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Quando se fala em dieta low carb as pessoas sempre se desesperam, achando que só poderão comer frutas e vegetais. Mas, não é verdade! Existe uma infinidade de ingredientes, como farinha sem carboidrato, que são úteis para receitas low carb.

Selecionei algumas das farinhas que mais usamos como alternativa para o preparo de refeições low carb. E o melhor é que algumas farinhas são derivadas de sementes e frutas, ou seja, além de baixo carboidrato são muito nutritivas.

Leia até o final e compartilhe no grupo da família!

Por que usar farinhas sem carboidrato?

Uma dieta rica em carboidratos causa uma série de processos inflamatórios no corpo que se transforma em diabetes, gordura no fígado, inflamação intestinal e muitas outras doenças. Por outro lado, uma dieta focada na restrição de carboidratos ajuda, inclusive, pessoas com diabetes a controlar seus níveis de glicose no sangue.

Alimentos feitos com trigo refinado são ricos em carboidratos, mas pobres em gordura e fibras.

Isso pode causar altos picos nos níveis de açúcar no sangue. Seguidos por quedas rápidas, que podem deixá-lo cansado, com fome e com desejo por alimentos ricos em açúcar e calorias.

Substituindo o açúcar e as farinhas mais tradicionais, você terá várias farinhas de baixo teor de carboidratos. Os substitutos da farinha de trigo diminuem sua ingestão de carboidratos e são mais nutritivos e saborosos.

Tipos de farinha sem carboidrato

1 – Farinha sem carboidrato – Farinha de amêndoa

Farinha de amêndoa é feita a partir de amêndoas moídas. A Farinha de amêndoa é melhor para o seu açúcar no sangue.

Farinha sem carboidrato
Farinha sem carboidrato de amêndoa

Além da farinha de amêndoa ser baixa em carboidratos é mais rica em gorduras e fibras saudáveis (1, 2, 3, 4, 5).

Além do mais, a farinha de amêndoa não tem glúten.

Farinhas de trigo contêm uma proteína chamada glúten. Ele ajuda a massa a ficar esticada e a capturar o ar durante o cozimento, de modo que ele se levante e fique fofo.

As pessoas que têm doença celíaca ou intolerância ao trigo, por exemplo, não podem ingerir alimentos com glúten. Isso porque, o corpo delas o considera prejudicial.

A farinha de amêndoa é uma opção sem carboidrato, porém com níveis de gordura.

2 – Farinha de coco

A farinha de coco é feita a partir de carne de coco desidratada e oferece um sabor suave de coco.

Sua textura leve produz resultados semelhantes aos da farinha regular e é boa para fazer pães e sobremesas. Note que a farinha de coco absorve muito mais água do que a farinha normal ou de amêndoa.

É rico em ácido láurico gordo saturado. Esse triglicerídeo de cadeia média pode fornecer energia para o seu corpo. Além disso, pode ajudar a reduzir o colesterol LDL “ruim” em combinação com o teor de fibra da farinha (6, 7).

Pesquisas sugerem que seu conteúdo de fibras pode ajudar a manter os níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.  Já que isso, não faz com que eles se espiem (8).

A farinha de coco, por exemplo, é uma boa opção para quem tem alergias a nozes e glúten. Além disso, pode estar contaminado na fase de processamento, por isso não deixe de ver onde a farinha foi produzida.

Ajuda a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue

A farinha de coco é mais baixa em carboidratos do que outras farinhas comuns, como trigo e milho. Por isso, é uma escolha melhor para diabéticos. Além do mais, é ideal para outras pessoas que procuram manter um açúcar no sangue saudável.

Ao contrário das farinhas com alto teor de carboidratos, porém, a farinha derivada do coco tem um efeito muito mais moderado nos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, ela vem com todas as fibras, gorduras e proteínas benéficas, tornando-a uma farinha muito equilibrada. Além do mais, pode ajudá-lo a se sentir mais cheio e a diminuir a probabilidade de comer demais.

Nutrição de farinha de coco certamente tem benefícios de saúde para pessoas com diabetes. E também, para aqueles que estão trabalhando para alcançar um peso saudável também.

Pode ajudar a diminuir o colesterol ruim. Com seu alto teor de fibra, essa farinha também é uma ótima opção para melhorar a saúde do coração. Estudos mostram que a farinha de coco, por exemplo, tem a capacidade de ajudar a reduzir os níveis “ruins” de colesterol LDL.

Farinha sem carboidrato de coco
Farinha sem carboidrato de coco

Assim como, os triglicerídeos séricos em pessoas que aumentaram os níveis de colesterol.

Aumenta a saúde do coração

Como uma rica fonte de fibras, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e triglicérides. Além disso, a farinha de coco também é conhecida por impulsionar a saúde do coração.

De fato, a pesquisa liga a alta ingestão de fibra dietética com um risco reduzido de desenvolver doença coronariana, bem como morrer da doença (9).

A farinha de coco contém baixas quantidades de carboidrato. Por isso, está na lista de low carb.

3 – Farinha de linhaça

Sementes de linhaça são uma fonte rica de lignanas, que podem reduzir o risco de câncer

Os lignanos são compostos de plantas que possuem propriedades antioxidantes e estrogênicas, os quais podem ajudar a diminuir o risco de câncer e melhorar a saúde (10).

Curiosamente, as sementes de linho contêm até 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais (11).

Estudos observacionais mostram que aqueles que consomem sementes de linho têm menor risco de câncer de mama. Particularmente mulheres na pós-menopausa (12).

Além disso, de acordo com um estudo canadense envolvendo mais de 6.000 mulheres, aquelas que comem sementes de linho têm 18% menos chances de desenvolver câncer de mama (13).

No entanto, os homens também podem se beneficiar da ingestão de sementes de linho.

As sementes de linho são ricas em fibras dietéticas

Apenas uma colher de sopa de sementes de linho contém 3 gramas de fibras. O que corresponde a 8% a 12% da ingestão diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente (14).

Além disso, as sementes de linho contém dois tipos de fibra alimentar. A solúvel (20% a 40%) e insolúvel (60% a 80%).

Ou seja, este duo de fibra é fermentado pelas bactérias no intestino grosso, aumenta as fezes e resulta em movimentos intestinais mais regulares.

Por um lado, a fibra solúvel aumenta a consistência do conteúdo do intestino. Além disso, diminui a taxa de digestão. Isto foi mostrado para ajudar a regular o açúcar no sangue e diminuir o colesterol (15).

Sementes de linhaça podem melhorar o colesterol

Outro benefício para a saúde das sementes de linho é a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

Em um estudo em pessoas com colesterol alto, consumir 3 colheres de sopa (30 gramas) de pó de linhaça diariamente por três meses reduziu o colesterol total em 17% e o colesterol LDL “ruim” em quase 20% (16).

Outro estudo de pessoas com diabetes descobriu que tomar 1 colher de sopa, 10 gramas, de pó de linhaça diariamente por um mês resultou em um aumento de 12% no colesterol HDL “bom” (17).

Em mulheres na pós-menopausa, por exemplo, o ideal é consumir 30 gramas de sementes de linho diariamente. Essa quantia reduziu o colesterol total e o colesterol LDL em aproximadamente 7% e 10%, respectivamente (18).

Além dessas você pode usar ainda. Farinha de maracujá, farinha de frango, farinha de berinjela, farinha de caju.

Além disso, é importante lembrar que, farinha de tapioca, farinha de grão de bico, farinha de aveia e farinha de banana não são low carb.

E se você deseja ter uma alimentação que cuida do seu corpo, conheça meu livro VSG. Desenvolvi um método para te ajudar a se livrar do glúten, uma das proteínas mais inflamatórias que está presente em vários alimentos. 

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

3 Comentários

  1. Boa noite Dr Juliano!
    Achei tudo oq estava procurando sobre farinhas saudáveis,meu marido está quase diabético e vou fazer pães com essas farinhas. Obrigada e que Deus o abençoe grandemente

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