close
ArtigosSer Pleno

[Equilíbrio do corpo] O manual para viver bem!

Todos nós nascemos para viver bem, aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece e por isso precisamos manter o equilíbrio do corpo.

Essa é uma noção que parece óbvia, porém, muitas pessoas não a colocam em prática. Por isso, cada vez mais se vê notícias como essas:

E a pergunta que fica é: Essas pessoas estão em equilíbrio?

Não! É claro que não.

Ao ler as matérias que publicaram esses dados você vai observar que os motivos do afastamento estão relacionados a problemas de saúde causado pelo ambiente de trabalho.

E óbvio que trabalhar em um ambiente de trabalho agradável que respeite as normas de trabalho é o ideal. Porém, o esforço, a pressão e a dificuldade ela está presente em todos os ambientes em todo negócio.

Se não há a possibilidade de mudar de trabalho é preciso investir no equilíbrio pessoal, no equilíbrio do corpo.

Afinal, se você não pode mudar o mundo, não pode mudar o ambiente de trabalho, então se dedique ao cuidado e a mudança interna.

E porque estou falando sobre tudo isso?

Nosso corpo é comandado por dois grandes e poderosos condutores: Cérebro e Intestino.

Quando há o equilíbrio desse trio então temos o equilíbrio do corpo.

A importância do equilíbrio do corpo

Imagine a pressão diária que os policias passam o dia todo, ter que pensar rápido, tomar a atitude certa e ainda preservar sua vida, de seus colegas e dos populares. É uma pressão enorme!

Essa pessoa além de necessitar de energia para correr, precisa pensar rápido e corretamente, e lidar com os sentimentos e emoções.

Um professor que passa horas preparando aula e depois um longo dia dentro da sala de aula, com barulho absurdo, em muitas situações com falta de respeito dos alunos e dos pais.

Esse professor precisa de equilíbrio para controlar as emoções e energia para conseguir fazer o que foi planejado sem se abalar com a situação.

O bancário que precisa bater a meta, precisa dar conta do dinheiro dos outros e das demais funções no banco e ainda tem que estar disponível para o atendimento aos cliente.

Esse profissional precisa ter claro em sua mente o momento de cobrar de lidar com o cliente, o momento de agir com mais veracidade. E tudo isso exige equilíbrio que necessita de energia.

Gente é simples! Você só consegue manter a bicicleta de pé porque está em movimento. É o movimento que proporciona equilíbrio.

Se o seu corpo é bicicleta, o que o mantém em equilíbrio e em movimento é a sua mente, coração e intestino funcionando bem. Se um deles parar, prejudica seu rendimento.

Equilíbrio do Corpo e Saúde da mente

A boa saúde mental ajuda você a aproveitar a vida assim como a lidar com os problemas. Além disso, oferece uma sensação de bem-estar e força interior.

Ou seja, ao cuidar do seu corpo comendo corretamente e se exercitando, você está protegendo sua saúde mental. De fato, comer corretamente e se exercitar podem ajudar a manter uma boa saúde mental.

Os alimentos que você come podem ter um efeito direto no seu nível de energia, saúde física, assim como no humor. Uma “dieta saudável” é aquela que contém o suficiente de cada nutriente essencial, contém muitos alimentos de todos os grupos de alimentos básicos, fornece a quantidade certa de calorias para manter um peso saudável e não possui muita gordura, açúcar, sal, ou álcool.

Ao escolher alimentos que podem fornecer energia constante, você pode ajudar seu corpo a se manter saudável.

Como equilibrar a mente:

Reserve um tempo para relaxar: o que vai ser feito nesse período é você quem decide. Se você gosta de correr, ler, ouvir música, ficar com seus filhos. A verdade é que não tem regra, a única regrar é ter um tempo para reduzir seus níveis de estresse e permitir que você retorne ao seu dia com um foco renovado.

Faça exercícios regularmente: não precisa ser uma corrida de 10 km nem mesmo 1 hora na academia. Pode ser uma caminhada diária de 30 minutos, uma aula de dança ou seu esporte preferido. A regra aqui é que você se movimente por pelo menos meia hora.

Equilíbrio positivo entre vida profissional e pessoal: talvez esse seja o mais difícil, porém é determinante para a saúde mental. Poxa Dr. mas eu não gosto do meu trabalho! Certo, mas você está lá por algum motivo, que motivo é esse?

