close
ArtigosSer Pleno

Envelhecer com qualidade e saúde é possível?

O envelhecimento não é sinônimo de falta de qualidade de vida, escolha envelhecer com qualidade. 

É muito comum as pessoas associarem o envelhecimento à perda de vitalidade. E isso é um grande erro.

Todos nós avançamos a idade, porém, todos nós ainda somos parte da sociedade. Sendo assim precisamos continuar ativos.

Uma maneira didática de explicar sobre envelhecer com qualidade é comparar um humano a um carro. Para esse exemplo, pense em um carro antigo, pode ser um Opala, uma Kombi, ou um Fusca, por exemplo. O importante é que seja um carro antigo que não é mais produzido.

Esses carros começaram a ser produzidos na década de 60, e em 2020, alguns desses carros estão nas ruas. Outros estão intactos em garagens de colecionadores, outros já estão desmontados em ferro velho. A diferença entre esses carros, porém, está no cuidado que o dono teve. Os carros bem cuidados, ainda estão em atividade. 

Com a gente também assim, se você se cuidar, vai envelhecer com qualidade. Uma pessoa que nasceu nos anos 60, já é idosa, mas não precisa estar velha.

Consegue perceber que há uma diferença entre envelhecer e ficar velho? Você pode envelhecer com qualidade e permanecer ativo, ou você pode estar velho antes mesmo de completar 60 anos.

A idade chega, a velhice nem sempre

A partir dos 30 anos você começa a observar em seu corpo o processo de envelhecimento. Sua massa óssea começa a diminuir, você também começa a perder massa muscular.

Como sua pele perde elasticidade, você pode desenvolver rugas e flacidez da pele. Além disso, algumas pessoas já podem começar a ter cabelos grisalhos.

O envelhecimento saudável é possível.

Por volta dos 30 anos, as mulheres podem ter seus períodos menos regulares e sua fertilidade diminui. De maneira geral o corpo diminui a produção de hormônios.

Não tem como negar, esses processos de envelhecimento vão acontecer. E nesse momento é ladeira abaixo. No entanto, você pode escolher se vai descer a ladeira mais rápido ou mais devagar!

Esse é o grande segredo para pessoas que querem envelhecer com qualidade. Quanto antes você entender que é sim possível retardar esse processo de envelhecimento, melhor pra você. 

Manter a saúde para envelhecer com qualidade

Falo várias vezes em vídeos, textos, lives e nos meus cursos que ter saúde não significa ausência de doença.

Ou seja, para envelhecer com qualidade é fundamental ter saúde. Afinal, é impossível ter uma vida tranquila e agradável se você tem dores, baixa energia, baixa libido, excesso de estresse, sensação de vazio e falta de pertencimento.

Além disso, para ser saudável é preciso ser útil. Em outra palavras, essa utilidade se dá através da ajuda ao próximo e da sua contribuição para a sociedade em geral com seu trabalho.

Então, tire da sua cabeça que envelhecer é ficar no sofá o dia todo ou na praça jogando xadrez. 

Ou seja, a qualidade do envelhecimento precisa de movimento. 

A saúde é constituída de sete esferas: saúde emocional, intelectual, profissional, social, familiar, financeira e saúde do corpo. Sendo assim, quando você consegue se manter saudável nesses âmbitos é possível envelhecer com qualidade.

Isso quer dizer que além da alimentação e dos exercícios físicos, é preciso estar bem espiritualmente, financeiramente e profissionalmente. Ou seja, estar ativo intelectualmente aprendendo e estudando é saudável. 

Em resumo, para envelhecer com qualidade você precisa ser uma pessoa ativa que está em constante crescimento. Não é preciso manter um ritmo cansativo de trabalho, mas é necessário continuar contribuindo socialmente. 

E para que tudo isso aconteça seu corpo precisa estar bem cuidado, assim como um carro antigo nos dias de hoje. 

Dicas práticas para saúde do corpo

Três pontos primordiais devem ser considerados para ajudar seu corpo a envelhecer com qualidade:

1 – reduzir a inflamação crônica 

2 – reduzir a resistência insulínica 

3 – por fim, modular os hormônios

Inflamação crônica

A inflamação acontece quando o corpo entra em um processo de luta contra infecções, lesões e toxinas, por exemplo. Ou seja, quando alguma coisa danifica suas células, o seu corpo libera substancias químicas, através do sistema imunológico, para se curar.

A inflamação pode ser causada por quatro razões: fumo, obesidade, consumo de álcool e estresse (1, 2, 3, 4).

Ou seja, os hábitos diários causam a inflamação das células e contribuem para o envelhecimento acelerado. Sabendo disso, é preciso parar de fumar, diminuir o consumo de álcool, beber muita água, investir em uma alimentação mais natural e anti-inflamatória e buscar alternativas para diminuir o estresse.

Assim, você vai reduzir a inflamação.

>> Alimentação anti-inflamatória

>> Dicas para diminuir o estresse

Resistência Insulínica 

A resistência à insulina ocorre quando as células dos músculos, da gordura e do fígado não respondem bem à insulina. Ou seja, não podem usar a glicose do sangue para obter energia. Para compensar, o pâncreas produz mais insulina (5). Com o tempo, os níveis de açúcar no sangue aumentam.

É preciso diminuir o consumo de açúcar e carboidratos refinados. Isto significa, tirar o açúcar do café, parar de consumir sucos e refrigerantes, controlar a ingestão de frutas. Optar por carboidratos complexos e deixar de lado alimentos feitos com farinha de trigo.

Modular os hormônios

Os hormônios são os mensageiros químicos do seu corpo, eles viajam em sua corrente sanguínea para tecidos ou órgãos para ajudá-los a fazer seu trabalho. Os hormônios funcionam lentamente, ao longo do tempo e afetam muitos processos diferentes, incluindo:

 

  • Crescimento e desenvolvimento
  • Metabolismo, ou seja, como seu corpo obtém energia dos alimentos que você come
  • Função sexual, bem como a reprodução
  • E por fim, o humor

 

 

O processo de envelhecimento do corpo diminui a produção de hormônios e pode causar desequilíbrios. O mau funcionamento dos hormônios prejudica o envelhecimento saudável. E pode causar obesidade, desânimo, diabetes e ossos fracos, por exemplo.

Por isso, cuidar dos hormônios faz parte de envelhecer com qualidade.

Com essas dicas você vai conseguir ter um envelhecimento saudável. E como dicas extras assista ao vídeo com hábitos para diminuir o processo de envelhecimento.

 

Comenta o que você achou desse artigo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : envelhecer com qualidadeenvelhecimentojuliano pimentel

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta