Selecione a página

Gengiva sangrando – Como isso afeta sua saúde geral?

Gengiva sangrando – Como isso afeta sua saúde geral?

Diferente do que muitos pensam, ter a gengiva sangrando não é normal. Além de ser um sinal de má higiene e inflamação, pode indicar ainda outros problemas de saúde.

A gengiva sangra normalmente ao escovar os dentes ou usar o fio dental. E o sangramento pode acontecer por vários motivos.

Dentre eles excesso de força na escovação, ferimentos, ou até inflamação.

A inflamação acontece pelo acúmulo de placa. A placa se forma quando a higienização não é feita corretamente de maneira que partes de alimentos ficam acumulados entre o dente e a gengiva.

O processo inflamatório é uma maneira de expulsar esse corpo, mas geralmente envolve o sangramento da gengiva.

Se você já passou por essa situação, ou lida diariamente com a gengiva sangrando, leia esse artigo até o final.

Por que você está com a gengiva sangrando?

Gengiva sangrando porque está inflamada.

Gengiva sangrando pode ter pelo menos três motivos.

 

A gengiva sangrando é um problema porque é um sinal de que existe algo errado.

Por isso, se essa situação acontece com você de maneira recorrente é importante descobrir porquê.

O sangramento pode acontecer por três principais motivos:

Primeiro Motivo – Muita força para escovar. Se esse for seu problema, provavelmente as cerdas da sua escova sempre ficam amassadas, mesmo com pouco tempo de uso. A solução é diminuir a força no momento da escovação. 

 

Segundo Motivo – Ferida. A mastigação incorreta e o uso da boca para abrir embalagens, por exemplo, podem causar ferimentos na boca e na gengiva. Quando isso acontece é bem possível que ocorra o sangramento gengival. A solução é ter mais cuidado com o que você coloca na boca.

Terceiro Motivo – Inflamação. Essa inflamação tem vários níveis. Um exemplo clássico de uma inflamação é quando você come pipoca e a casquinha do milho fica presa entre o dente e a gengiva. O corpo reage com uma inflamação e sangramento. Essa reação acontece geralmente no mesmo dia.

Por outro lado a gengiva sangrando pode ser por acúmulo de placa. Ou seja, quando não há a higienização correta dos dentes, língua e gengiva a placa é formada.

O grande problema é que essa placa pode se desenvolver em uma gengivite e evoluir para um periodontite.

A gengivite causa irritação, assim como vermelhidão e inchaço das gengivas. Se você não cuidar da gengivite, ela pode causar doença periodontal, ou periodontite, uma doença gengival de longa duração que danifica o tecido e o osso que sustentam os dentes.

A solução é ir ao dentista e fazer uma limpeza para que essa condição não atrapalhe sua saúde. 

Como a doença gengival afeta a saúde geral?

Assim como outras áreas do corpo, sua boca está repleta de bactérias, no entanto, a maioria inofensiva. A boca é a porta de entrada para os tratos digestivo e respiratório, e algumas dessas bactérias podem causar doenças.

Normalmente, as defesas naturais do corpo e os bons cuidados com a saúde bucal, como escovação diária e uso do fio dental, mantêm as bactérias sob controle. No entanto, sem higiene oral adequada, as bactérias podem atingir níveis que podem levar a infecções orais, como cáries e doenças gengivais.

Além disso, certos medicamentos – como descongestionantes, anti-histamínicos, analgésicos, diuréticos e antidepressivos – podem reduzir o fluxo de saliva. A saliva, por exemplo, é extremamente importante.

Afinal, ela elimina os alimentos e neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, ajudando a protegê-lo de micróbios que se multiplicam e causam doenças.

É um ciclo sem fim, pois os estudos demonstram que as bactérias orais e a inflamação associada a  doença gengival podem desempenhar um papel em algumas doenças.

Por outro lado, doenças como diabetes e HIV / AIDS, podem diminuir a resistência do corpo às infecções, tornando os problemas de saúde bucal mais graves.

Gengiva sangrando e a relação com as doenças

gengiva sangrando e diabetes

Gengiva sangrando pode causar diabetes e vice versa.

Pessoas com diabetes, especialmente as não controladas, têm mais doenças gengivais do que aquelas sem diabetes, esse é um fato que está sendo estudado desde 1993 (1).

No entanto, o que se descobriu nos últimos anos é que pessoas com doenças gengivais são mais propensas a ter um aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Ou seja, doenças gengivais não tratadas podem desenvolver diabetes, além de problemas nos olhos, rins e coração. 

Os cientistas acreditam que todo este processo acontece quando alguns dos germes das gengivas infectadas vazam para a corrente sanguínea após atividades normais, como mastigar ou escovar os dentes, por exemplo.

Ou seja, o corpo inicia uma reação de defesa que, por sua vez, produz algumas moléculas poderosas que têm efeitos prejudiciais em todo seu corpo. Sendo assim, a principal consequência é a elevação do nível de açúcar no sangue (2).

Outras doenças relacionadas à doença gengival

Já ficou claro que um dos motivos da gengiva sangrando são inflamações e doenças gengivais.

E o problema é que as doenças gengivais não ficam apenas na boca, ou seja, elas afetam todo o sistema e podem provocar complicações e desenvolvimento de outras doenças. 

Confira algumas!

Endocardite. Esta infecção do revestimento interno das câmaras ou válvulas cardíacas (endocárdio) ocorre normalmente quando bactérias ou outros germes de outra parte do corpo, como a boca, se espalham pela corrente sanguínea e se fixam em certas áreas do coração (3).

Doença cardiovascular. Doenças cardíacas como artérias obstruídas e derrame podem estar ligados à inflamação e infecções que as bactérias orais podem causar (4).

Complicações na gravidez e no parto. A periodontite tem sido associada ao nascimento prematuro, assim como baixo peso ao nascer (5).

Solução para gengiva sangrando

Se a gengiva está sangrando como consequência de uma doença ou inflamação gengival, o ideal é ir ao dentista fazer uma limpeza nos dentes.

E manter a boa higiene bucal. Ou seja, escovar os dentes após as refeições e usar fio dental todos os dias. 

Se você tem problemas gengivais é bem possível que haja sangramento. Continue a usar o fio dental, com o tempo o sangramento vai parar. 

O controle da doença gengival demanda cuidado diário. Do mesmo jeito que você precisa evitar o consumo de açúcar para controlar o diabetes

A doença gengival depende da sua dedicação na higienização da boca. 

Antes de ir, confira esse vídeo sobre língua branca!

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!