Dinheiro, amor pela profissão, desejo de fazer a diferença? Algum motivo existe para você ir para esse mesmo lugar todo os dia. Então reflita e tente encontrar esse motivo. Isso vai te fazer bem. Outra dica é, não leve trabalho para casa e se for muito necessário, reserve um ambiente físico na sua casa só para trabalhar, nem que seja uma mesa.

Coma para nutrir sua mente: ter uma dieta equilibrada pode contribuir positivamente para a  saúde mental, níveis de energia e muito mais. Aliás, aqui no blog tem vários artigos sobre os melhores alimentos para a mente.

Beba muita água: estar hidratado durante o dia é importante para manter a acuidade mental e o bom funcionamento do seu corpo.

Faça do sono uma prioridade: o sono dá ao seu corpo a chance de curar e permite que você tenha mais energia ao longo do dia.

Como equilibrar o intestino

O sistema digestivo pode ser perturbado facilmente. Uma dieta pouco saudável, estresse, antibióticos e viagens, por exemplo são algumas das causas.

Um sistema digestivo perturbado pode fazer você se sentir inchado e lento. Muitas pessoas sofrem de problemas digestivos relacionados uma vez ou outra.

Regular o Intestino. Imagem (Divulgação)

Aliás, um levantamento inédito da Federação Brasileira de Gastroenterologia aponta que quase metade dos brasileiros  sofre regularmente de doenças digestivas, como síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, diarreia, dor de estômago e náusea, por exemplo.

Um artigo publicado pela Universidade de Harvard informa o seguinte: “O cérebro tem um efeito direto no estômago e no intestino.

Por exemplo, o próprio pensamento de comer pode liberar o suco do estômago antes que a comida chegue lá. Essa conexão é bidirecional.

Um intestino com problemas pode enviar sinais para o cérebro, assim como um cérebro com problemas pode enviar sinais para o intestino.

Portanto, o estômago ou a angústia intestinal de uma pessoa podem ser a causa ou o produto da ansiedade, estresse ou depressão. Isso ocorre porque o cérebro e o sistema gastrointestinal (GI) estão intimamente conectados.”

Ou seja, tudo o que você come, tudo que passa pelo seu intestino está diretamente ligado com a saúde da sua mente. Ao mesmo tempo, tudo que você pensa também se relaciona com a saúde do seu intestino e consequentemente a saúde do corpo (1,23,4).

Então gente não existe outra solução senão o equilíbrio.

Como manter a saúde do intestino

Gorduras ômega-3: essas gorduras são encontradas em peixes oleosos, estudos mostram que o ômega-3 pode aumentar as boas bactérias no intestino e reduzir o risco de distúrbios cerebrais (5, 67).

Alimentos fermentados: iogurte, kefir e chucrute, por exemplo contêm micróbios saudáveis, como bactérias do ácido lático. Alimentos fermentados demonstraram alterar a atividade cerebral (8).

Fibras: grãos integrais, assim como, nozes, sementes, frutas e vegetais contêm fibras pré-bióticas que são boas para as bactérias intestinais. Os pré-bióticos podem reduzir o hormônio do estresse em humanos (9).

Alimentos ricos em polifenóis: cacau, chá verde, azeite e café contêm polifenóis, que são produtos químicos vegetais digeridos pelas bactérias intestinais. Os polifenóis aumentam as bactérias intestinais saudáveis ​​e podem melhorar a cognição (1011).

Além desse conteúdo que coloquei neste artigo para vocês existem muitas outras conexões que a maioria das pessoas não dão importância ou grande parte das vezes nem têm conhecimento sobre elas.

No meu programa DETOX  eu falo sobre várias outras questões que são fundamentais para manter o equilíbrio do corpo. E claro a saúde em geral.

Se você ainda não conhece meu programa Detox clique na imagem abaixo!

Esse programa vai:

  • Ajudar seu Fígado a Limpar o Organismo;
  • Vai acelerar a sua Queima de Gordura;
  • Desbloquear a “Retenção de líquido” que pode te deixar INCHADA;
  • Te dar mais energia e disposição;

E muito, muito mais!

Então clique aqui e garanta agora mesmo um programa prático que pode mudar sua vida para sempre em apenas 7 DIAS.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãodr. juliano pimentelequilíbrioequilíbrio da menteequilibrio do corpoestressefibrasmetabolismoobesidadeperda de pesoser pleno

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta