close

Saúde é um estado desejado pela maioria das pessoas. É o que a gente clama a Deus, é o que desejamos aos outros no aniversário e em outras datas comemorativas, é o que desejamos para nós e para nossa família e amigos. E como conquistar a saúde, como ter saúde plena?

Muitas pessoas entendem a saúde de maneira mais simplificada, como por exemplo, a ausência de doenças.

Então, se o corpo está saudável, não há descontrole hormonal, pressão arterial, colesterol e a glicose está controlada essa pessoa é saudável. Mas, a verdade não é bem assim. A realidade é mais complexa, porque nós somos seres complexos. 

Saúde plena é um estado!

Compartilhe este artigo com pessoas especiais para você!

Saúde não é ausência de doença  

Primeiramente precisamos ter clareza de que nós somos a junção de corpo, mente e espírito. Um influencia o outro e todos juntos nos forma. Sendo assim, o primeiro passo para ter saúde plena é promover a saúde para esses três aspectos.

Além disso, gosto de acrescentar outros aspectos que contribuem para que a plenitude relacionada à saúde seja alcançada, é o que chamo de 7 saúdes. Inclusive, eu desenvolvi um treinamento para te ajudar a encontrar a saúde plena através do equilíbrio das sete saúdes. Esse treinamento acontece de tempos em tempos e você pode participar ou garantir sua vaga, clicando aqui.   

As sete saúdes são: saúde emocional, saúde intelectual, saúde profissional, saúde social, saúde familiar, saúde financeira e saúde do corpo. O equilíbrio entre os aspectos dessas sete saúde proporcionam a você a saúde plena.

Com isso, quero que você entenda que ser saudável não é sobre seu corpo, sua alimentação ou sua rotina de exercícios físicos. Ter saúde é, verdadeiramente, alcançar um estado saudável.

Se você tem variações de humor, muito estresse, muita ansiedade, muito medo, ou seja lá o que for, isso significa que você não está saudável.

O mesmo vale se você não se sente bem e satisfeito com o trabalho que você faz. Se você não está tendo uma boa relação com seus pais, filhos ou companheiros. 

Quando há uma alicerce forte nessas áreas, caso haja algum problema na saúde do corpo, você tem muito mais condições de lidar com isso de maneira segura e plena.

Dicas de como conquistar a saúde plena

Conquistar a saúde plena é um processo que depende de você e da sua compreensão sobre o que está sendo feito. Durante esse processo lembre-se que, se você abrir o casulo para adiantar o nascimento do borboleta, ela não vai voar.

Respeite seu processo, seu tempo, mas mantenha-se em movimento. Se você parar, não vai obter o resultado que deseja. 

1 – Conheça sua essência

Você consegue aquilo que você quer. Por isso, a primeira dica para ter saúde plena é conhecer sua essência. Verdadeiramente, o que você quer?

Ter a clareza de sua essência vai te ajudar a encontrar um OBJETIVO claro, que é determinante para que você conquiste a saúde em abundância.

A única maneira que eu acredito que é possível encontrar sua essência é através da conexão com Deus, ou com o Ser superior que você acredita.

Nada físico ou racional será tão fundamental para te ajudar a se conectar com seu interior. E nesse processo você está automaticamente trabalhando a saúde emocional e intelectual.

2 – Respeite a si mesmo e aos outros 

Ninguém, absolutamente ninguém está contra você. Se você está sempre com essa sensação e sentimento de que alguém está fazendo algo para te prejudicar esse alguém é você mesmo.

É verdade que muitas pessoas têm péssimas atitudes que podem te prejudicar. Mas, você não pode parar sua vida, porque existe outra vida. A vida está em movimento o tempo todo, você precisa entender que, as pessoas só dão o que elas têm.

Se alguém te fez mal, é porque ela só tem isso a oferecer. Agora, cabe a você decidir o que fazer com isso. Você quer continuar se sentido mal, ou vai se livrar disso? O problema é da outra pessoa, não seu. E você não pode, nem vai mudar ou outro.

As pessoas só mudam quando querem, estão preparadas e agem para que a mudança aconteça.

Ao colocar isso em prática você estará contribuindo para a melhora da saúde familiar e social.

3 – Resultados são apenas resultados

Se alguma coisa não saiu como o esperado isso é apenas um resultado, é a consequência de uma ação que já foi realizada.

Você não pode basear sua vida pelo trabalho que deu errado, pelo marido que te traiu ou por seu filho que não te escuta. 

Se colocar em lugar de vítima vai condicionar sua vida para que você seja sempre a vítima.

Pense sempre no que pode ser feito. Teve problema no trabalho? Pense no que pode ser feito daqui pra frente, sobre o que você aprendeu como não fazer. Pense que isso foi um processo de aprendizado. Não é culpa sua é a consequência de uma decisão. Então, mude a decisão e a consequência será outra.

Olhar para as situações por uma perspectiva de fora da situação vai te ajudar a resolver questionamentos dos mais diversos aspectos desde os financeiros, trabalho, familiar e social. 

4 – Hábitos podem e devem ser mudados

Se o que você fez até hoje não te proporcionou saúde plena, significa que você precisa mudar o que você está fazendo. 

Pense no seu dia, o que você faz desde o momento que levanta até a hora que vai dormir, tudo, absolutamente tudo que você faz é um hábito. A sua rotina, mesmo que não seja todos os dias igual é um hábito.

E nós nos identificamos com esses hábitos. A pessoa que tem o hábito de ir a academia todos os dias, ela se identifica como uma pessoa que gosta de malhar. A pessoa que se estressa todos os dias no trabalho, ela se identifica como estressada e como uma pessoa que não gosta do que faz. 

Consegue perceber que são as atitudes que você faz que te levam para onde você está? Quanto mais a gente repete um processo mais a gente se identifica com ele e fica cada vez mais difícil sair dele.

Se você tem um hábito, que definitivamente não te faz bem, olhe para a situação de maneira distante, e busque uma maneira de quebrar esse hábito se identificando com o contrário dele.

Se você se identifica como uma pessoa estressada, por exemplo, sempre que se sentir estressada respire fundo e fale, “eu sou calma e resolvo tudo com parcimônia”.

Sempre que está estressada você bate na mesa, pare de bater na mesa. Mude as circunstâncias, e o pensamento sobre si mesmo.

Alcançar a saúde plena exige trabalho, mas é um trabalho de crescimento constante. Comenta aí qual dessas dicas para ter saúde plena você mais gostou!

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : dr. juliano pimentelmais saúdesaúde plenaser saudável

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta