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O que Emagrece Mais: Exercício Aeróbico ou Musculação?

Perder peso de forma efetiva requer foco, disciplina e regularidade nos exercícios, além de mudanças na alimentação. Mas qual exercício físico escolher? Qual emagrece mais? Exercício aeróbico ou a musculação?

Mas não deixe essa dúvida virar um motivo para se desanimar, as atividades físicas são essenciais para quem deseja perder peso ou manter o peso ideal.

Descubra agora, qual desses métodos emagrece mais.

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Exercício Aeróbico X Musculação

Muitas pessoas defendem que se você quiser perder gordura precisa fazer exercícios de cardio, e que para quem deseja construir músculos precisa ser adepto (a) somente à musculação.

Mas isso condiz com a realidade?

Isso não é tão simples quanto você imagina, tudo vai depender da sua proporção de gordura corporal armazenada, regularidade e intensidade nos exercícios, hábitos alimentares, além de outros fatores.

Você pode usar a musculação para perder gordura, e dependendo de alguns fatores pode ser mais efetivo que o uso de exercícios de cardio.

Porém, os exercícios aeróbicos possuem mais praticidade e menos riscos ao praticar o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).

Mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, lembre-se:

  • A hidratação antes, durante e depois dos exercícios é essencial e indispensável.
  • Antes ou depois dos exercícios e treinos, fuja dos alimentos industrializados e açucarados;
  • Escolha roupa e calçado confortáveis, deixando a pele respirar e que ajudem a evitar futuras lesões;
  • Faça aquecimento antes dos treinos e exercícios físicos.

1-Exercício Aeróbico

O exercício aeróbico traz muitas opções variadas de exercícios para emagrecer. Eles usam a gordura corporal armazenada como fonte primário de combustível.

Eles envolvem qualquer exercício repetitivo, longo e que trabalhe regularmente os músculos, incluindo os do coração e pulmão.

Impulsionam esses órgãos a usarem o oxigênio, como fonte de combustível para sustentar o corpo durante as atividades físicas (1,2).

Essas atividades físicas são geralmente executadas com intensidade moderada, porém, os exercícios aeróbicos de alta intensidade apontam efetividade em queimar gordura.

O exercício aeróbico ajuda a perder gordura, mas também pode fazer você perder massa magra.

Veja algumas dicas saudáveis:

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2-Musculação

O treinamento de força ou musculação, ajuda a acelerar o metabolismo por até 38 horas no pós-treino. Se você pratica regularmente os treinos de musculação, pode ajudar o seu corpo a intensificar a queima de gordura (2).

Ele ajuda a tonificar os músculos, evitar a perda de massa magra e na construção de massa magra.

Ao ajudar na construção de massa magra, a musculação ajuda também a queimar mais gordura. Esse tipo de treino aumenta a taxa metabólica basal.

A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias que o seu organismo precisa para funcionar adequadamente, sem interrupção enquanto o corpo está em repouso.

Ela se baseia em grande parte nas calorias que o corpo gasta para manter a funções básicas vitais como a respiração, ou o bombeamento de sangue; enquanto o organismo trabalha ele queima calorias.

E nisso entra a importância da massa muscular, quanto maior a quantidade de massa muscular o indivíduo possui, maior será a sua taxa metabólica basal e mais calorias serão queimadas com o corpo em repouso.

Isso acontece devido aos músculos sempre “estarem com fome”, nisso, eles “exigem” mais energia para se manter; esse processo acelera a queima de calorias e aumenta a taxa metabólica basal (3).

É importante não exagerar nos treinos de musculação para evitar lesões.

Mas você pode se questionar: se as duas práticas físicas queimam gordura e ajudam a trabalhar os músculos, qual delas emagrece mais?

A resposta é simples, use os dois métodos à seu favor de acordo com a recomendação do seu instrutor ou personal trainer.

Cada pessoa possui um metabolismo diferente, estrutura física, histórico médico, regularidade das atividades físicas, intensidade dos treinos, alimentação e limitações diferenciadas.

E todas essas variáveis vão influenciar no seu emagrecimento e em qual das modalidades você vai perder mais peso.

O ideal é que você possa alternar entre os treinos de musculação e exercícios aeróbicos, com a supervisão de um instrutor.

Você ainda pode optar por incluir alguma modalidade de dança, que também vai beneficiar a perda de peso e o bem-estar.

E lembre-se: a alimentação antes e no pós-treino precisa ser saudável e livre do excesso de carboidrato, sódio, açúcar refinado, conservantes, entre outros produtos prejudiciais.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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