close
AlimentaçãoArtigos

Frutas mais saudáveis – Conheças as 10 melhores

Por ser um alimento natural, as frutas são tidas como alimentos saudáveis. Mas será que todas as frutas são saudáveis? Quais são as frutas mais saudáveis?

As frutas são alimentos verdadeiros e integrais.

No entanto, as frutas são relativamente ricas em açúcar em comparação com outros alimentos integrais.

Por esta razão, você pode se perguntar se eles são realmente saudáveis, afinal.

Neste artigo você saberá quais são as frutas mais saudáveis.

Leia, comente e compartilhe!

Conheça as frutas mais saudáveis

1. Abacaxi

Entre as frutas tropicais, o abacaxi é uma estrela da nutrição.

O abacaxi contém bromelaína, uma mistura de enzimas conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e capacidade de digerir proteínas (1).

Estudos em tubo de ensaio e em animais sugerem que a bromelaína pode ajudar a proteger contra o câncer e o crescimento do tumor (2, 3).

2. Maçãs

As maçãs estão entre as frutas mais populares e também são incrivelmente nutritivas.

Isso porque, elas contêm uma grande quantidade de fibras, vitamina C, potássio e vitamina K. Além disso, elas também fornecem algumas vitaminas do complexo B.

Maçã é uma das frutas mais saudáveis.
Maçã é uma das frutas mais saudáveis.

Estudos sugerem que os antioxidantes em maçãs podem promover a saúde do coração e reduzir o risco de diabetes tipo 2, câncer e doença de Alzheimer (4,5,6).

Inclusive, a atividade antioxidante em maçãs também tem sido associada ao aumento da densidade óssea (7).

Por fim, outro benefício notável para a saúde das maçãs é o seu teor de pectina.

A pectina é uma fibra probiótica que alimenta as boas bactérias em seu intestino e ajuda a melhorar a digestão bem como a saúde metabólica (8,9).

3. Romã

As romãs estão entre as frutas mais saudáveis ​​que você pode comer.

Isso porque, além de ricas em nutrientes, contêm compostos vegetais poderosos que são responsáveis ​​pela maioria dos seus benefícios para a saúde.

Os níveis de antioxidantes em romã mostraram ser três vezes maiores que os do chá verde e do vinho tinto, por exemplo (10).

Além do mais, estudos mostraram que as romãs têm efeitos anti-inflamatórios e podem ajudar a reduzir o risco de câncer (11, 12, 13).

4. Limões 

Os limões são uma fruta cítrica muito saudável, conhecida pelo seu alto teor de vitamina C.

Além disso, eles podem ser particularmente úteis na promoção da saúde do coração devido ao seu potencial para baixar os lipídios no sangue e a pressão arterial (14, 15).

Aliás, com base nos resultados de estudos, pesquisadores também propuseram que os compostos vegetais nos limões podem ajudar a prevenir o ganho de peso (16, 17).

Por fim, outros estudos mostram que o ácido cítrico no suco de limão tem a capacidade de tratar cálculos renais (18).

5. Melancia uma das frutas mais saudáveis

A melancia é rica em vitaminas A, bem como vitamina C. Também é rica em alguns antioxidantes importantes, incluindo licopeno, carotenoides e cucurbitacina E.

Alguns dos antioxidantes da melancia foram estudados por seus efeitos anti-câncer.

A ingestão de licopeno, inclusive, está associada a um risco reduzido de cânceres no sistema digestivo, enquanto a cucurbitacina E pode inibir o crescimento do tumor (19, 20).

O consumo de alimentos ricos em licopeno também pode promover a saúde do coração devido à sua capacidade de reduzir o colesterol bem como a pressão arterial (21).

De todas as frutas, a melancia é uma das mais hidratantes. Afinal, é composta de 92% de água, o que pode ajudá-lo a se sentir mais cheio.

6. Bananas

As bananas são ricas em vitaminas assim como em minerais e têm alguns benefícios de saúde a oferecer.

Uma banana média fornece 12% do recomendado desse potássio, por isso, é uma das frutas mais saudáveis.

Uma propriedade única das bananas é a sua composição de carboidratos. Já que, os carboidratos em bananas consistem em grande parte em amido resistente. Isso, pode melhorar o controle do açúcar no sangue e fazer com que você se sinta satisfeito (22).

Além disso, bananas também contêm pectina, que pode melhorar o controle do açúcar no sangue e a saúde digestiva (23, 24,25).

Por fim, estudos mostraram que o alto teor de carboidratos e minerais das bananas os torna uma ótima fonte de combustível antes do exercício (26).

7. Uvas

As uvas são muito saudáveis, inclusive, seu alto teor antioxidante é o que os faz sobressair.

As antocianinas e resveratrol em uvas foram mostrados para reduzir a inflamação (27, 28).

Além disso, estudos em animais sugerem que os compostos vegetais das uvas podem ajudar a proteger o coração, os olhos, as articulações e o cérebro (29, 30, 31, 32, 33).

8. Mamão

A papaia é uma fruta muito saudável é rica em vitamina C, vitamina A, bem como potássio e folato.

Também é rico em licopeno antioxidante anticâncer (34).

Além disso, estudos mostram que o corpo absorve melhor o licopeno do mamão do que de outros frutos e vegetais ricos em licopeno (35).

Há também algumas evidências de que o mamão pode melhorar a digestão. Contém papaína, uma enzima que torna a proteína mais fácil de digerir (36).

9. Laranjas está entre as frutas mais saudáveis

Comer uma laranja média fornecerá uma quantidade significativa de vitamina C e potássio.

Eles também são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, bem como tiamina e folato.

Os compostos vegetais nas laranjas são responsáveis ​​pela maior parte dos seus benefícios para a saúde. Aliás, estes incluem flavonoides, carotenoides e ácido cítrico.

Por exemplo, o ácido cítrico pode reduzir o risco de pedras nos rins (37, 38).

As laranjas são semelhantes aos limões com suas quantidades impressionantes de vitamina C e ácido cítrico, que ajudam a aumentar a absorção de ferro e prevenir a anemia (39, 40).

10. Abacate

O abacate é diferente da maioria das outras frutas.

A maioria das frutas é rica em carboidratos, enquanto o abacate é pobre em carboidratos e é composto principalmente de gorduras saudáveis.

A maior parte da gordura do abacate é o ácido oleico. Ou seja, uma gordura monoinsaturada ligada à inflamação reduzida e melhor saúde do coração (41, 42).

Além de gorduras saudáveis, o abacate é carregado com potássio, fibra e magnésio.

Um abacate inteiro fornece 28% do recomendado para potássio. Ou seja, a ingestão adequada de potássio está associada à redução da pressão arterial e menor risco de acidente vascular cerebral (43).

Além de consumir as frutas você também pode acrescentá-las em receitas de sucos saudáveis.

Sucos naturais com as frutas mais saudáveis
Sucos naturais com as frutas mais saudáveis

Abraços e Fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : abacateabacaxialimentos antioxidantesalto teor de antioxidantesantioxidantebananaBenefícios da Maçãbenefícios do abacateboa saúdefrutasfrutas cítricasfrutas frescasfrutas para emagrecerfrutas saudáveislaranjalimãomaçãmelanciaromãsaúdesementes da romã

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta