Selecione a página

Estilo de vida saudável – 5 Hábitos para melhorar sua qualidade de vida

Estilo de vida saudável – 5 Hábitos para melhorar sua qualidade de vida

Estilo de vida saudável se refere a estar bem emocionalmente e fisicamente. E você alcança esses resultados através de escolhas diárias. 

Uma maneira simples de chegar à conclusão do que precisa ser feito é pensar em quando ainda éramos crianças.

Quando nascemos não sabíamos o que fazer. Porém, aos poucos fomos aprendendo e entrando no ritmo da casa. A cada etapa da vida, adicionamos novos hábitos em nossa rotina.

O grande problema atual são pessoas que estacionam nesses hábitos e não buscam melhorar! 

Todos nós temos hábitos negativos. Mas, se você não os identifica fica impossível mudá-los.

O pilar para um estilo de vida saudável

Escolha os alimentos certos (Foto: Divulgação)

Ter um estilo de vida saudável depende de vários hábitos saudáveis. Mas, um desses hábitos é o que realmente sustenta tudo.

O pilar do estilo de vida saudável é a alimentação. Afinal, tudo que entra no seu corpo passa pela sua boca. E tudo que passa por ela é uma decisão sua. Não tem como ser saudável comendo errado. 

Quando você ingere muito açúcar, causa um pico insulínico no sangue. Além disso, seu intestino fica inflamado e prejudica a absorção dos nutrientes.

O mesmo vale para as farinhas. A farinha de trigo, por exemplo, gruda nas paredes do seu intestino e atrapalha todo o funcionamento do organismo.

Com o intestino prejudicado seu cérebro também sofre as consequências e vice-versa. Isso porque, um intestino com problemas pode enviar sinais para o cérebro. Assim como um cérebro com problemas pode enviar sinais para o intestino. 

Por isso, que um simples desconforto estomacal ou intestinal pode ser a causa ou o produto de ansiedade, estresse ou depressão. Isso ocorre porque o cérebro e o sistema gastrointestinal (GI) estão intimamente conectados (1).

Lembra que para ter um estilo de vida saudável é preciso estar bem física e emocionalmente? Então, a alimentação está relacionada a esses dois pontos.

O que comer para ter um estilo de vida saudável

A sua alimentação precisa ser baseada em gorduras saudáveis, proteínas de qualidade, carboidratos naturais, boas fontes de vitaminas e minerais, probióticos e claro, suplementação quando necessário.

Boa fontes de gordura saudáveis são: abacate, coco, sardinha, salmão, ovos, nozes, castanhas do Pará, semente de chia e bacon. E os melhores óleos são o de coco, banha de porco, azeite extra virgem e manteiga ghee.

As melhores fontes de proteínas você encontra nos ovos, peito de frango, carne bovina magra, atum, camarão, peixes, assim como brócolis, nozes, semente de abóbora e amendoim.

Quando digo carboidratos naturais me refiro à mandioca, batatas, abóbora, cenoura, beterraba. Ou seja, é para evitar carboidratos de padaria como pães, bolos, biscoitos e massas.

As vitaminas e os minerais estão presentes nesses alimentos e você também encontra em frutas e outros vegetais. Por fim, os probióticos que eu indico são kombucha e kefir. Mas, você pode consumir outros também.

Além da alimentação

A alimentação é a base de um estilo de vida saudável. Sem comer corretamente você não tem energia para trabalhar. Sem as vitaminas e minerais seu organismo não reage aos comandos. A alimentação equivocada prejudica até mesmo o sono.

Sem falar que é a alimentação correta que vai te ajudar a manter o peso e equilibrar os hormônios.

No entanto, além da alimentação outros hábitos contribuem para um estilo de vida saudável.

1 – Hidratação para ter um estilo de vida saudável 

Quem não se hidrata, se mata. Então, já sabe, é preciso beber água em abundância para ter um estilo de vida saudável. O recomendado é entre dois e três litros por dia.

