close
AlimentaçãoArtigosFitness

Frutas que Ajudam a Emagrecer: 10 Opções Saudáveis

Dr Juliano Pimentel

As frutas são alimentos de verdade e super versáteis. Porém, algumas frutas possuem alto teor de frutose (açúcar de grande poder adoçante). Mas existem algumas frutas que ajudam a emagrecer.

Mas as frutas têm mais a nos oferecer do que apenas frutose. Elas também são ricas em fibras, antioxidantes, vitamina C, e possuem uma baixa densidade energética.

Você deve sim comer frutas e elas podem fazer parte da alimentação de quem está tentando emagrecer.

Só não exagere no seu consumo, prefira comer uma por dia, principalmente se você estiver em uma dieta low carb, pois as frutas são ricas em carboidratos.

Não deixe de ler e compartilhar.

Frutas Ajudam no Emagrecimento?

A melhor forma de garantir um emagrecimento duradouro é através de mudanças nos hábitos alimentares.

Existem muitas frutas que tem poder de emagrecimento e por isso são indicadas mesmo para quem deseja somente fazer uma manutenção, sem necessidade de qualquer tipo de regime.

Elas sempre serão mais saudáveis que os lanches industrializados ou doces processados (1).

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem. Elas são ricas em fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.

Escolha as mais azedas e cítricas do que as frutas doces, opte também por sucos detox com as frutas e água saborizada.

Veja quais são as melhores opções:

  1. Morango

frutas-para-emagrecer-dr-juliano-pimentel-2
Frutas: morango é um ótimo antiinflamatório natural. Imagem: (Divulgação)

O morango ajuda a emagrecer pois é rico em ferro e em vitamina C, sendo um ótimo antiinflamatório natural.

Antocianina presente em frutas vermelhas como o morango, é responsáveis pela maioria dos benefícios da fruta. Ele também ajuda a reduzir a pressão graças à procianidina.

  1. Abacate

A gordura do abacate é do tipo ômega 9, ácido graxo responsável por acelerar o metabolismo. Ele ajuda a ativar a queima de gordura.

A gordura contida no abacate é formada basicamente de ácido oléico, que reduz o risco da síndrome metabólica, desordem no metabolismo que faz aumentar as chances de diabetes e ganho de peso.

E mais! A gordura do abacate também aumenta a sensação de saciedade, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico, mantendo mais baixo o nível de glicose no sangue e a consequente produção de insulina, o que reduz os picos de fome.

Veja a receita de suco de abacate e nozes.

  1. Pêra

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e controlar a sua fome; ela ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

A pera é rica em vitamina C, responsável pela manutenção do colágeno; Vitamina A, que aumenta a imunidade e mantém a saúde da pele; e vitaminas do complexo B, que cuidam da saúde dos nervos e músculos.

Ela é rica em água e pobre em calorias.

4.Coco

frutas-para-emagrecer-dr-juliano-pimentel-4
Frutas: O coco ajuda a queimar gordura. Imagem: (Divulgação)

O tipo de gordura presente no coco são os triglicerídeos de cadeia média.

Os triglicerídeos são transportados do trato intestinal para o fígado e imediatamente transformados em energia. Com isso, resta pouca gordura para circular e depositar nos tecidos de gordura do corpo.

Eles são convertidos em cetona, que é um substituto de energia para o cérebro. Ou seja, seu corpo começa a queimar gordura para produzir energia.

E, é claro, a água de coco é uma ótima fonte para hidratar o corpo.

  1. Kiwi

Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre, a capacidade de saciar o apetite e seu efeito diurético; todos atributos que colaboram para o emagrecimento.

O fruto é rico em vitaminas do complexo A e E, antioxidantes e minerais, como ferro e potássio. Essa combinação fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças no coração, além de melhorar a digestão e agir como anti-inflamatório natural.

  1. Maçã

frutas-para-emagrecer-dr-juliano-pimentel-6
Frutas: A maça é rica em antioxidantes. Imagem: (Divulgação)

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. Altamente recomendada para casos de obesidade e intestino preso  (2).

Ela ainda possui outras vantagens, como a presença de pectina. Esse é um tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago e arrasta a gordura para fora do organismo.

