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Todas as dietas precisam ser acompanhadas, afinal, podem apresentar efeitos colaterais e dúvidas ao dietista, com a dieta cetogênica não é diferente, por isso, neste artigo vou abordar as principais dúvidas sobre dieta cetogênica.

Se você é adepto da dieta cetogênica, conte nos comentários. 

Não deixe de ler e compartilhar. Pois, neste material tem informações importantes para os praticantes da dieta cetogênica.

Principais dúvidas sobre dieta cetogênica

Por ser uma dieta restrita, muitas pessoas ficam receosas de praticar cetogênica. E por isso, muitas vezes preferem perder os benefícios proporcionados por este tipo de alimentação, devido a falta de informação.

No entanto, não precisa ser assim, aqui, você encontrará as principais dúvidas sobre dieta cetogênica. Confira

1. Posso comer carboidratos de novo?

Essa é com certeza uma das principais dúvidas sobre dieta cetogênica e SIM, você poderá comer carboidrato novamente.

No entanto, é importante reduzir significativamente a sua ingestão de carboidratos inicialmente.

Após os primeiros 2-3 meses, você pode comer carboidratos em ocasiões especiais, por exemplo, basta voltar à dieta imediatamente após.

2. Vou perder músculo?

Existe o risco de perder algum músculo em qualquer dieta. No entanto, a alta ingestão de proteína e altos níveis de cetona podem ajudar a minimizar a perda muscular, especialmente se você levantar pesos.

3. Posso construir músculo em uma dieta cetogênica?

Sim, mas pode não funcionar tão bem quanto em uma dieta moderada em carboidratos. Por isso, é fundamental o acompanhamento de profissionais, para que a dieta possa contribuir com os objetivos que você quer atingir com seus treinos (1).

4 Quanta proteína posso comer?

A proteína deve ser moderada, pois uma ingestão muito alta pode aumentar os níveis de insulina e diminuir as cetonas. Cerca de 35% da ingestão total de calorias é provavelmente o limite superior.

5. E se eu estiver constantemente cansado, fraco ou fatigado?

Você pode não estar com cetose total ou estar utilizando gorduras e cetonas de forma eficiente. Para combater isso, diminua a ingestão de carboidratos, além disso, um suplemento como o óleo MCT ou cetonas também pode ajudar. Por isso, é importante compreender quais são as principais dúvidas sobre dieta cetogênica para que você não tenha que desistir da dieta, mas ajustar às suas necessidades.

6. Minha urina cheira a fruta. Por que é isso?

Não se assuste. Afinal, isto é simplesmente devido à excreção de subprodutos criados durante a cetose.

7. Meu hálito cheira. O que eu posso fazer?

Este é um efeito colateral comum. Por isso, tente beber água com sabor natural ou mastigar chiclete sem açúcar.

8. Ouvi dizer que a cetose era extremamente perigosa. Isso é verdade?

Esta é uma das dúvidas sobre dieta cetogênica que estão sempre presentes. A questão é que as pessoas muitas vezes confundem cetose com cetoacidose. O primeiro é natural, enquanto o último ocorre apenas no diabetes não controlado.

A cetoacidose é perigosa, mas a cetose em uma dieta cetogênica é perfeitamente normal e saudável.

9. Eu tenho problemas de digestão e diarreia. O que eu posso fazer?

Esse efeito colateral comum geralmente passa após 3 a 4 semanas. Se persistir, tente comer mais vegetais ricos em fibras. Suplementos de magnésio também podem ajudar com a constipação (2).

10. Quais são os efeitos colaterais e como minimizá-los?

Embora a dieta cetogênica seja segura para pessoas saudáveis, pode haver alguns efeitos colaterais iniciais enquanto o corpo se adapta.

Isso é muitas vezes referido como o ceto gripe e geralmente é mais dentro de alguns dias.

O ceto gripe inclui pouca energia e função mental, aumento da fome, problemas de sono, náuseas, desconforto digestivo e diminuição do desempenho no exercício (3).

Para minimizar isso, você pode tentar uma dieta regular com poucos carboidratos nas primeiras semanas. Isso pode ensinar seu corpo a queimar mais gordura antes de eliminar completamente os carboidratos (4).

Uma dieta cetogênica também pode alterar o equilíbrio de água e minerais do seu corpo, portanto, adicionar sal extra às suas refeições ou tomar suplementos minerais pode ajudar.

Para minerais, tente tomar de 3.000 a 4.000 mg de sódio, 1.000 mg de potássio e 300 mg de magnésio por dia para minimizar os efeitos colaterais.

Pelo menos no começo, é importante comer até ficar satisfeito e evitar restringir demais as calorias (5). Normalmente, uma dieta cetogênica provoca perda de peso sem restrição calórica intencional.

11. Quais são os suplementos para uma dieta cetogênica?

Embora nenhum suplemento seja necessário, alguns podem ser úteis. Se esta é uma das suas principais dúvidas sobre dieta cetogênica, confira.

  • Óleo de MCT: adicionado a bebidas ou iogurte, o óleo MCT fornece energia e ajuda a aumentar os níveis de cetona. 
  • Minerais: O sal e outros minerais adicionados podem ser importantes quando iniciados devido a mudanças no equilíbrio de água e minerais.
  • Cafeína: A cafeína pode trazer benefícios para a energia, assim como, perda de gordura e desempenho.
  • Cetonas exógenas: este suplemento pode ajudar a aumentar os níveis de cetona do corpo, por exemplo.
  • Creatina: A creatina fornece inúmeros benefícios para a saúde, bem como, para o desempenho. Isso pode ajudar se você estiver combinando uma dieta cetogênica com exercícios.
  • Whey: Use meia colher de proteína de whey em shakes ou iogurte, por exemplo, pode aumentar sua ingestão diária de proteína. 

Dicas para comer fora em uma dieta cetogênica

Não é muito difícil fazer com que a maioria das refeições no restaurante sejam favoráveis ao comer fora.

Afinal, a maioria dos restaurantes oferece algum tipo de carne ou prato à base de peixe. Faça o pedido e substitua qualquer alimento rico em carboidratos por vegetais extras.

Além do mais, as refeições à base de ovo também são uma ótima opção, como omelete ou ovos e bacon.

Outro favorito é hambúrgueres sem pão. Além disso, você também pode trocar as batatas fritas por vegetais. Adicione abacate extra, queijo, bacon ou ovos.

A dieta cetogênica é ótima, mas não para todos

A dieta cetogênica pode ser ótima para pessoas com excesso de peso, diabéticas ou que procuram melhorar sua saúde metabólica, por exemplo (6, 7, 8, 9).

Mas, ao mesmo tempo em que pode ser menos adequada para atletas de elite ou para aqueles que desejam adicionar grandes quantidades de músculo ou peso.

Além do mais, é como com qualquer dieta, ela só funcionará se você for consistente e permanecer com ela a longo prazo.

Dito isto, poucas coisas são tão bem comprovadas em nutrição quanto os poderosos benefícios para a saúde e a perda de peso de uma dieta cetogênica.

Associe o consumo de chás durante a dieta cetogênica 😉

Associe o consumo de chás a dieta cetogênica
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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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