Selecione a página

Francês ou integral: qual é o melhor pão?

Francês ou integral: qual é o melhor pão?

Você quer ter uma alimentação mais saudável, cuidar do corpo e da mente e para isso decide melhorar a qualidade do que você come. E então precisa lidar com a difícil decisão: pão integral ou pão francês? Afinal, qual é o melhor pão?

Prontamente o pão integral leva vantagem, afinal, existe uma crença de que tudo que é integral mais saudável é.

Mas, na prática precisamos aprofundar essa discussão um pouco mais. Primeiramente, por que você come pão?

Comer pão pela manhã com manteiga ou queijo e presunto é um hábito do brasileiro. Acredito que ninguém come pão pensando em nutrição. Certo? Geralmente se come pão por hábito

Depois de pensar na sua intenção sobre comer o melhor pão, vamos avaliar o pãozinho para então chegar o veredito de qual é o melhor pão.

Qual o melhor pão: branco ou integral?

Para começar quero compartilhar com você um estudo realizado por Cientistas do Weizmann Institute of Science em Israel.

Foram selecionados 20 participantes saudáveis ​​que comiam pão regularmente. Eles foram divididos em dois grupos para comer uma quantidade específica de pão branco ou fermento de trigo. Isso foi por uma semana, depois houve um período de lavagem e eles tentaram o pão alternativo por uma semana. O pão equivalia a um quarto de suas calorias diárias. O principal objetivo do estudo foi analisar o efeito na glicose e no manuseio da glicose no corpo.

Os pesquisadores mediram os níveis de glicose, gordura e colesterol dos participantes. Eles descobriram, ao contrário da crença popular, que não havia diferenças clinicamente significativas entre os efeitos dos dois tipos de pão.

Ou seja, trocar o pão branco pelo integral a fim de obter melhor saúde, é perda de tempo. A única diferença real entre os dois, é que o pão integral é feito de grãos integrais que foram moídos até uma textura fina, dando uma aparência marrom lisa. 

A farinha integral contém mais fibras do que a farinha branca. O pão integral também contém mais vitaminas e minerais do que muitos pães brancos. Porém, tem um IG mais alto do que os pães integrais, sendo assim, não é tão útil para sua dieta.

Além disso, vale lembrar que a digestão humana não decompõe o trigo integral da mesma forma que uma análise química. Portanto, muitos dos nutrientes que são supostamente vantajosos no farelo não são realmente absorvidos pelos seres humanos, como vitaminas como zinco, ferro e cálcio. 

E um composto no farelo chamado fitatos pode realmente se ligar a alguns dos minerais potencialmente benéficos para bloquear a absorção. É chamado de efeito antinutriente e é tão deprimente quanto o nome sugere. 

Qual o melhor pão?

Se seu objetivo é ter um corpo saudável e em harmonia o ideal nem é descobrir qual melhor pão, mas evitar qualquer tipo de pão. Isso porque, independente do tipo de pão que você consome ainda é um carboidrato simples. Prefira pães sem glúten, e fique atento à quantidade.

E pense sobre o que foi citado no inicio deste artigo: por que você come pão? É porque o acesso é fácil, por ansiedade, porque é gostoso, será que é vício, descontrole… Ter essa resposta será uma excelente estratégia  para você pensar em reduzir o consumo de pão. 

Para finalizar, te aconselho a ler meu livro: Ansiedade, o fim da escravidão!
Aproveite o preço de lançamento e adquira o seu, será um divisor de águas em sua vida. 

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!