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Biotipos-Físicos

Muitas pessoas, com dificuldade para perder peso, me perguntam se existe uma dieta para cada tipo de corpo.

E minha resposta sempre é que saber como e onde o seu corpo armazena gordura pode ter uma grande influência na sua saúde e peso.

Por isso, fiz esse artigo. Aqui você verá um pouco sobre os diferentes tipos de corpos. E como o emagrecimento influência em cada um deles.

Se você também, sempre se perguntou se existe uma dieta para cada tipo de corpo, leia esse artigo até o final.

Tipos de corpos

Vamos iniciar pelos tipos de corpos. É óbvio que as pessoas apresentam diferentes construções corporais (1).

Na verdade, existem três categorias gerais de tipos de corpo masculino e feminino: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Tipos de corpos. Dieta para cada tipo de corpo
Dieta para cada tipo de corpo

É interessante que ao pensar em dieta para cada tipo de corpo, muitas pessoas pensam que “tipo de corpo” apenas descreve a aparência de uma pessoa.

No entanto,  seu tipo de corpo também pode fornecer informações sobre como você responde à ingestão de alimentos e às suas características do sistema nervoso hormonal e simpático (SNS).

Esses fatores podem estar ligados a diferenças metabólicas entre os indivíduos. Além disso, pode influenciar a forma como você responde à dieta e ao treinamento. Ou seja, existe  sim uma dieta para cada tipo de corpo (2).

Por isso, compreender o seu tipo de corpo irá ajudá-lo a planejar seu treinamento de força e regimento de dieta de maneira estratégica e bem-sucedida.

E depois de estabelecer seu tipo de corpo, você pode ajustar a ingestão de nutrientes para maximizar a composição física e os objetivos relacionados à saúde.

Para esse artigo, você precisa passar por 3 passos

1 – Primeiro passo, identificar cada tipo de corpo.

2 – Segundo passo, compreender qual a dieta para cada tipo de corpo.

3 – Terceiro passo, aplicar a melhor dieta para seu tipo de corpo.

Como identificar cada tipo de corpo

Pouquíssimas pessoas, no entanto, se encaixam perfeitamente em uma das três categorias. E são muitas vezes uma mistura das três características.

Além disso, o treinamento junto com uma boa nutrição pode mudar completamente a aparência do corpo.

Uma coisa importante a lembrar é que, independentemente do seu tipo de corpo, composição ou estado geral de saúde, sua capacidade de lidar com alimentos ricos em carboidratos melhora muito durante e após o exercício.

O que significa que é a melhor hora para comer a maioria dos alimentos ricos em amido, é o tempo em que você está fisicamente ativo.

Dependendo do seu tipo de corpo, sua tolerância a carboidratos é diferente. Assim como a dieta para cada tipo de corpo também é, e consequentemente sua estratégia deve ser diferente.

Dieta para cada tipo de corpo – Mesomorfo

Os mesomorfos são tipicamente fortes e sólidos, não estão acima do peso nem abaixo do peso. Seus corpos podem ser descritos como de forma retangular com uma postura ereta.

Outras características incluem:

  • peito musculoso e ombros
  • grande coração
  • braços e pernas musculosos
  • distribuição de peso uniforme

Ao considerar uma dieta para cada tipo de corpo, os mesomorfos podem ter uma dieta mista, constituída de carboidratos equilibrados, proteínas e gorduras (3).

Com uma divisão de macronutrientes de 40% de carboidratos, 30% de proteína e 30% de gordura podem funcionar bem.

Lembre-se sempre que, mesmo para os mesomorfos, a nutrição inadequada significa pouco ganho na academia. Por isso, prefira proteínas com baixo teor de gordura, como iogurte grego desnatado, kefir, ovos, aves e frutos do mar. Pois, formam músculos fortes e estimulam o crescimento muscular.

Já os carboidratos complexos, como espinafre e outros vegetais verdes, alimentos integrais e frutas com baixo teor de açúcar fornecem ao mesomorfo energia suficiente para fazê-lo através de exercícios exigentes (4).

Alimentos ricos em fibras, como feijões, aumentam a sensação de plenitude, e esses itens podem ajudar a evitar compulsões açucaradas.

Dieta para cada tipo de corpo – Ectomorfo

Um ectomorfo é caracterizado por um pequeno tamanho de estrutura e pouca gordura corporal.

As pessoas que têm esse tipo de corpo podem ser longas e magras com pouca massa muscular. Eles podem ter dificuldade em ganhar peso e músculo, independentemente do que comem ou fazem no ginásio.

Ectomorfos por causa de sua rápida taxa metabólica e alta tolerância a carboidratos, eles queimam calorias com muita eficiência, evitando que engordam. Então, a dieta é especialmente importante.

Com uma alta tolerância a carboidratos, você deve estar comendo uma porcentagem maior de alimentos ricos em carboidratos durante todo o dia.

O horário do carboidrato deve incluir alguns carboidratos ricos em amido, não processados, que são consumidos em qualquer outra refeição, enquanto vegetais e frutas (3: 1 porção) devem ser consumidos em cada refeição.

A dieta para cada tipo de corpo considerando os Ectomorfos precisam ser fontes de qualidade de proteínas e gorduras saudáveis.

Dieta para cada tipo de corpo – Endomorfo

Os endomorfos têm uma estrutura óssea maior. Ou seja, com maiores quantidades de massa corporal total e massa gorda, e essa gordura extra parece resistir à maioria dos esforços para se livrar dela.

O tipo de corpo endomorfo é sólido e geralmente macio, e engorda com muita facilidade. Endo é geralmente uma constituição mais curta com braços e pernas grossos (5).  

Ou seja, seus músculos são fortes, especialmente as coxas, e são naturalmente fortes em exercícios de perna, como agachar.

Eles também tendem a ser insulina dominante. Levando assim, a uma maior propensão para o armazenamento de energia, incluindo massa magra e massa gorda. Isso também significa uma menor tolerância a carboidratos.

Os endomorfos costumam ter uma ingestão maior de gordura e proteína. Com ingestão ideal em torno de 25% de carboidratos, 35% de proteína e 40% de gordura (6).

Porque eles não são muito tolerantes a carboidratos, a melhor tática é evitar carboidratos ricos em carboidratos amido fora da janela de treino, incluindo café da manhã.

Isso significa apenas proteínas, gorduras, legumes e frutas fora da janela de treino. Além disso, à medida que nos aproximamos de diferentes fases de nossas vidas, nossos hormônios mudam e isso pode influenciar nosso tipo de corpo.

Isso inclui etapas como a puberdade, a menopausa e andropausa (7).

De fato, existe sim uma dieta para cada tipo de corpo. Assim como existe uma alimentação mais adequada para cada estilo de vida.

No entanto, se você quer emagrecer, independente do seu tipo de corpo, você consegue eliminar muitos quilos, de maneira saudável com o método que eu usei com a Carol.

Mas dr, você acabou de dizer que existe uma dieta para cada tipo de corpo, e agora está dizendo que uma dieta pode ajudar qualquer pessoa emagrecer?

É isso mesmo!

Cada tipo de corpo acumula gordura em diferentes lugares. Mas com esse método, que eu quero te ensinar, qualquer pessoa consegue emagrecer porque eu ensino a treinar seu cérebro.

Eu ensino a emagrecer a mente. E perca de quilos do seu corpo é apenas a consequência. Uma consequência muito boa, por sinal!

Então, agora que você já conhece seu tipo de corpo sugiro que você invista em conhecimento, para saber como tudo isso funciona.

E por apenas 39,90 você vai aprender a treinar seu cérebro para o emagrecimento DEFINITIVO.

Não quero com esse treinamento que você elimine alguns quilos e engorde tudo de novo em poucos meses depois.

Ao contrário! Eu quero que você emagreça definitivamente e tenha mais saúde e disposição para aproveitar todas suas oportunidades.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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