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Quando você come é para suprir fome real ou fome emocional?

Você se vê abrindo armários ou geladeira quando está se sentindo triste ou chateado? Pois é, esse é um sinal de fome emocional.

Por neste artigo vou abordar a diferença entre fome real e fome emocional.Encontrar conforto na comida é comum e faz parte de uma prática chamada comer emocional.

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Fome real X fome emocional

Os humanos devem comer para viver. Então, você pode se perguntar como distinguir entre sinais emocionais e sinais de fome verdadeiros.

Pessoas que comem emocionalmente alcançam comida várias vezes por semana ou mais para suprimir e acalmar sentimentos negativos (1).

Elas podem até sentir culpa ou vergonha depois de comer dessa maneira, levando a um ciclo de excesso de alimentação e problemas associados, como ganho de peso.

O que faz com que alguém coma por causa de suas emoções?

Qualquer coisa, desde estresse no trabalho até preocupações financeiras, problemas de saúde e lutas de relacionamento podem ser a raiz do seu emocional comendo, por exemplo (2).

A fome emocional, é um problema que afeta ambos os sexos. Mas, de acordo com diferentes estudos, a alimentação emocional é mais comum entre as mulheres do que entre os homens.

Por que comida?

Emoções negativas podem levar a um sentimento de vazio ou um vazio emocional.

Acredita-se que a comida seja uma maneira de preencher esse vazio e criar uma falsa sensação de “saciedade” ou totalidade temporária.

Outros fatores incluem:

  • recuando do apoio social durante os momentos de necessidade emocional, por exemplo
  • não se envolver em atividades que poderiam aliviar o estresse, tristeza e assim por diante
  • não entendendo a diferença entre fome física e fome emocional
  • usando a auto-fala negativa que está relacionada a episódios de compulsão. Isso também pode criar um ciclo de comer emocional (3)
  • por fim, alterar os níveis de cortisol em resposta ao estresse, levando a compulsão (4).

Como parar de comer emocional

A fome emocional não é facilmente reprimida comendo.

Enquanto o preenchimento pode funcionar no momento, comer por causa de emoções negativas, muitas vezes deixa as pessoas mais chateadas do que antes. Além do mais, este ciclo normalmente não termina até que uma pessoa aborde as necessidades emocionais (5) .

Encontre outras maneiras de lidar com o estresse para amenizar a fome emocional

Descobrir outra maneira de lidar com as emoções negativas é frequentemente o primeiro passo para superar a compulsão alimentar. Isso poderia significar escrever em um diário, ler um livro ou encontrar alguns minutos para relaxar e descomprimir a partir do dia (6).

A verdade é que leva tempo para mudar sua mentalidade de buscar comida para se envolver em outras formas de alívio do estresse. Então experimente uma variedade de atividades para encontrar o que funciona para você.

Mexa seu corpo

Algumas pessoas acham alívio em fazer exercícios regularmente. Uma caminhada ou corrida ao redor do quarteirão ou uma rápida rotina de yoga, por exemplo, pode ajudar em momentos particularmente emocionantes.

Em um estudo, os participantes foram convidados a participar de oito semanas de yoga (7). Eles foram então avaliados em sua plena atenção e compreensão perspicaz, ou seja, a compreensão de si mesmos e das situações que os cercam.

Os resultados mostraram que a ioga regular pode ser uma medida preventiva útil para ajudar a difundir estados emocionais, como ansiedade e depressão, por exemplo (8).

Tente meditação

Outras pessoas porém, encontram a solução para a fome emocional em práticas como a meditação.

Há uma variedade de estudos que apoiam a meditação mindfulness como um tratamento para o transtorno da compulsão alimentar periódica e para a alimentação emocional (9).

Além disso, respiração profunda simples é a meditação que você pode fazer em quase qualquer lugar. Para isso, sente-se em um espaço silencioso e concentre-se em sua respiração, fluindo lentamente para dentro e para fora de suas narinas.

Por fim, você pode procurar sites como o YouTube para meditações guiadas gratuitas. 

Além disso, você pode consumir sucos. Sempre que tiver com vontade excessiva de comer, beba um suco detox. Eles dão energia e causam saciedade. Confira as receitas.

Sucos detox como alternativa para a fome emocional
Sucos detox como alternativa para a fome emocional

Abraços e fique com deus!

Dr. Juliano Pimental

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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