As fibras insolúveis da casca ficam no estômago por mais tempo, retardando mais ainda a fome. A fruta ainda tem uma boa quantidade de potássio, nutriente que elimina o sódio extra do corpo, reduzindo a retenção de líquidos e, com ele, parte do inchaço.

  1. Mamão

Diurético e rico em fibras, o mamão facilita a eliminação das fezes e combate o inchaço na barriga. A fruta é boa para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite.

Há uma forte ligação entre a queima de gordura corporal e o mamão. Trata-se de uma fruta nutritiva, que também é responsável pelo funcionamento correto do metabolismo. Além do poder nutritivo, ele elimina o excesso de gordura corporal.

  1. Limão

frutas-para-emagrecer-dr-juliano-pimentel-8
O limão é diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante

O limão é diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a sua pele mais saudável.

Por ser antioxidante, o limão é muito útil quando se trata de ajudar a digestão, além de ser altamente diurético. Colaborando para o seu emagrecimento.

Tem mais! A alta concentração de ácido nicotínico no limão protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares.

Ele também evita hemorragias, devido à presença de ácido cítrico e ácido ascórbico, o que é vantajoso ao paciente com diabetes devido a sua dificuldade de cicatrização.

Por fim, a parte branca do limão e a casca contém pectina, que quando é dissolvida em água, produz uma massa viscosa que auxilia no trânsito intestinal e na saciedade, retardando a absorção dos açúcares.

Aqui eu falei sobre a Dieta do Limão, confira!

  1. Tangerina

A tangerina ajuda a emagrecer porque é rica em água e fibras, além de ser pouco calórica.

Essa fruta é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro no intestino e fortalece o sistema imune, e as suas fibras melhoram o trânsito intestinal, reduzem a absorção de gordura e ajudam a controlar a glicemia.

  1. Abacaxi

frutas-para-emagrecer-dr-juliano-pimentel-10
O abacaxi é rico em água e vitamina C

O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C.

Ele combate a retenção de líquidos e ajuda a deixar sua cintura mais fina. Por ser ácida, auxilia na digestão. Veja a receita de suco de abacaxi e cenoura.

Dicas de Consumo

  • Se possível, dê preferência às frutas orgânicas, muitas mais saudáveis e sem agrotóxicos;
  • Não adoce ou coma doce de frutas, pois as frutas normalmente já são doces (3);
  • Frutas em excesso também engordam, consuma as porções corretas e com moderação;
  • Beba os sucos sem açúcares adicionados ou adoçantes, mas prefira comer as frutas;
  • Procure comer, sempre que possível, as frutas com casca e bagaço.

Como Consumir as Frutas?

A fruta deve ser consumida entre as refeições, em porções pequenas ou inserida em algumas refeições, como café da manhã e lanche da tarde.

Recomenda-se comer de 1 a 2 frutas por dia, além de se alimentar com alimentos de verdade e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.

Dicas para Diabéticos

A grande maioria das frutas podem ser consumidas, mas aquelas com muito açúcar ou ricas em carboidratos podem fazer mal às pessoas diabéticas. O mais importante é procurar o médico que vai orientar de acordo com o seu histórico médico.

Se você não está em uma dieta low-carb/cetogênica, então a fruta se enquadra perfeitamente como parte de uma dieta saudável.

Mas não basta comer frutas baixas em frutose e outros alimentos saudáveis. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS

10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : abacateabacaxiacelerar o metabolismoácido oléicoalto teor de frutoseantioxidantesantocianinacarboidratoscetonacolesteroldestaquediabetesdieta low carbdr. juliano pimentelemagreceremagrecimentoexcesso de gorduraferrofibra solúvelfibrasfrutasfrutas para emagrecerinchaço na barrigainsulinakiwilimãomamãomorangoperder barrigaQueimar Gordurasaciar o apetitesaciedadesaudáveissaúdesistema imunológicotriglicerídeosvitamina C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Adorei a matéria mas uma dúvida é como sei qual o tamanho da porção?
    Será que vc poderia nos passar por favor?
    Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho de ajudar os outros.

Enviar Resposta