com depressão e sintomas depressivos, com e sem ansiedade (11).

Um estudo descobriu que a aromaterapia melhorou a depressão e a ansiedade em um grupo de mulheres pós-parto.

Além disso, uma análise de 2016 descobriu que a aromaterapia é eficaz na redução do estresse e da depressão – bem como nos sintomas da menopausa – em mulheres de meia idade (12).

Você se identifica com alguma dessas situações?

Como usar óleos essenciais para dormir melhor?

A aromaterapia para dormir melhor pode ser usada de diferentes maneiras. É interessante que você teste o que funciona melhor para você. Isso vale para o tipo de óleo essencial usado, bem como para a maneira como você o utiliza.

Você pode por exemplo, aplicar os óleos indicados para dormir melhor nas solas dos pés, pulsos ou palmas no início e no final do dia para ajudar você a se sentir calmo e relaxado. Lavanda e sálvia também podem ser aplicadas diretamente na pele.

Aromaterapia para dormir melhor
Aproveite os benefícios da aromaterapia para dormir melhor!

Antes de aplicar um óleo essencial por via tópica, certifique-se de diluir o óleo essencial com um óleo transportador. Afinal, a aplicação de óleos essenciais não diluídos na pele pode causar irritação. 

Os óleos transportadores comuns incluem coco, jojoba e azeite extra-virgem. Como regra geral, você deve usar 1 colher de chá de óleo transportador para cada 1 gota de óleo essencial.

Você também pode adicionar 2-3 gotas desses óleos essenciais a um difusor, isso liberará o perfume em sua casa.

Se você preferir não deixar o difusor em funcionamento, considere adicionar algumas gotas de óleo essencial à sua fronha logo antes de dormir. Isso permitirá que o perfume permaneça durante as horas de sono.

Leia outros artigos sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar sua qualidade de vida!

>> Óleos essenciais funcionam?

>> Aumente sua imunidade com os óleos essenciais!

>> Óleos essenciais para se livrar de sores de cabeça e enxaqueca!

Por fim, mas não menos importante esteja atenta à procedência dos óleos que você utiliza! Pois, os óleos essenciais de qualidade podem até ser ingeridos. Eu indico a compra de óleos essenciais com @myessenciallife.

E se além do uso da aromaterapia você quiser implementar no seu dia a dia outros hábitos saudáveis, conheça meu programa D7D.

Eu desenvolvi este programa para ajudar pessoas a emagrecem de maneira saudável e eliminar todo o excesso de toxina acumulado no corpo ao longo dos anos, através de alimentação inadequada e hábitos ruins.

Ou seja, são 7 dias de implementação de hábitos saudáveis que vão fazer uma verdadeira revolução na sua vida! Conheça este treinamento.

Abraço e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

 

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoansiedadeantioxidantescarboidratosdestaquedr. juliano pimentelestressefibrasglútenhábitos saudáveisinflamaçãomau colesterolmetabolismomineraisobesidadeóleos essenciaisperda de pesoperder pesopotássioreceitareeducação alimentarsaúdevitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta