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Excesso de Carboidratos na Alimentação: É Perigoso?

Consumir carboidratos dá energia para o seu dia-a-dia. Mas será que o excesso de carboidratos é prejudicial para a saúde? Quando consumimos alimentos com carboidratos, consumimos açúcar, mas de forma diferente.

Os carboidratos são moléculas de açúcar (glicose) ligadas entre si. Quando comemos carboidratos, o pâncreas libera insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue. O hormônio insulina também faz com que nosso metabolismo armazene energia alimentar para mais tarde.

Com o excesso de carboidratos, o pâncreas produz mais e mais insulina, e o seu corpo continua armazenamento gordura. Glucagon, o hormônio que permite que o corpo queime gorduras armazenadas por energia, não tem tempo para executar as suas tarefas devido ao excesso de carboidratos.

 

Nesse artigo apresentarei os perigos do excesso de carboidratos na alimentação.
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Excesso de Carboidratos: Vilão ou Mocinho?

O aumento de insulina pelo excesso de carboidratos ao longo do tempo, pode levar a muitos problemas de saúde.

Além de aumentar as chances de obesidade, devido ao excesso de gordura armazenada; o excesso de carboidratos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Confira a seguir os principais perigos do excesso de carboidratos na alimentação:

1- Obesidade

Cada grama de carboidratos contém 4 calorias, e alguns alimentos podem conter dezenas de gramas de carboidratos – que somam centenas de calorias.

As calorias realmente fornecem energia que você precisa para se manter ativo. Mas consumi-las em excesso pode levar ao aumento de peso e diversos outros problemas; o seu organismo vai armazenar qualquer energia extra como gordura (1).

Isso aumenta as chances de desenvolver obesidade, que se tornou uma epidemia mundial.

2- Função cognitiva

Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta. A maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável, mas normalmente as pessoas que comem mais carboidratos e açúcar, consomem menos gorduras saudáveis.

Isso é perigoso, pois o seu corpo precisa de gorduras saudáveis ​​para manter a função cerebral adequada, controle do humor e regulação hormonal. Enquanto inicialmente uma refeição açucarada ou alta em carboidratos pode fazer você se sentir acordado e em alerta, logo após esse pico de adrenalina, você pode sentir exaustão e indisposição.

Carboidrato é viciante e tem efeitos terríveis sobre o cérebro, especialmente quando se
trata de aumentar a ansiedade e a fadiga. O que, consequentemente, piora a função cognitiva.

3- Diabetes tipo 2 e a Insulina

Os excessos de carboidratos também podem afetar negativamente os níveis de açúcar no
sangue.

Normalmente, o açúcar no sangue serve como fonte de energia para suas células. Contudo, carboidratos refinados – carboidratos de açúcar ou brancos como pão branco e
macarrão – são digeridos rapidamente e causam o aumento dos níveis de açúcar no
sangue.

Seu corpo responde soltando hormônios para diminuir os níveis de açúcar no sangue, mas muitas vezes isso acaba aumentando a sensação de fome e aumentando os níveis de insulina.

Ao longo do tempo, comer muitos carboidratos pode afetar negativamente sua capacidade de controlar seus níveis de açúcar no sangue.

As pessoas que comem uma dieta com índice glicêmico mais alto – com alimentos ricos em carboidratos, aumentam os picos de açúcar no sangue – correm maiores riscos em desenvolver diabetes tipo 2.

Quando comemos alimentos ricos em açúcar e carboidratos, a insulina é liberada como uma reação, a fim de elevar a glicose no sangue (açúcar). Insulina é muitas vezes chamada de hormônio de armazenamento de gordura.

Consumir excesso de carboidratos, pode aumentar o risco de vários distúrbios, incluindo diabetes tipo 2.

Após consumir carboidratos como pão, tubérculos e outros alimentos, o açúcar no sangue aumenta, seu pâncreas libera insulina, e isso ajuda a converter a glicose em um composto de armazenamento em seu fígado, músculos e outros tecidos.

O diabetes tipo 2 desenvolve-se quando seu organismo deixa produzir a insulina, ou se torna insensível a ela.

De acordo com o Instituto Linus Pauling, consumir muitos carboidratos que causam um rápido aumento da glicemia gera uma alta demanda em seu pâncreas para a insulina e aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

4- Doença cardiovascular

Uma dieta contendo muitos carboidratos pode elevar seu nível sanguíneo de triglicerídeos, um
tipo de gordura não saudável que viaja em seu sangue. Também pode diminuir os níveis
sanguíneos de lipoproteína de alta densidade, muitas vezes referido como o colesterol bom , de
acordo com o Instituto Linus Pauling.

Os níveis elevados de triglicerídeos, juntamente com níveis relativamente baixos de lipoproteínas de alta densidade, podem aumentar significativamente o risco de doença cardíaca. Uma dieta rica em carboidratos também pode ter efeitos negativos sobre os vasos sanguíneos.

Um estudo clínico publicado no Journal of the American College of Cardiology mostrou que, quando indivíduos saudáveis ​​consumiam uma farinha com alto teor de carboidratos, especialmente um contendo alimentos com altas cargas glicêmicas, suas artérias tornaram-se rapidamente aumentadas.

Os pesquisadores concluíram que, ao longo do tempo, esse efeito poderia danificar as paredes das artérias e levar a aterosclerose e outros distúrbios vasculares.

5- Problemas digestivos

O excesso de carboidratos na alimentação pode também resultar em problemas digestivos. Primeiro, porque muito carboidrato sem fibras, não permitirá um bom funcionamento do seu intestino. E segundo, se você aumentar de forma rápida e significativa sua ingestão de fibras, causa desequilíbrio intestinal.

De repente, aumentar sua ingestão de carboidratos também pode contribuir para inchaço e flatulência. E ironicamente, pegar toneladas de carboidratos sem beber água suficiente pode secar suas fezes, causando constipação.

Isso não significa que você deve evitar carboidratos ricos em fibras. Se você está comendo uma
dieta de fibra relativamente baixa, incorpore alimentos ricos em fibras em sua dieta lentamente para dar tempo ao seu sistema para se adaptar.  Beba pelo menos 2 litros de água diariamente para evitar constipação.

6- Pressão alta

O excesso de insulina pode ser a causa oculta por trás da hipertensão arterial. A insulina força os rins a reter o sódio, resultando em retenção de líquidos. À medida que o corpo retém mais líquido e aumenta o volume sanguíneo, a pressão arterial começa a aumentar.

A insulina excessiva também aumenta a espessura das paredes arteriais, tornando-as menos elásticas e mais estreitas, o que impulsiona a pressão arterial. A insulina também estimula as suprarrenais para restringir os vasos sanguíneos, aumentando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial.

7- Síndrome metabólica

Outra consequência do excesso de carboidratos é o desenvolvimento da síndrome metabólica.

De acordo com a American Heart Association, a síndrome metabólica é caracterizada por um grupo de fatores de risco que incluem resistência à insulina, obesidade , pressão arterial elevada e colesterol alto, risco de coagulação sanguínea e aumento da inflamações.

Como já citado em outras oportunidades aqui no site, você pode prevenir esses problemas de saúde com uma dieta Low Carb.

A glicose, ou outras moléculas que podem se transformar em glicose uma vez que ingeridas, são encontrados em todos os alimentos ricos em carboidratos, sejam grãos, legumes, legumes, frutas, edulcorantes de todos os tipos – e até mesmo nozes, sementes e legumes.

Por isso, dê preferência aos alimentos naturais com baixo índice de carboidratos, e evite o surgimento dessas doenças. E sempre consulte o seu médico.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças como a obesidade e colesterol alto. E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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Igor Fernandes ([email protected], [email protected])