Beber água é útil para regular a temperatura corporal, manter as articulações lubrificadas, prevenir infecções, além de fornecer nutrientes às células e manter os órgãos funcionando corretamente.

Por fim, estar bem hidratado também melhora a qualidade do sono, a cognição e o humor (2).

2 – Boa postura corporal

Postura e o estilo de vida saudável.

Sentar corretamente é útil para ter um estilo de vida saudável.

Quando temos uma boa postura, os músculos ao redor da coluna ficam equilibrados e sustentam o corpo igualmente. Por isso, a boa postura previne dores e também reduz o estresse nos ligamentos.

Além disso, a boa postura evita dores nas costas, fadiga e dores musculares e dores de cabeça.

Manter a boa postura permite que os músculos se coordenem de maneira mais eficiente, garantindo que o corpo utilize menos energia, eliminando assim a fadiga muscular. Isso permite realizar tarefas por períodos mais longos com o mínimo de exaustão.

Mantém as articulações da coluna no lugar, o que é essencial para manter uma boa postura. Com menos estresse nos ligamentos, juntamente com as articulações da coluna vertebral alinhadas, a possibilidade de lesão é bastante minimizada.

Auxilia na prevenção de dores nas costas e musculares, sinais de um corpo mal relaxado. Eliminando assim uma miríade de outras doenças que podem acompanhar esses problemas.

Diminui o desgaste anormal das articulações, mantendo-as e os ossos devidamente alinhados. Ao garantir que nossos músculos sejam usados ​​corretamente e que nenhum desgaste ou ruptura ocorra, os riscos crônicos como a artrite são devidamente eliminados.

3 – Atividade física para estilo de visa saudável

Pensar em estilo de vida saudável é pensar em exercícios. Isso porque, o exercício previne o ganho excessivo de peso. Quando você pratica atividade física, você queima calorias. Ou seja, quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima (3).

Além disso, a atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que te deixam mais feliz, mais relaxado e menos ansioso.

Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar da intimidade física? A atividade física regular pode melhorar os níveis de energia e aumentar sua confiança sobre sua aparência física, o que pode impulsionar sua vida sexual (4).

E não precisa ser uma maratona. 30 minutos de caminhada, seis dias por semana será suficiente para desfrutar desses benefícios.

4 – Dormir bem

Dormir o suficiente é essencial para ter um estilo de vida saudável.

Quando você dorme pouco, por exemplo, existe uma dificuldade maior para lembrar das coisas. Isso acontece porque o sono desempenha um grande papel tanto no aprendizado quanto na memória. Sem dormir o suficiente, é difícil se concentrar e receber novas informações.

E não é só isso, dormir pouco prejudica sua concentração, produtividade e até o aprendizado (5).

Dormir bem também é útil para sua pressão arterial. Afinal, enquanto você dorme, sua pressão arterial desce, proporcionando um descanso ao coração e aos vasos sanguíneos.

Quanto menos você dorme, mais tempo sua pressão arterial permanece elevada durante um ciclo de 24 horas.

5 – Orar e agradecer

Embora você já possa recorrer à oração para encontrar forças durante os períodos difíceis, há cada vez mais evidências que sugerem que a oração também pode reduzir o estresse, aliviar a dor e aliviar os sintomas de algumas condições crônicas de saúde (6).

Ou seja, a oração é determinante para que você tenha um estilo de vida saudável. 

Cada vez mais estudos têm mostrado como a oração e a prática da gratidão funcionam para prevenir, tratar e até retardar o curso de certas doenças e distúrbios.

Mas lembre-se de que você não precisa de um estudo para dizer por que orar – tudo de que você precisa é o desejo dentro de você.

Se você tem o desejo de assumir o controle da sua vida e ser mais saudável, conheça o D21.

O único programa de detoxificação que vai te ajudar a viver de maneira livre e mais saudável em apenas 21 dias. Você vai eliminar os quilos extras e ter um corpo mais saudável. 

Antes de ir, assista a este vídeo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *