close

O glúten é um tipo de proteína composto de glutenina e moléculas de gliadina, que formam uma ligação elástica quando misturado com água. Está presente em diversos alimentos e produtos de uso diário. Várias pesquisas apontam os malefícios dele para a saúde, mas será que o glúten engorda

Saiba agora se o glúten engorda, e como ele pode prejudicar o seu organismo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Glúten engorda?

Glúten Engorda? Pode prejudicar a saúde? Imagem: (Divulgação)

Enquanto o glúten funciona bem na produção de alimentos, ele não é tão benéfico para o seu corpo. Pesquisas mostram que o glúten pode ser bastante prejudicial para você por causa da vasta gama de complicações que pode causar.

Ele geralmente se esconde em alimentos processados, como sopas prontas, molho de soja, doces, frios e vários produtos com pouca ou nenhuma gordura, além de produtos de grãos refinados como pão, massa de pizza, biscoitos e doces.

Quando você corta todos esses alimentos de sua dieta, você acaba cortando principalmente os carboidratos refinados, que estão ligados ao ganho de peso e à obesidade.

Portanto, é possível que mudar para uma dieta sem glúten possa ajudá-lo a perder peso, especialmente se você estiver comendo muitos alimentos refinados contendo glúten.

Ao comer sem glúten, no entanto, você precisa ter cuidado para substituir por opções saudáveis, como vegetais e outros alimentos integrais.

Se você optar por alimentos processados ​​sem glúten, como a grande variedade de biscoitos sem glúten, massas e pães que estão agora disponíveis comercialmente, pode acabar ganhando peso.

De fato, um estudo de pessoas com doença celíaca que seguiu uma dieta livre de glúten descobriu que 81% ganharam peso depois de dois anos (2).

Portanto, lembre-se de que, só porque um alimento é sem glúten, não necessariamente o torna saudável ou automaticamente bom para a perda de peso.

Para perder peso de forma eficaz, você ainda precisa seguir os princípios de uma dieta saudável, que inclui evitar grãos contendo glúten e concentrar-se em escolhas alimentares completas, e não em alternativas processadas (3). 

A dieta low carb é uma boa opção.

O que ele faz ao seu corpo?

O glúten impede a decomposição e absorção adequada dos nutrientes dos alimentos, independentemente de terem glúten ou não.

Isso pode impedir a digestão saudável, porque o excesso de glúten leva à formação de um caroço de constipação colado no intestino.

Depois, o glúten não digerido estimula o sistema imunológico a atacar as vilosidades, ou as projeções em forma de dedos que revestem o intestino delgado. Isso pode causar efeitos colaterais como diarreia, constipação, náusea e dor abdominal (1).

Pode causar danos e inflamação do intestino delgado, predispor a pessoa a má absorção de nutrientes e deficiências nutricionais.

Anemia, osteoporose, outras doenças neurológicas ou psicológicas e complicações ligadas à pele, fígado, articulações, sistema nervoso e muito mais.

Com um número crescente de pessoas sem doença celíaca também está saltando sobre o movimento livre de glúten, e experimentando uma série de benefícios para a saúde incluindo a perda de peso.

Por que você deve evitar o glúten

O glúten age em nosso corpo e causa uma série problemas de saúde como: 

1 – Inflamação

O corpo não é capaz de reconhecer e digerir completamente o glúten e, por isso, reage contra ele. Uma das principais consequências deste processo é a inflamação, que causa problemas diversos.

Ela está associada à diabetes e ao câncer, além de problemas digestivos, dificuldade em perder peso, aumento na concentração de cortisol (hormônio do estresse), retenção de líquidos e fadiga.

Outro fator que aponta que o glúten engorda é que além do inchaço em si, ele estimula a formação de gordura.

2 – Resistência à leptina

Outro problema é resistência à leptina, o hormônio que controla a fome.

A leptina é o hormônio responsável por enviar ao seu cérebro a mensagem de quando você está satisfeito.

Porém, quando você se torna insensível a este hormônio, o cérebro não consegue compreender a mensagem de saciedade, e você passa a comer mais. Por isso, cuidado pois o glúten engorda. 

3 – Comprometimento da absorção de nutrientes

Essa proteína pode inibir a absorção dos nutrientes, uma vez que danifica as paredes do intestino e compromete o processo digestivo.

Além de causar déficits no organismo, comprometendo a imunidade e favorecendo doenças, um corpo mal nutrido é incapaz de perder peso e se manter saudável.

4 – Dificuldade em ganhar massa magra

Além de provocar o inchaço das células de gordura, o glúten está associado à dificuldade em ganhar massa magra.

Além de ser importante para a saúde, a massa muscular é essencial para o emagrecimento e manutenção de um peso saudável, uma vez que eleva o metabolismo de repouso.

5 – Aumento de calorias

Em sua maioria, os alimentos que contêm glúten são pães, massas, pizzas, bolos, entre outros. Ou seja, alimentos com glúten são altamente calóricos e, por isso, o próprio consumo destes produtos favorece diretamente o ganho de peso.

Glúten e carboidratos

O glúten é encontrado em muitos alimentos ricos em carboidratos, porque muitas vezes eles são baseados em grãos. Mas também está presente em produtos de uso geral. 

Eles podem elevar o açúcar no sangue, portanto seja cauteloso ao consumi-los e olhe os rótulos.

Veja alguma dicas de alimentos saudáveis:

  • Batata-doce
  • Quinoa
  • leguminosas
  • Farinha de chia
  • Farinha de amêndoas
  • Farinha de berinjela
  • Farinha de coco
  • Carnes
  • Frutos do mar
  • Verduras
  • Sementes como linhaça e chia
  • Frutas com baixa frutose

Mudar para carboidratos ricos em amido sem glúten não significa que você pode parar de contar carboidratos. Você terá muitas alternativas saudáveis ​​se os grãos contendo glúten estiverem fora da lista.

Cuidado com os alimentos ricos em açúcares adicionados ou sódio, leia atentamente os rótulos.

Muitos produtos sem glúten também contêm menos fibra. Isso pode fazer com que os carboidratos sejam absorvidos mais rapidamente, o que pode aumentar o açúcar no sangue.

Então, pense na sua saúde e na perda de peso antes de consumir e comprar alimentos, pois o glúten engorda e ainda pode causar diversos problemas de saúde.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável, low carb e livre de glúten, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb.

Desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus,

Dr Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : absorção adequada dos nutrientesabsorção de nutrientesalimentos processadosalimentos ricos em amidobatata docebenefícios para a saúdecarboidratoscarboidratos refinadosdeficiências nutricionaisdieta low carbDificuldade em ganhar massa magradoença celíacadr. juliano pimentelevitar o glútengliadinaglútenGlúten EngordagluteninaGostosuras Low Carbinflamaçãoinflamação do intestino delgadointestinointestino delgadolivre de glutenmassa muscularobesidadeosteoporoseperda de pesoresistência à leptinaretenção de líquidossistema nervoso

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta