close
ArtigosMetabolismo

Como Equilibrar os Hormônios de Forma Natural

Os hormônios como estrogênio, testosterona, adrenalina e insulina são mensageiros químicos; extremamente importantes que influenciam em muitos aspectos da sua saúde. Por isso, é essencial saber equilibrar os hormônios, para prevenir doenças e ajudar na manutenção da saúde.

Eles são segregados por várias glândulas e órgãos, incluindo a tireoide, glândulas suprarrenais, pituitária, ovários, testículos e pâncreas.

Todo o sistema endócrino trabalha em conjunto para controlar o nível de hormônios que circulam em todo o corpo; e se um ou mais apresenta desequilíbrio, pode causar problemas sérios de saúde.

A boa notícia é que existem maneiras de equilibrar os hormônios naturalmente, sabia mais abaixo!

Não deixe de ler e compartilhar!

Equilibrar os Hormônios

Os tratamentos convencionais para os desequilíbrios hormonais, geralmente incluem terapias de reposição de hormonas sintéticaspílulas anticoncepcionais, injeções de insulina, medicamentos para tireoide, entre outros métodos.

Infelizmente esse tipo de tratamento tornam as pessoas dependentes em medicamentos prescritos, pelo resto da vida a fim de manter os sintomas sob controle.

Eles podem mascarar os sintomas sem resolvê-los, o que significa que o organismo pode continuar desenvolvendo anormalidades em outras áreas do corpo, enquanto a desordem progride.

Isso aumenta os riscos de efeitos colaterais graves, como acidente vascular cerebralosteoporose, ansiedade, problemas reprodutivoscâncer e muito mais.

Confira a seguir passos seguros para equilibrar os hormônios de forma natural.

1- Substituir Carboidratos por Gorduras Saudáveis

Equilibrar os Hormônios: com óleo de coco. Imagem: (Divulgação)

Comer uma variedade de alimentos ricos em ácidos graxos de cadeia curta, média e longa é a chave para equilibrar os hormônios, e mantê-los sob controle.

Seu corpo precisa de vários tipos de gorduras para produzir outros hormônios, incluindo gorduras saturadas e colesterol.

Não só esses blocos de construção de gorduras são essenciais para a produção de hormônios, mas mantêm os níveis de inflamação baixos, aumentam o metabolismo e promovem a perda de peso.

As gorduras saudáveis ​​têm o efeito oposto de carboidratos refinados, que elevam a inflamação e podem mexer com o equilíbrio hormonais.

Invista em fontes de gorduras saudáveis como: óleo de coco, banha de porco, abacate, manteiga e salmão selvagem. (1)

Evite os óleos com gorduras ômega-6 (cártamo, girassol, milho, semeia de algodão, canola e soja) e carregue em fontes ricas de omega-3 naturais (peixe selvagem, linhaça, sementes de chia, nozes e produtos animais alimentados com pasto) (2).

2- Equilibre as Emoções

De acordo com a medicina chinesa tradicional, as emoções internas têm um impacto direto na saúde de uma pessoa.

Os desequilíbrios emocionais, fatores externos e opções de estilo de vida podem influenciar nos desequilíbrios hormonais.

O medo causa doenças nos órgãos reprodutores, rins e glândulas suprarrenais, afetando os níveis de cortisol. Isso pode levar a condições graves como infertilidade.

As emoções de frustração, impaciência e falta de perdão causam doenças no seu fígado, o que pode levar a um desequilíbrio de estrogênio.

E as emoções de preocupação e ansiedade podem causar problemas com seus níveis de insulina, afetando outros hormônios. (3)

Uma das maneiras de equilibrar seus hormônios naturalmente, é por reduzir os níveis de estresse, envolvendo reflexão pessoal e tomando tempo para você.

Praticar meditação, oração de cura, ioga, passar tempo ao ar livre e exercitar-se todos os dias é extremamente benéfico.

3 – Dormir bem

A falta de sono ou perturbação do seu ritmo circadiano natural; contribuem para o desequilíbrio hormonal. Isso ocorre porque seus hormônios funcionam em uma programação.

A falta de sono, o uso prolongado de corticosteroides e o estresse crônico são três dos maiores contribuintes para altos níveis de cortisol (4).

O sono ajuda a manter os hormônios do estresse equilibrados, cria energia e permite que o corpo se recupere corretamente.

O estresse excessivo e o sono fraco estão ligados a níveis mais altos de cortisol da manhã, queda da imunidade, problemas com o desempenho profissional e maior susceptibilidade à ansiedade, aumento de peso e depressão.

4- Alimentação Saudável

A alimentação de verdade, é a base de uma vida saudável e para manter os hormônios equilibrados.

Veja algumas dicas importantes:

1- Óleo de onagra

O óleo de onagra contém ácidos graxos ômega-6, como LA e GLA, que suportam a função hormonal geral. Complementar a alimentação com o óleo de onagra pode ajudar a aliviar os sintomas pré menstruais. Também ajuda a criar um ambiente saudável para a concepção. (5)

2- Vitamina D

A vitamina D possui um papel importante em manter os níveis de inflamação baixos, e proteger a imunidade.

É por isso que as pessoas que vivem em áreas escuras geralmente sofrem de depressão sazonal e outros problemas de saúde, a menos que completem com a vitamina D.

A luz do sol é realmente a melhor maneira de otimizar os níveis de vitamina D; mas você também consegue repor essa vitamina através da alimentação (6)

3-Chás naturais

Os chás naturais também são uma boa escolha, para equilibrar os hormônios de forma natural e ainda beneficiar o organismo em várias funções.

4- Caldo de osso

O caldo de osso acalma o sistema digestivo e fornece o corpo com nutrientes que podem ser facilmente absorvidos.

Ele contém compostos como colágeno, prolina, glicina e glutamina.

5-Probióticos

Os probióticos podem auxiliar na reparação do revestimento intestinal, que por sua vez pode equilibrar os hormônios.

Quando as partículas de alimentos não digeridas, como o glúten por exemplo, atravessam o intestino pela corrente sanguínea, causam inflamações e doenças; especialmente glândulas como a tireoide que é muito suscetível a ter inflamações.

Os probióticos são bactérias saudáveis ​​que podem efetivamente melhorar sua produção, e regulação de hormônios-chave como insulina, grelina e leptina. (7)

E pensando em ajudar você a melhorar a sua alimentação e melhorar a saúde; eu desenvolvi um e-book om todas as informações de que você precisa, e um guia passo a passo para implementar.

Quer saber como conseguir?

Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu e-book:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acidente vascular cerebralalimentos ricos em ácidos graxos de cadeia curtacâncercarboidratos refinadosdesequilíbrios emocionaisdesequilíbrios hormonaisdr. juliano pimentele-bookequilibrar os hormôniosEquilibre as Emoçõesestresse crônicoestrogêniofalta de sonoglândulasgorduras ômega-6gorduras saturadashormôniosóleo de cocoômega-3órgãos reprodutoresosteoporoseováriosproblemas reprodutivospromovem a perda de pesoreposição de hormonas sintéticassaúdesistema endócrinotireoide

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta