Selecione a página

Fome Noturna: O Que Fazer Para Evitar Compulsão?

Fome Noturna: O Que Fazer Para Evitar Compulsão?

Você sente fome noturna? Na década de 50 foi descoberto os sintomas da Síndrome da Fome Noturna. Essa síndrome tem como sintomas o excesso de fome durante a noite, que leva a um consumo alto de calorias e a ausência de fome pela manhã.

O problema pode ser causado, sobretudo, pela dificuldade em dormir.

Estudos revelam que a fome noturna está presente em pelo menos 25% da população, com aumento de peso. Tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos pela síndrome de fome noturna.

Nesse artigo vou explicar o que fazer para evitar a fome noturna.

Não deixe de ler e compartilhar.

Fome Noturna

A fome noturna pode ser observada através de alguns sintomas que acompanham a compulsão alimentar. Tais como (1):

– Perda de controle sobre a quantidade de alimento consumido;

– Distúrbio marcado (perturbação emocional) em episódios de compulsão;

– Comer mais rapidamente do que o normal (grandes quantidades de alimentos em pouco tempo, por exemplo);

Comer em excesso até sentir desconforto abdominal;

– Armazenar alimentos para consumir secretamente mais tarde;

– Comer em excesso, mesmo sem sentir fome física;

– Comer isoladamente, por vergonha;

– Nunca sentir saciedade, não importa a quantidade de alimento consumido.

Além dos comportamentos descritos acima, muitas pessoas com transtorno de compulsão alimentar experimentam sintomas físicos, emocionais e sociais relacionados à alimentação (2).

Comer compulsivamente a noite pode resultar em obesidade, doença cardíaca, diabetes; hipertensão, aumento da ansiedade, depressão e irritabilidade, problemas para dormir e insônia, doença na vesícula biliar, dores musculares e articulares.

O que Fazer?

A fome noturna pode desencadear vários problemas para a saúde, inclusive afetar o funcionamento do organismo.

Por isso, se você possui vontade de comer compulsivamente durante a noite, pode tomar algumas medidas eficazes.

Bom, sabemos que nesse caso trata-se de uma questão comportamental. Então, o primeiro passo é mudar hábitos alimentares e o estilo de vida. Confira algumas dicas para evitar esse problema (3):

1 – Tente não comer pelo menos 1 hora antes de deitar;

2 – Consuma proteínas e vegetais no jantar, para aumentar a melatonina e ajudar a adormecer rapidamente; evitando a vontade por comer alimentos ricos em carboidratos.

3 – Evite comer doces açucarados, chocolate, carboidratos simples, suco ou frutas adoçados durante o dia, e principalmente antes de dormir; esses alimentos ajudam a aumentar o nível de açúcar no sangue, aumentar sua energia e você pode acordar sentindo fome no meio da noite.

4 – Consuma alimentos ricos em nutrientes e fibras; elas aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a vontade  de comer.

5 – A melatonina é uma das principais chaves para um ciclo de sono natural e saudável. Então, comer alimentos ricos em melatonina à noite, como: banana, morango, tomate, rabanete entre outros alimentos, pode evitar a compulsão alimentar.  

Pode ter certeza que esses ajustes serão úteis!

6 – Opte pelo comer consciente, que ajudará a controlar o desejo e compulsão alimentar. 

7 – Tente manter um horário para dormir 8 horas por noite. O sono regular e tranquilo ajuda a diminuir o estresse, e apoia o sistema reparador do seu organismo, incluindo os hormônios que regulam a fome e o peso. 

8 – É importante ainda evitar atividades que possam atrapalhar o sono. Não tome cafeína após as 18:00 hrs, nem faça atividades físicas excessivas próximo ao horário de dormir. Além disso, não durma próximo a ruídos e outros fatores que possam te despertar o sono durante a noite.

09 – Não faça uso de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas. Além de atrapalhar o sono e gerar problemas para o organismo; esses produtos induzem ao aumento de apetite e compulsão alimentar. Na maioria das vezes, a vontade de comer acontece no meio da noite.

10 – Inicie uma reeducação alimentar.

11 – Tente reduzir o estresse do dia a dia. Especialistas concordam que as questões subjacentes que levam a transtornos alimentares e compulsão alimentar estão relacionadas a comportamento compulsivo e a incapacidade de lidar com sentimentos difíceis, situações estressantes e pensamentos de preocupação.

A vontade compulsiva por comer durante a noite é uma síndrome que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. É importante buscar ajuda médica e tentar alternativas para evitar o problema, e as suas consequências.

Minha sugestão para melhorar sua saúde é começar pela compreensão da ansiedade.

Aproveite o desconto de 25%, toque na imagem abaixo para garantir seu livro!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *